D’P Cena Local: Guardiões da história | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

D’P Cena Local: Guardiões da história

2023-10-16 às 18:50
Foto: Reprodução

Ponta Grossa conta com diversos espaços para preservar e reviver memórias. Conheça cinco museus da cidade para incluir no seu roteiro

Por Elisângela Schmidt

Museu Campos Gerais. Com um importante acervo de jornais, revistas, fotografias, negativos, documentação institucional, entre outras fontes, o Museu Campos Gerais (MCG) oferece atendimento a pesquisadores e estudantes de diversas áreas, com sala destinada exclusivamente a esse fim. Além da pesquisa, o museu possui um acervo com cerca de 13 mil itens, o que possibilita a troca periódica das exposições ofertadas ao público de maneira gratuita. O horário de atendimento é de terça a sábado, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h, na rua Engenheiro Schamber, 686, no Centro. As visitas em grupos e com guias necessitam de agendamento.

Museu de Ciências Naturais. Os amantes da natureza podem adicionar o Museu de Ciências Naturais (MCN) da UEPG à rota de visitas. O MCN busca conscientizar o público sobre o meio ambiente e tem um papel fundamental na preservação, pesquisa e exposição do patrimônio natural e cultural da região. O espaço está localizado no Centro de Convivência da UEPG, e a entrada é gratuita. As visitas ocorrem de terça a sexta, das 9h30 às 12h e das 14h às 17h30. Agendamentos são necessários apenas para visitação em grupos, no e-mail mcn.uepg@gmail, ou pelo telefone (42) 3220-3024.

Museu Ferroviário. Para quem deseja conhecer uma das histórias mais importantes de Ponta Grossa, a visita ao Museu Ferroviário, no Sesc Estação Saudade, é primordial. O acervo reúne peças históricas da época da malha ferroviária e foi construído com a ajuda de doações da comunidade. As visitas ao espaço são gratuitas e podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos das 10h às 19h. Quem busca uma experiência mais completa tem a opção de agendar uma visita guiada.

Museu Militar. A história militar da região também tem um lugar especial em Ponta Grossa. O Espaço Cultural Marechal Tristão de Alencar Araripe, do 13º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), é composto por peças de diversos períodos históricos, principalmente da Segunda Guerra Mundial, e inclui armamentos, fotos, jornais, fardas e livros. Atualmente, o acervo conta com mais de 500 peças. As visitas podem ser feitas de segunda a quinta, das 10h às 12h e das 13h30 às 16h30, e, na sexta, das 9h às 11h30. Visitações em grupo precisam ser agendadas através do e-mail [email protected].

Museu de Arqueologia. Para quem se interessa por História Antiga, o Museu de Arqueologia, do arqueólogo e professor Moacir Elias Santos, é uma boa pedida. Localizado na rua José Joaquim da Maia, 154, em Oficinas, o espaço possui mais de 1.200 itens, de diversas épocas históricas, mas com destaque para a antiga civilização egípcia. O horário para visitas acontece de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Para visitação em grupos, é necessário agendamento pelo telefone (42) 3229-2109.

Museu Municipal. Para o aniversário de 200 anos, a memória de Ponta Grossa também ganhou um verdadeiro presente com a inauguração do Museu Municipal Aristides Spósito. Localizado na histórica Mansão Villa Hilda (Rua Júlia Wanderley, 936, Centro), o espaço conta com parte do acervo do antigo Museu Época, fechado em 2016. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta, das 9h às 19h. Visitações em grupos de menos de dez pessoas não precisam de agendamento prévio. Grupos maiores devem realizar agendamento pelo site cultura.pontagrossa.pr.gov.br.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #297