Domingo, 28 de Abril de 2024

D’P Vida & Estilo: Lugares imperdíveis em Paris para quem ama moda, por Giovana Giostri

2023-07-09 às 15:56

Paris é uma cidade que respira moda. De um lado, temos as grifes de alta-costura exalando luxo. De outro, temos um “streetwear” moderno, mostrando que a moda da cidade tem muita diversidade.

No último mês de março, eu visitei a capital francesa para realizar um curso de Estilo, Tendências e Mercado de Luxo, em que tive acesso exclusivo às aulas dentro de grandes marcas francesas e internacionais, respirando muita moda nos lugares por onde passei.

Abaixo, listo quatro locais imperdíveis para quem é apaixonado por moda.

La Galerie Dior (Rue François Ier, próximo à loja da marca, na Avenue Montaigne)

Escada com mais de 1.800 de miniaturas de itens da grife na Galerie Dior

Sala dos Jardins Encantados, na Galerie Dior

De acessórios a perfumes, de obras de arte a vestidos históricos, estão expostas, no local, criações dos sete estilistas que já estiveram à frente da direção criativa da casa: Christian Dior, Yves Saint Laurent, Marc Bohan, Gianfranco Ferré, John Galliano, Raf Simons e Maria Grazia Chiuri.

Um dos espaços que mais me encantaram na galeria foi a sala dos Jardins Encantados (Le Jardins Enchantés), que representam o amor de Christian Dior pelas flores, principalmente o lírio do vale, a sua flor preferida, e que mostra como ele passou a se inspirar na natureza nas suas criações.

Outra sala de tirar o folego é a do Baile Dior (Le Bal Dior), que muda de cor para que o visitante possa visualizar a beleza dos vestidos na luz do dia e da noite. No ambiente noturno, a sala escurece e recebe uma chuva de ouro. Simplesmente deslumbrante.

O ponto alto da visita está na gigantesca escada de mármore branco em espiral, acompanhada de mais de 1.800 miniaturas coloridas de itens da grife.

Maison Roger Vivier (Rue du Faubourg Saint-Honoré, 29)

Fachada da Maison Roger Vivier

Interior da Maison Roger Vivier, ambientada com jardins e calçados

Famosa por ser a marca de sapatos preferida das parisienses, a marca ganhou destaque quando o seu designer, Roger Vivier, foi contratado pela Maison Dior para criar as suas primeiras coleções de sapatos. Logo de início, ele chamou a atenção do mundo ao criar os sapatos para a Rainha Elizabeth II em sua coroação. Em 1967, Vivier criou um modelo exclusivo para acompanhar o famoso vestido Mondrian, de Yves Saint-Laurent, usado pela atriz francesa Catherine Deneuve na pele da bela Séverine no filme “La Belle de Jour”.

Com o falecimento do estilista, a marca foi comprada pelo grupo italiano Tod’s e abriu uma nova loja na sofisticada Rua Faubourg Saint-Honoré, em Paris, cujo design foi inspirado no apartamento de Vivier.

O espaço é uma obra de arte ambientada com os calçados em um jardim cheio de flores. Os calçados são verdadeiras esculturas, todos feitos à mão e com cristais utilizados em Swarovski®.

Chanel Make Up Marais (Rue des Francs Bourgeois, 40)

Esta foi a primeira loja de maquiagem da marca aberta em Paris, e nela também chegam os primeiros lançamentos em acessórios e maquiagens – e alguns só chegam ali, com exclusividade.

Tombada pelo patrimônio histórico, a instalação conserva vários elementos da decoração original, como os ladrilhos, e até um poço, que era um dos únicos do bairro, onde as pessoas buscavam água em baldes para se abastecerem.

No interior do espaço, os maquiadores oferecem rotinas de beleza personalizadas para o rosto e ensinam truques de maquiagem.

Museu Yves Saint Laurent

O Museu Yves Saint Lauren exibe o escritório onde o estilista fez as suas criações

O museu está localizado onde era o próprio ateliê de Yves Saint Laurent.

O mais interessante da visita foi ver de perto o escritório onde o estilista passou 30 anos fazendo as suas criações, com os seus quadros e objetos pessoais. Na sala, há uma TV que exibe um filme real sobre como funcionavam os trabalhos no ateliê naquela época, com o estilista, as modelos e as costureiras trabalhando.

O local abriga uma coleção impressionante do estilista, que compreende roupas, acessórios de alta-costura, bem como dezenas de milhares de esboços, bordados e croquis.

Esses são apenas alguns dos lugares especiais ligados à moda que você pode encontrar em na Cidade Luz.

Para saber mais dicas, siga o meu perfil no Instagram: @gigiostri.

A bientôt!

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #295

Vida & Estilo

por Giovana Giostri