D’P Cultura: Giovanna Barbiero – Aprendendo com os melhores | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

D’P Cultura: Giovanna Barbiero – Aprendendo com os melhores

2023-10-07 às 11:36
Foto: Leticia de Maceno

Cantora ponta-grossense Giovana Barbiero atualiza conhecimentos sobre produção musical com produtor vencedor do Grammy Latino

A cantora ponta-grossense Giovanna Barbiero foi uma das convidadas do Convida Lab: Bootcamp de Produtores Musicais, programa que levou para Brasília (DF) os renomados Henrique Andrade, Claudia Assef e Arthur Briza. Atualmente, Henrique e Giovanna formam parceria nos projetos musicais da artista. O produtor da Record Plant Studio (Hollywood, EUA) é reconhecido internacionalmente e já trabalhou com Justin Bieber, Lady Gaga e Zayn Malik, sendo indicado nove vezes ao Grammy Latino e ganhando em duas oportunidades como engenheiro de som e produtor musical pelo trabalho realizado com o astro pop colombiano Juanes.

Aos 14 anos de idade, Giovanna mostrou que tinha metas ambiciosas e contou com mentoria de produtores talentosos para lapidar ainda melhor o seu processo de composição. “Lá eles super me escutaram, todo mundo foi incrível, valorizaram as nossas ideias. Eu me senti muito acolhida. É muito bom conhecer melhor o meio da produção musical e bater papo com o Henrique, que já vem trabalhando comigo há um tempo”, conta a cantora.

“Eu tenho mais de 20 anos de carreira e acho que a Giovanna está entre as maiores artistas com quem eu já trabalhei”, elogia o produtor Henrique Andrade. Foto: Leticia de Maceno

Henrique e Giovanna colocaram a mão na massa junto com os outros alunos logo no primeiro dia. “Foi uma das experiências mais legais da minha vida como produtor musical. Ela se mostrou uma cantora com a maior garra, disposição e bagagem para entregar tudo o que eu pedia. A gente escreveu e gravou uma música inteira e não teve ninguém na sala que não ficou embasbacado com a capacidade dela de responder tudo que a gente pedia. Sério, eu tenho mais de 20 anos de carreira e acho que a Giovanna está entre as maiores artistas com quem eu já trabalhei. A ética de trabalho dela, a paixão dela, são coisas que me surpreendem todo dia”, relata o produtor.

Verdadeira imersão

Elogiada por jurados rígidos de programas como Raul Gil (SBT) e The Voice Kids (Globo), Giovanna Barbiero participou ainda do Festival Convida. “Acho que é uma oficina que ensina muito. Desde o primeiro segundo eles mostram todas as linhas de áudio, a gravação da primeira e da segunda voz, todos os detalhes. É uma verdadeira imersão”, celebra Giovanna, que já lançou os bons singles “Por Acaso” e “Não Vou Te Contar”, também acompanhado de um videoclipe oficial.

Movimento

Criado em 2005 como Festival Móveis Convida, o evento se transformou no reconhecido Festival Convida, que no decorrer desses 18 anos já contou com a passagem de 250 artistas locais, nacionais e internacionais em 21ª edições com diversas frentes. O Convida Lab: Bootcamp de Produtores Musicais ocorreu entre dez e 14 de julho. “O Convida vai além de ser apenas um festival. É um movimento que impulsiona a música local, gera oportunidades de negócios, promove o intercâmbio cultural e estimula o surgimento de novos talentos”, aponta uma das idealizadoras do evento, Eli Moura.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #296