Consultora de imagem e de malas planejadas Cris Dresch auxilia mulheres de Ponta Grossa a se comunicarem melhor por meio do visual e a viajarem com mais conforto, praticidade e belos looks
por Michelle de Geus
Talvez você não saiba, mas a roupa que você está vestindo neste momento diz algo sobre você; transmite uma ideia, um conceito, uma imagem de sua personalidade. Isso é o que defende a jornalista, empresária e consultora de imagem Cris Dresch (foto), para quem a moda é também uma forma de linguagem. Focada em estratégias de comunicação e marketing, ela acredita que o modo de se vestir pode ser um poderoso aliado da imagem pessoal e contribuir até mesmo para o crescimento profissional. Quando usados da maneira correta, roupas, calçados e acessórios são capazes de transmitir profissionalismo, segurança e autoconfiança, além de gerar conexão e proximidade entre as pessoas.
Jornalista de formação, Cris só entrou para o mundo da moda em 2022, após fazer um curso de consultoria de imagem. “Eu trabalho muito com assessoria de comunicação corporativa e, quando vamos dar uma entrevista, a maneira como nos vestimos também é uma forma de nos comunicar. Então eu percebi que, se tivesse mais esse serviço no meu portfólio, eu poderia contribuir ainda mais com os meus clientes”, explica, reforçando que roupas e acessórios são uma forma de linguagem não verbal. “Tudo isso tem o potencial de servir como uma intencionalidade no processo comunicacional. Se eu quero ser mais acessível, por exemplo, eu não posso estar de salto”, exemplifica.
Como funciona
Até agora, Cris já atendeu a mais de 40 mulheres com serviços de consultoria de imagem. O processo completo leva de dois a três meses, com cerca de dez encontros. “O primeiro passo é uma série de entrevistas para entender qual é o perfil da cliente. Esses questionários abordam a maneira de se vestir, estilo de vida, gostos e preferências”, detalha. As próximas etapas consistem em uma sessão de fotos de como a cliente se veste hoje e uma análise completa do guarda-roupa. “Além de avaliar aquilo que a pessoa já tem, nós também orientamos a compra de peças que conversam com o desejo de imagem e estilo que ela está buscando”, aponta.
Uma consultoria de imagem completa custa de R$ 3 mil a R$ 6 mil, mas Cris assinala que o investimento se transforma em economia. “Com o entendimento do que a pessoa realmente precisa, o consumo se torna mais consciente e ela deixa de comprar por impulso ou apenas por ter gostado da peça”, observa. A escolha da roupa se torna muito mais criteriosa e carregada de propósito. “Você passa a comprar apenas peças que fazem sentido dentro do seu guarda-roupa, peças que têm relação com o seu estilo e que combinam entre si”, completa.
Em busca da imagem ideal
Em 2022, a analista de marketing Larissa Silvestre sentiu a necessidade de fazer uma consultoria de imagem e encontrar um estilo que contribuísse para o crescimento de sua carreira. “Eu queria transmitir uma imagem autêntica e, ao mesmo tempo, profissional. Sentia a necessidade de fazer escolhas mais seguras, já que me vestia com o mesmo estilo de roupas sempre”, lembra, acrescentando que seu objetivo era usar peças que transmitissem profissionalismo, autenticidade e bom gosto. “Minha intenção era conseguir fazer escolhas que valorizassem o meu estilo e me permitissem ficar mais segura com a minha imagem”, complementa.
O trabalho de consultoria com Cris Dresch durou quase um mês e foi completo. “Começamos com uma conversa para que eu apresentasse o estilo que eu estava buscando. Depois fizemos uma análise do guarda-roupa e um dia de shopping para comprar novas peças que combinassem com as roupas que eu já tinha no meu armário”, detalha. “No processo, eu aprendi quais tons me valorizam e sobre a qualidade dos tecidos. Além disso, agora eu me sinto mais confiante para fazer combinações que eu considerava mais ousadas para o meu estilo”, acrescenta.
Malas planejadas
Outro serviço oferecido por Cris que tem tido grande procura, especialmente em época de fim de ano, é a consultoria de mala planejada. Para explicar como funciona o serviço, ela cita como exemplo uma pessoa que vai viajar para os Estados Unidos no mês de dezembro e vai ficar alguns dias em Nova York (costa leste) e outros em Los Angeles (costa oeste). “Na costa leste, ela vai pegar um frio rigoroso e muita neve; já na costa oeste, a temperatura vai estar bem mais amena. O meu trabalho é entender, dentro dessas duas características distintas de clima, o que levar para essa viagem”, resume.
De acordo com Cris, uma das maiores dificuldades das pessoas ao arrumarem a mala é não conhecer a fundo o clima da região para a qual vão viajar e não saber ao acerto quais atividades e passeios pretendem fazer no local. “Além disso, é quase impossível viajar sem postar no Instagram; por isso as pessoas querem estar sempre bem-vestidas e têm muito receio de repetir os ‘looks’. Mas, se você for inteligente, as outras pessoas nem vão perceber que você está usando a mesma roupa”, afirma.
Através da combinação estratégica entre peças, acessórios e calçados, é possível otimizar a quantidade de roupas a serem levadas para uma viagem e ainda sair bem na foto. “Eu geralmente indico levar uma peça de baixo para a proporção de três peças de cima, duas bolsas e três pares de sapato. Com isso, a pessoa consegue montar uma infinidade de ‘looks’ e ter uma mala compacta de apenas dez quilos, que pode inclusive ser levada dentro da aeronave”, orienta. Durante o trabalho de consultoria de mala planejada, Cris também auxilia na organização das peças dentro da mala e ainda ensina truques de como dobrar as roupas para poupar espaço e não amassar demais.
Bagagem compacta e assertiva
A representante de laboratório Priscila Moreno estava se programando para uma viagem ao exterior quando percebeu a necessidade de fazer uma consultoria de mala planejada. Ela passaria 14 dias na Europa em junho de 2024, viajando pela França, Alemanha e Suíça com apenas uma bagagem de mão e uma mochila. “Eu precisava de um planejamento de ‘looks’ assertivos e peças-chave com as quais pudesse fazer várias combinações, e a Cris foi importante em cada momento desse processo. Ela veio até a minha casa, selecionamos cada peça e começamos a montagem dos looks”, aponta.
Para Priscila, a experiência de viajar com uma mala planejada foi fantástica. “As pessoas achavam impossível viajar todos esses dias sem bagagem extra e, realmente, seria impossível se não houvesse uma consultoria”, observa. “Existe a possibilidade de encapsularmos ‘looks’ para 14 dias em uma simples bagagem de mão, acredite”, afirma, destacando que a mala planejada foi fundamental para o sucesso de sua viagem. “Para otimizar o tempo, a Cris monta um book com fotos e assim eu pude escolher a roupa que usaria apenas acessando esse catálogo personalizado. Com isso, a tomada de decisão se tornou muito mais rápida e eu consegui poupar tempo”, explica.
Única preocupação: curtir
Em novembro do ano passado, a empresária Janaína Ribas fez uma viagem de dez dias para Natal, capital do Rio Grande do Norte. Como estava com pouco tempo para escolher as peças que levaria, recorreu à Cris, que em apenas uma tarde organizou tudo. “Eu simplesmente adorei a experiência. Consegui aproveitar cada minuto da minha viagem sem me preocupar em ser assertiva no ‘look’, pois tudo de que eu precisava já estava ali, pronto e enroladinho, inclusive junto com os acessórios certos para cada ocasião”, relata. “Ter a mala planejada foi fundamental para eu garantir praticidade sem carregar peso desnecessário. Minha única preocupação foi curtir a viagem me sentindo segura e linda com os ‘looks’ escolhidos”, completo.
Janaína não poupa elogios ao trabalho da consultora de imagem. “Conheço a Cris há muitos anos e sei o quanto ela se doa nos desafios com que se compromete, e com a mala planejada não foi diferente. A expertise e a atenção dela em cada detalhe foram fundamentais para que eu aproveitasse ao máximo minha viagem”, declara, reforçando que a mala planejada pode ser uma excelente opção para quem está com viagem marcada e tem dúvidas sobre o que levar.
Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #304