Quarta-feira, 02 de Outubro de 2024

D’P Pessoas: Kaká Santos

2024-05-16 às 13:20
Foto: Reprodução

Antes de virar dono de quatro empresas, José Carlos dos Santos Filho, o Kaká, precisou largar o Ensino Médio e se desdobrar entre três empregos: mecânico de dia; motoboy à noite; e funcionário de uma empresa de kart nas madrugadas. Formado técnico em mecânica pelo Senai aos 14 anos, Kaká abriu a primeira oficina aos 23 e, hoje, é proprietário da Perfect e da K2 Imports, oficina e loja especializadas em veículos importados, e das academias Life Premium e World Gym. Trabalhador incansável, ele ainda planeja inaugurar dois novos negócios em 2024: um “car detailing” (serviço de estética automotiva) e mais uma academia. Na entrevista a seguir, Kaká fala sobre a sua história, carros e vida fitness.

Qual dos interesses surgiu primeiro: a mecânica ou a malhação?

A primeira empresa foi a mecânica. A academia foi por hobby. Sofri um acidente de moto, bati a 210 km/h, fraturei três vértebras, perfurei os dois pulmões, quebrei clavícula e oito costelas, fiquei 20 dias na UTI e mais 30 no hospital. Saí bem debilitado, e ou eu trabalhava ou falia. Acabei não fazendo fisioterapia e ficou bem crítica a minha situação. Então comecei a malhar e a notar que as dores diminuíam e a postura melhorou, e criei amor pela musculação. Em 2019, eu abri a primeira academia, e hoje estou à frente de duas academias, de modo constante.

Como foi para você transformar dois hobbies em negócio? Qual dá maior retorno?

Trabalho das 6h à 0h todo dia, e, para mim, não é trabalho, porque eu amo o que faço, seja na oficina ou na venda de carro importado. Homens e mulheres gostam de carros, acho que essa é uma paixão brasileira. Trabalhamos com os melhores carros, os mais caros e luxuosos, com melhor performance. Isso é muito gratificante. Academia é muito bom também, porque, além da saúde, vem a hipertrofia, que se enquadra mais na estética, e é um ambiente gostoso. Ambos são bem rentáveis. Diria que a mais rentável é a K2 Imports.

E qual lhe dá mais satisfação?

Eu amo as quatro empresas, mas a que me dá mais satisfação é a World Gym, uma academia que tem a minha essência. É uma academia mais “raiz”, onde tocamos hip-hop, rock, com um ambiente mais escuro, mais “maromba” que a Life.

Qual é o carro dos seus sonhos?

Era uma VW Saveiro amarela, que conquistei há uns 15 anos. Hoje, tenho Porsche, Mercedes, Volvo, Subaru, Audi e não vejo nenhum que seja o meu preferido. Outro que eu tinha o sonho de conquistar quando era moleque e hoje é o meu xodó é um VW Golf GTI. O carro dos meus sonhos, mesmo, para guardar em casa, seria uma Lamborghini.

E quanto ao “shape”, qual é a sua maior inspiração para treinar?

A minha maior inspiração sou eu mesmo. Se eu não me amar, não me idolatrar e achar que eu sou o melhor, ninguém vai achar. Preciso estar bem para que as pessoas ao meu redor estejam bem. Cada vez que vejo o meu “shape”, eu quero evoluir. Já teve uma grande evolução, comparado com o que eu era há dez anos.

Qual “máquina” demanda mais tempo para a manutenção: o corpo ou o carro?

O corpo, sem dúvida. O carro é mantido mecanicamente: substituição de peça, conhecimento técnico, peças de qualidade, protocolos de montagem e você consegue fazer perfeitamente. No máximo, nós o levamos para uma motorização, que pode durar de 15 a 20 dias. O corpo exige anos de dedicação. A parte mais fácil é o treino, uma hora, uma hora e meia por dia. As outras horas do dia são as mais importantes, porque é quando você tem de focar na dieta, hidratar-se, descansar. Posso falar que 60% do resultado, se não mais, do “shape” é a dieta, e não o treino ou o hormônio, que só é necessário se for prescrito por um médico.

Que dica você dá para quem pretende investir em um novo negócio em 2024?

Se você tem vontade, faça acontecer, porque a maioria vive numa zona de conforto, com um emprego, um salário e uma família estáveis, e quer viver com isso. Você pode montar desde uma barraquinha de milho na praia e ter sucesso até uma indústria multinacional. Saia da zona de conforto, corra atrás dos seus sonhos e se dedique 110%, que vai dar certo.

E para quem vai começar (ou voltar) a treinar?

A volta seria mais simples, porque, se você já tiver um bom tempo de treino, tem memória muscular e o conhecimento. Você começa a ter resultados mais facilmente. Quem vai começar terá algum tipo de resultado ali no quinto, sexto mês de musculação. Precisa de constância e dedicação. É muito mais gratificante ter um corpo legal, uma boa saúde, do que um Porsche. Um Porsche você pode comprar; o “shape”, não.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #300