D’P Agro: Vigiar e prevenir | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024

D’P Agro: Vigiar e prevenir

2023-10-07 às 14:49

Unidade ponta-grossense da maior franquia de monitoramento eletrônico do Brasil atende a 48 unidades rurais na cidade e região

por Edilson Kernicki

Com pouco mais de 2 mil domicílios particulares permanentes ou estabelecimentos espalhados pela área rural, que ocupa cerca de 56,59% do território ponta-grossense, torna-se um desafio o policiamento ou a vigilância patrimonial presencial nessas regiões. Dados do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) indicam que, somente em 2022, foram registradas cerca de 300 ocorrências policiais na área rural, entre furtos, roubos e crimes ambientais. Ainda que com uma frequência de menos de um caso por dia ao longo de um ano, os crimes costumam envolver mercadorias e patrimônio de alto valor de mercado, como máquinas e implementos agrícolas, gado e até extração de madeira.

A própria Polícia Civil reconhece a necessidade e a importância de se investir em sistemas de monitoramento de qualidade, a fim de reconhecer autores de crimes cometidos nas propriedades rurais. Aí é que entra a expertise da Inviolável, a maior franquia de monitoramento eletrônico do Brasil, presente em Ponta Grossa há 19 anos. Com sede no Jardim América, a Inviolável Ponta Grossa atende hoje a 48 propriedades rurais nos Campos Gerais, entre fazendas, chácaras e condomínios rurais, aponta Cláudio Alberto Pogere, sócio-proprietário da empresa. Além de Ponta Grossa, são também monitoradas propriedades rurais nos municípios vizinhos de Carambeí, Castro e Palmeira. “Nas cidades onde tem franquia, é atendido pela unidade; onde não tem, homologamos um parceiro de negócio”, explica Pogere.

Pontos estratégicos

Entre as estratégias e tecnologias empregadas pela Inviolável para garantir a segurança das propriedades rurais, predominam o videomonitoramento e o deslocamento do atendente mais próximo até o local da ocorrência. “Temos vários pontos localizados de forma estratégica para reduzir o tempo de atendimento”, explica Pogere, a respeito dos pontos intermediários entre a base, no Jardim América, e as áreas rurais que circundam o município.

Medidas de proteção

“As placas indicativas de local monitorado já inibem muito a criminalidade, pois os meliantes sabem que ali tem resposta rápida. Isso reduz significativamente os índices de crimes”, aponta o empresário, explicando que furtos simples e pequenos roubos, como roubo de baterias de máquinas agrícolas, pneus e produtos de fácil subtração e exposição, são as ocorrências atendidas com maior frequência pela Inviolável.
A adoção de dispositivos tecnológicos também é recomendada por Pogere para proteger equipamentos, maquinários, propriedades e plantações. “Nós recomendamos rastreadores com bloqueadores e travas mecânicas que dificultam o furto, além de um bom sistema de alarme com sirene e giroflex”, sugere.

O especialista também orienta os proprietários rurais a terem cautela na contratação de trabalhadores temporários e prestadores de serviços. “É importante sempre procurar referências e antecedentes criminais, ter cuidado com a abordagem na hora da entrevista de contratação e muito cuidado com os prestadores de serviços terceirizados”, instrui.

Além de produção agrícola, as áreas rurais servem também como refúgios para descanso e lazer. O monitoramento a distância pode contribuir para a tranquilidade de quem não mora permanentemente na propriedade rural, através da instalação de um sistema de segurança eletrônica com comunicação. “Imóveis rurais de veraneio ou domésticos devem ter grades, iluminação externa e um bom sistema de alarme”, acrescenta Pogere.

Diante de uma emergência, o especialista recomenda que as vítimas não reajam. “É preciso ter sempre calma e não reagir, nunca olhar diretamente ao rosto do meliante, ter os seus dispositivos sempre com ‘backup’ e rastreadores, e não deixar de fazer o boletim de ocorrência”, conclui.

DP SERVIÇO
Inviolável
Endereço: Rua Estanislau Anastácio Piekarski, 200, Jardim América
Telefone: (42) 3224-1669
Site: https://inviolavel.com/franquias/ponta-grossa-pr/

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #296