2ª Convenção Mestre da Obra reúne franqueados de todo o país para se informar sobre as novidades do mercado de construção civil e conhecer a nova sede da Mestre da Obra em Ponta Grossa. Evento celebrou o espírito empreendedor, a inovação e a força da rede
por Michelle de Geus
Celebrar o espírito empreendedor, a inovação e a força da rede. Esse foi o objetivo da 2ª Convenção Mestre da Obra, que aconteceu entre 30 de outubro e 1o de novembro, em Ponta Grossa. A empresa é pioneira na locação e manutenção de equipamentos para construção civil e referência em inovação e qualidade no setor. Atualmente, ela conta com mais de 400 franqueados espalhados por 25 estados e no Distrito Federal. Durante três dias, cerca de 350 pessoas de diferentes lugares do país estiveram reunidas na cidade para conhecer as principais novidades da empresa e receber atualizações sobre o mercado.
O evento aconteceu no Espaço Mirante dos Campos, no bairro Contorno, e a programação contou com palestrantes renomados como Leonardo Castelo, Vinícius Barreto e Rafael Grizzo. Os inscritos também conferiram workshops com especialistas, “hot seats” com os principais nomes do mercado de locação do país, mesas redondas (sendo uma com especialistas e outra com o Conselho Mestre da Obra), um show de comédia com o humorista Alorino Jr e a entrega de certificados e premiação.
Integração
De acordo com o diretor-geral da Mestre da Obra, Marco Borba, a convenção nacional representa a integração entre a franqueadora, os fornecedores e os franqueados. “Em um ambiente único, nós conseguimos apresentar aos nossos franqueados tudo o que foi feito durante o ano e discutir as principais novidades, seja na questão de estrutura, de equipe ou de mercado”, explica. “Foi também uma oportunidade para aqueles que estão chegando agora trocarem experiências, críticas e sugestões com os conselheiros, que são os franqueados com mais tempo de casa”, acrescenta.
A convenção, conforme Borba, também contribuiu para a consolidação da empresa e para um posicionamento ainda mais forte da marca Mestre da Obra no mercado. “Nós conseguimos unir as três pontas – franqueado, fornecedor e franqueadora – em um ambiente único e propagar o nosso nome para todos os cantos do Brasil”, avalia, ressaltando que a empresa faz questão que esse tipo de evento seja realizado em Ponta Grossa. “Aqui é a nossa casa, e acreditamos que é muito relevante trazer o franqueado para onde tudo começou. É importante manter essa presença na cidade, trazendo os nossos franqueados e fornecedores para cá”, complementa.
Nova sede
O encerramento da 2ª Convenção Mestre da Obra foi marcado ainda pela inauguração da nova sede da empresa, localizada no bairro Colônia Dona Luíza. “Para coroar a nossa convenção, nós deixamos que a inauguração da nova sede administrativa acontecesse no terceiro dia do evento. Ela simboliza o nosso compromisso com a excelência e consagra também o crescimento da marca”, aponta Anderson Machado, diretor de implantação da Mestre da Obra.
A nova sede, de acordo com ele, tem como objetivo oferecer um espaço mais amplo e moderno para colaboradores, clientes e franqueados, permitindo um atendimento ainda mais personalizado. “O novo local contribui para podermos receber mais franqueados na nossa cidade e também para oferecermos um calendário de treinamentos mais robusto. Além disso, o nosso espaço administrativo agora tem mais estrutura para poder dar o suporte necessário aos nossos franqueados”, reforça.
Feira de Negócios
Um dos diferenciais da 2ª Convenção Mestre da Obra ficou por conta de uma grande Feira de Negócios, que aconteceu simultaneamente ao evento na área externa. Os 21 expositores trouxeram preços diferenciados, prazos e condições especiais de pagamento, e os participantes puderam conhecer e testar novos equipamentos de marcas renomadas como Bosch, Dewalt, Kärcher, Einhell, Andaimes Triunfo, Metalpama, Fortequip, Buffalo, Branco e Mecan, entre outras.
Machado estima que a feira tenha movimentado em torno de R$ 10 milhões em negócios. “Nós tivemos fornecedores do Brasil todo e até multinacionais, que trouxeram condições e preços diferenciados. Eles também apresentaram o que há de mais moderno dentro das fábricas para oferecermos ao nosso franqueado e, consequentemente, ao público final”, destaca.
Desafiador, mas gratificante
Mesmo com a 2ª Convenção Mestre da Obra ainda acontecendo, já era possível perceber o entusiasmo dos franqueados. Machado observa que a empresa recebeu muitos retornos positivos sobre o evento. “Conseguimos suprir as necessidades de todos os nossos franqueados e fornecedores, mas, ao mesmo tempo, foi um evento íntimo, em que tínhamos contato com todos, sem restrições”, descreve.
Na avaliação do diretor de implantação, o evento como um todo foi desafiador, mas gratificante. “Foi um evento que deu muito trabalho, principalmente por ser aqui na cidade e ser algo tão robusto. Nós montamos um telão com 64 m2 de LED, um serviço de buffet e uma feira de negócios. Mas foi muito gratificante ver os nossos franqueados e fornecedores contentes e gerando novos negócios. Acredito que, para a Mestre da Obra, foi um divisor de águas”, resume.
Novidades para 2025
Borba revela que o sucesso do evento foi tão grande que a Mestre da Obra já começa a planejar a próxima convenção nacional, programada para acontecer em 2025. “Teremos muitas novidades que vão ao encontro do ‘feedback’ que recebemos de todos os participantes durante o evento. Queremos fazer uma convenção mais recheada, com um calendário ainda mais robusto de palestras, workshops e eventos técnicos, e fechar a programação com um grande show nacional, exclusivo para os franqueados. Será maior do que a de 2024”, garante o diretor-geral da franqueadora.
Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #304