D’P Cena Local: Hospitalidade histórica | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Segunda-feira, 04 de Março de 2024

D’P Cena Local: Hospitalidade histórica

2023-10-17 às 15:03
Foto: Celso Margraf

Líder na preferência dos hóspedes, o Planalto Select Hotel se destaca pelas instalações e serviços de excelência, fato comprovado pela variedade de personalidades ilustres que escolhem se hospedar no local

Por Edilson Kernicki

Cenário e testemunha de parcela significativa da história de Ponta Grossa, o Planalto Select Hotel, em atividade há 82 anos, está localizado entre as ruas Sete de Setembro e XV de Novembro, “a esquina mais patriótica da cidade”, nas palavras de Daniel Wagner, diretor executivo do empreendimento.

Foi no hotel (então denominado Palace Hotel) que, em 1943, durante o Estado Novo, o então presidente Getúlio Vargas se hospedou no apartamento hoje conhecido como Master Select. Da sacada do quarto, Vargas discursou para uma enorme multidão, marcando aquela esquina e aquele hotel para sempre na história do município.

Foto: Antigamente em PG.

Além de Vargas, outras figuras ilustres já assinaram o livro de hóspedes do Planalto Select Hotel, a exemplo do médium Chico Xavier; de músicos como Oswaldo Montenegro, Lobão, Renato Teixeira e Almir Sater; de inúmeros governadores do estado e ministros; e de renomados palestrantes nacionais e internacionais.

Adquirido pela família Wagner em 1974, quando então passou a se denominar Planalto, o imóvel abrigara outros empreendimentos hoteleiros desde 1941. “A história do hotel acompanhou muito da evolução da nossa cidade”, pontua Wagner.

Gastronomia

Situado no coração da cidade, o Planalto Select Hotel conta com localização privilegiada, a 800 metros do Palladium Shopping Center, e permite ao hóspede desfrutar de uma vasta gama de opções gastronômicas no entorno.

Se o visitante preferir permanecer no local, ele pode contar com o Lumen Café + Gastronomia, anexo ao hotel. Seja no almoço, no “happy hour” ou no jantar, o local é uma das melhores opções para momentos de refeição, relaxamento, romantismo ou negócios. Com cafés especiais filtrados, o Lumen é o único estabelecimento da cidade a realizar microtorrefação, com grãos de várias regiões do país, garantindo sabores mais puros.
“A gastronomia do Planalto Select Hotel sempre foi um ponto alto. Desde que assumimos a gestão, há alguns anos, nos propusemos a ter o melhor café da manhã de hotel de Ponta Grossa”, frisa Wagner. O buffet oferece pães, bolos e tortas de produção própria.

Eventos

O hotel dispõe ainda de grande estrutura e serviço de eventos, com capacidade para alocar até 500 pessoas simultaneamente, distribuídas em 12 espaços diferentes. O empreendimento também conta com estacionamento anexo e localização central.

Satisfação

Das opções econômicas às mais requintadas, o Planalto Select Hotel oferece 66 apartamentos, entre as categorias Executivo Compacto, Executivo Plus, Gran Master, Exclusive e Master Select, com serviço de quarto 24 horas. Com foco na máxima satisfação do hóspede, há mais de oito anos o empreendimento é o mais bem avaliado da cidade e o 4º do Paraná no Trip Advisor e sites de reservas on-line de sua categoria.

O Lumen, por sua vez, é o primeiro restaurante mais bem avaliado no Trip Advisor e atende tanto a hóspedes quanto ao público local, acompanhando uma tendência da hotelaria mundial. “É muito gratificante ver que o DNA do Lumen e o do hotel são os mesmos e que estamos buscando a excelência sempre”, declara Wagner.

Protagonismo

Wagner acredita que, em seus 200 anos de história, Ponta Grossa alcançou protagonismo e está pronta para o futuro. Para ele, o município tem potencial de se tornar a “Campinas do Paraná”: desenvolvida e próxima da capital, mas nem por isso ofuscada por ela. “Podemos nos tornar um grande polo de desenvolvimento, com qualidade de vida, recepcionando muitos turistas como centro de negócios, de turismo e de eventos da região; um lugar onde podemos todos construir a nossa vida de forma saudável, positiva e próspera”, conclui.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #297