Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

D’P Pessoas de Valor: DAF

2023-10-30 às 09:00
Foto: Divulgação

Primeira – e, até agora, única – unidade da montadora holandesa DAF Caminhões no Brasil, a DAF de Ponta Grossa mantém uma estreita relação com a comunidade local, gerando empregos, realizando melhorias concretas, descobrindo novos talentos, investindo em capacitação e contribuindo com diversos projetos sociais

Por Michelle De Geus

Em 2013, o município de Ponta Grossa foi escolhido para abrigar a primeira sede da DAF Caminhões fora da Europa, e até hoje a única no Brasil. A cidade chamou a atenção devido à sua localização estratégica, próxima ao Porto de Paranaguá e entre os principais eixos sul e sudeste de escoamento de cargas do país. A fábrica de 270 mil m² foi construída em apenas dois anos e está instalada em um terreno de 2,3 milhões de m², a maior área do Grupo PACCAR no mundo. No município, a empresa produz as linhas XF e CF, caminhões extrapesados, pesados e semipesados. Desde novembro de 2015, a unidade também é responsável pela produção dos motores PACCAR MX.

“Com a instalação da fábrica em Ponta Grossa, a empresa trouxe muitas famílias para a cidade e movimentou a economia da região”, aponta Luis Gambim, diretor comercial da DAF Brasil, ressaltando que na época da inauguração a unidade contava com 138 colaboradores e hoje a empresa gera mais de mil empregos diretos e indiretos no município. Gambim também destaca que a DAF tem um papel importante na arrecadação de impostos. “Este ano, atingimos a marca de 30 mil caminhões produzidos e, quanto mais caminhões produzimos, mais impostos são arrecadados para a cidade”, observa.

Mais oportunidades

Além de colaborar com o desenvolvimento do município através da geração de empregos e da arrecadação de impostos, a DAF também investe na descoberta e no treinamento de novos talentos, criando oportunidades para que jovens consigam arranjar o seu primeiro emprego. A empresa atua em parceria com o SENAI de Ponta Grossa para oferecer vagas de capacitação profissional para pessoas entre 18 e 22 anos. Eles participam dos cursos de Produção Industrial e Assistente Administrativo, e realizam “job rotation” entre os departamentos da empresa. O programa tem duração de 18 meses, e este ano conta com 32 jovens. Outro exemplo é o Programa de Estágio, que tem duração de dois anos. Dos mais de 600 inscritos em 2023, foram selecionados 25 jovens universitários de diversas formações. Durante o programa, eles participam de uma trilha de desenvolvimento que abrange desde “soft skills” a competências técnicas das áreas de estágio.

A empresa também realiza um intenso trabalho de treinamento dos colaboradores. As capacitações são realizadas no Centro de Treinamento de Profissionais da empresa, em parceria com o Sistema Fiep e o SENAI de Ponta Grossa. “O ótimo desempenho desse projeto permitiu, em maio deste ano, ampliarmos a estrutura e dobrarmos a capacidade de treinamentos técnicos no local”, detalha Gambim. O espaço ganhou mais 125 m2, totalizando uma área de 525 m2 para a capacitação de novos técnicos mecânicos.

Fomento da tecnologia

Desde o início da operação em Ponta Grossa, a DAF Caminhões mantém uma estreita relação com instituições e universidades locais a fim de desenvolver tecnologias inovadoras para a logística de transportes do país. No mês de julho, a empresa realizou a primeira edição do Hackathon DAF, que reuniu universitários para pensar em soluções para problemas específicos relacionados às suas áreas de estudo.

O evento foi promovido em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o SENAI, reunindo seis mentores e 18 estudantes divididos em seis grupos. “O projeto é uma excelente forma de desenvolver soluções inovadoras, criar ‘networking’ e atrair novos talentos para a empresa. A oportunidade traz, também, novos conhecimentos e propostas de metodologias de trabalho para os estudantes, mentores e organizadores”, afirma Gambim.

Ao final do evento, dois times saíram vencedores e seis universitários das áreas de engenharia mecânica e elétrica receberam a premiação.

Empresa cidadã

O diretor comercial da DAF Brasil ressalta que a empresa também atua no âmbito da responsabilidade social, gerando melhorias concretas para a comunidade princesina. “Na DAF, a responsabilidade social já é uma realidade, e esses fatores guiam a atuação da empresa, que zela pelo cuidado com pessoas tanto dentro quanto fora da companhia”, afirma Gambim, citando como exemplo a reforma da enfermaria e da sala para instalação de tomógrafo no Hospital Materno-Infantil da UEPG (HUMAI). Hoje, a estrutura tem capacidade para realizar cerca de 400 de tomografias por mês e conta com 22 leitos de ocupação rotativa com até 90% de ocupação. Gambim destaca ainda a compra de equipamentos e a reforma do auditório da UTFPR.

A companhia também contribui com projetos culturais e esportivos por meio de patrocínios e leis de incentivo. Entre os principais parceiros, estão o Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC), o Parque Histórico de Carambeí, o Clube de Golfe de Ponta Grossa e o Coral da Diversidade. Como resultado de todas as suas contribuições sociais para o município, a DAF Caminhões foi reconhecida com o selo Empresa Cidadã.

Cada vez mais sustentável

As práticas sustentáveis e os cuidados com o meio ambiente fazem parte da história da DAF. Ao longo dos dez anos de operação em Ponta Grossa, a empresa adotou medidas para melhorar a eficiência energética, a gestão de recursos hídricos e o descarte de resíduos. Um dos objetivos é a redução de 35% da emissão de gases geradores do efeito estufa até 2030. “Para alcançar essa meta, a empresa planeja a produção em um único turno, o que trará mais efetividade na utilização da energia elétrica para a montagem de mais unidades de caminhões no mesmo período”, detalha Gambim.

Intensificação produtiva

Para o futuro, a DAF Caminhões planeja intensificar e expandir a sua produção – crescimento que se reverterá em mais desenvolvimento para Ponta Grossa. “A companhia seguirá empreendendo esforços tanto em capacidade fabril e produtiva quanto na qualificação de profissionais e na rede de concessionárias, a fim de expandir o seu portfólio e atender às demandas do mercado com a produção de caminhões de alta qualidade e serviços premium para o melhor atendimento de suporte ao cliente”, conclui Gambim.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #297