Quinta-feira, 02 de Maio de 2024

D’P Pessoas de Valor: Heineken

2023-10-16 às 11:09

Mantendo com Ponta Grossa uma relação que se estende para além dos aspectos econômicos e engloba clientes, fornecedores, comunidade e representantes de bairros, a HEINEKEN se mantém como uma empresa essencial para manter viva a tradição cervejeira que marca o município desde o início do século XX

 Por Edilson Kernicki

Ponta Grossa tem uma longa relação com a indústria cervejeira, que remonta ao fim do século XIX. Além das fábricas, o município também é a sede da Münchenfest, cuja primeira edição foi realizada em 1990 e que até hoje une os visitantes em torno da música, da celebração da influência alemã na região e, é claro, do chope e da cerveja. Reafirmando a vocação do município para a fabricação da bebida, em dezembro de 1996 entrou em operação, no Distrito Industrial, a oitava unidade de produção da Kaiser no Brasil, inaugurada oficialmente em março do ano seguinte. Nove anos mais tarde, a Fomento Econômico Mexicano S/A (FEMSA) adquiriu a Kaiser, período a partir do qual a Heineken passou a ser processada, envasada e distribuída na unidade de Ponta Grossa, junto aos demais rótulos do portfólio da FEMSA.

Ao adquirir a FEMSA Cerveza no Brasil, em 2010, a HEINEKEN se tornou detentora da cervejaria de Ponta Grossa, que era equipada apenas para produzir o portfólio tradicional de embalagens. Desde então, o Grupo HEINEKEN iniciou uma adaptação na estrutura da planta para que a cervejaria produzisse mais marcas e contribuísse para incrementar a presença do grupo no Brasil. “Hoje, a unidade é uma das mais importantes para a companhia no país e continuamente recebe investimentos para expansão e projetos de incentivo à aceleração das agendas ESG [Governança ambiental, social e corporativa] e de Diversidade, Equidade e Inclusão”, ressalta o diretor da unidade local, Reinaldo Franco.

Amplo ecossistema

A cervejaria de Ponta Grossa, a maior do Brasil e uma das principais unidades da companhia na América Latina, estabelece uma relação entre a HEINEKEN e o município que é fundamental para o crescimento da marca no país. “Além da cervejaria, que emprega 580 pessoas diretamente, temos um amplo ecossistema de distribuição na região, com dois centros de distribuição [Curitiba e Ponta Grossa], que geram 15 mil empregos indiretos. Nos últimos quatro anos, investimos cerca de R$ 2,4 bilhões na região para a expansão de nossas operações e para aumentar a capacidade produtiva das marcas Heineken e Heineken 0.0”, aponta Franco.

A localização estratégica de Ponta Grossa, na visão do diretor, é vital tanto para distribuir a produção quanto para a oferta de matéria-prima. “A cidade de Ponta Grossa faz parte da história da cervejaria, assim como a cervejaria faz parte da história da cidade e do estado do Paraná. Aqui encontramos um excelente entroncamento rodoviário para a distribuição dos produtos, além da disponibilidade de água e de mão de obra capacitada, combinação que permitiu o crescimento exponencial de nossa cervejaria em todos esses anos”, avalia.

Na visão de Franco, a boa relação mantida entre o Grupo HEINEKEN e as autoridades locais também sempre fez com que a empresa participasse ativamente do desenvolvimento de Ponta Grossa. “Sempre tivemos uma relação muito boa com as autoridades locais e queremos dar continuidade a essa trajetória de sucesso. Geramos diversos empregos diretos e indiretos, temos uma rede de distribuição muito eficiente e os nossos compromissos socioambientais contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da região. Todas as ampliações que realizamos elevam a cervejaria, os seus colaboradores e a cidade ao nível de excelência que merecem”, observa.

Consciência ambiental

Pautado em compromissos socioambientais, o Grupo HEINEKEN destaca que produz o seu portfólio com eficiência hídrica, de modo a reduzir o consumo de água utilizada e realizar um amplo trabalho de efluentes que beneficiam a operação. A empresa também mantém o empenho em neutralizar emissões de carbono de todas as operações ao adotar fontes de energia 100% renováveis, a exemplo das caldeiras de biomassa com fonte energética, que deriva de cavaco de madeira com origem de reflorestamento.

Ainda no que diz respeito à redução de impacto ambiental, a HEINEKEN lançou, em março deste ano, a linha retornável de garrafas “long neck” nos bares do sul do Brasil, que contam com embalagens de vidro 100% reciclável. Além disso, outra iniciativa empregada é a circularidade no bagaço de cevada, em parceria com cooperativas da região, como a Frísia e a Castrolanda.

Diversidade

Em relação aos recursos humanos, o Grupo HEINEKEN tem investido na diversidade nos recrutamentos de seu quadro de funcionários. O programa Jovem Aprendiz, por exemplo, foca no desenvolvimento de pessoas com deficiência. Além disso, em todos os níveis, nos últimos três anos, a unidade de Ponta Grossa dobrou o número de mulheres. “É um avanço, mas ainda temos muito a conquistar. Recentemente, anunciamos a abertura de 20 vagas para o curso de qualificação profissional para mulheres que queiram trabalhar no setor de empilhadeira”, cita Franco. A ação faz parte do programa Elas na Direção, que já está em sua terceira edição e objetiva capacitar, formar e ampliar o número de mulheres no setor cervejeiro.

Relacionamento próximo

A relação da HEINEKEN com Ponta Grossa se estende para além dos aspectos econômicos e se desdobra entre a empresa e os “stakeholders externos” (clientes, fornecedores, governo, imprensa, comunidade, entre outros), além de um relacionamento próximo com representantes dos bairros ao redor da cervejaria. “Uma das inciativas que temos em curso visa a segurança da comunidade, uma vez que estamos pleiteando algumas melhorias e adequações de trânsito na BR próxima à cervejaria. Isso inclui desvios, lombadas e radar que facilitem a locomoção geral nas redondezas das nossas instalações. Também estão em curso inciativas relativas ao fornecimento de energia”, indica Franco.

Nos 200 anos de Ponta Grossa, a HEINEKEN se mantém como uma empresa essencial para manter viva a tradição cervejeira que marca o município desde o início do século XX. “Sem dúvidas, o município foi essencial para o rápido crescimento do mercado Premium no país, liderado pela marca Heineken, e contribuiu para suprir a recente demanda do consumidor por diversidade de embalagens. Ponta Grossa também figura com destaque no plano estratégico do Grupo HEINEKEN, pela sua proximidade com mercados-foco e pela facilidade que oferece à indústria para a redução de custos logísticos e maior competitividade”, conclui o diretor.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #297