Enfoque D’P: São Camilo – Um hospital com o coração nas mãos | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024

Enfoque D’P: São Camilo – Um hospital com o coração nas mãos

2023-06-25 às 14:13

Com estrutura de padrão internacional, que coloca 23 consultórios, mais de 40 especialidades e mais de 200 médicos especialistas à disposição do público, o Centro Hospitalar São Camilo se destaca pelo atendimento humanizado e pelo cuidado com a saúde dos pacientes. Após se tornar referência no segmento, o hospital inicia um processo de ampliação que deve fazer dele o maior e o mais completo de Ponta Grossa e região

por Michelle de Geus

A cidade de Ponta Grossa e a região dos Campos Gerais poderão contar, em breve, com um hospital ainda maior e mais completo, com atendimento humanizado, alta tecnologia e qualidade nos serviços. O Centro Hospitalar São Camilo, localizado na região de Uvaranas, está em fase de expansão e deve se reafirmar como referência em saúde na cidade. Com sete torres de atendimento, totalizando 38 mil m² de construção, o novo complexo será o maior hospital da região. Os pacientes poderão contar com diversos serviços e especialidades, além de cirurgias de pequeno, médio e grande porte.

Uma pequena amostra do que se esperar para os próximos anos já pode ser conferida no primeiro bloco da instituição, inaugurado em dezembro de 2020 e que passa por modernização constante. A estrutura segue o padrão europeu de unidades hospitalares e conta com seis salas cirúrgicas, 60 leitos de enfermaria e dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Um dos nossos diferenciais são os leitos individualizados de UTI. Eles são fechados com paredes e portas para que o paciente possa ficar com acompanhante durante a internação”, detalha o diretor administrativo Tiago Antônio Cesco. Localizados no segundo andar, os leitos individualizados contam ainda com “pele de vidro”, que possibilita uma bela vista do entorno.

Cesco observa que o hospital também se destaca pelo investimento constante em alta tecnologia e cita como exemplos a aquisição recente de um novo microscópio cirúrgico e de um novo tomógrafo com menos incidência de radiação. “O complexo hospitalar foi preparado para cuidar dos nossos pacientes e de quem eles amam, com humanização, conforto, alta tecnologia e profissionais qualificados. Temos à disposição uma estrutura moderna, segura, tecnológica e inovadora”, aponta.

Com mais coração nas mãos

Dentro de sua proposta de oferecer quartos modernos e com alta tecnologia, o Centro Hospitalar São Camilo disponibiliza, nos quartos humanizados, um sistema de suporte para auxiliar os pacientes e familiares através da assistente virtual Alexa. A previsão é que o sistema seja instalado em todos os quartos do hospital após a conclusão das obras de ampliação. “O dispositivo atende comandos de voz para consultar informações gerais, além de executar tarefas simples, como ligar a TV do quarto, abrir as cortinas ou acender as luzes. Com isso, conseguimos oferecer o máximo de conforto e independência aos pacientes”, comenta Cesco, acrescentando que essa é uma pequena amostra de como a humanização do atendimento se reflete no dia a dia da instituição.

A inspiração para o atendimento humanizado, segundo Cesco, veio das palavras de São Camilo de Lellis, santo italiano que fundou, em 1590, a ordem dos Camilianos, para ajudar doentes. “Ele costumava dizer: ‘Mais coração nas mãos, irmãos’. O coração representa o amor, o afeto e o zelo no cuidado com os pacientes; já as mãos fazem referência ao trabalho, à prática, à ação e, por que não, à técnica”, explica. É por conta dessa filosofia que o Centro Hospitalar São Camilo incentiva o seu corpo clínico a prestar um atendimento que alie profissionalismo, competência técnica e humanidade – ou seja, um atendimento com “mais coração nas mãos”.

Segurança e bem-estar

O atendimento humanizado também se manifesta na manutenção constante das dependências hospitalares, afirma o diretor administrativo. “Nós sabemos que qualquer detalhe pode fazer a diferença e que a manutenção das dependências hospitalares é fundamental para proporcionar um local mais acolhedor. Esse acolhimento humanizado passa por ações que garantam a segurança e o bem-estar de nossos pacientes, medidas que previnam infecções hospitalares e procedimentos de combate a doenças”, aponta.

Um exemplo dessas ações é a utilização de tintas antibacterianas, desenvolvidas especialmente para áreas hospitalares. “Esse tipo de tinta antibacteriana é especialmente indicada para ambientes onde a higiene é fundamental, e auxilia na prevenção de infecções hospitalares, com alta resistência à formação de manchas ou outros tipos de sujeiras”, menciona Cesco.

A preocupação do Centro Hospitalar São Camilo com a saúde e a segurança dos pacientes também pode ser percebida na proteção antimicrobiana e antiviral presentes nas tomadas e interruptores espalhados por toda a estrutura. “Nós tocamos nessas peças o tempo todo; por isso elas se tornam um ambiente propício para a proliferação de vírus e bactérias”, explica, ressaltando que, de acordo com a Organização Internacional de Segurança e Saúde Pública (NSF, na sigla em inglês), objetos como maçanetas e interruptores têm tantos coliformes fecais quanto um assento de vaso sanitário. “Por esse motivo, a proteção antimicrobiana e antiviral nas tomadas e interruptores é a solução ideal para garantir a higiene e proporcionar mais saúde aos nossos pacientes, bem como facilitar a limpeza dessas peças de maneira mais prática e segura”, aponta.

Ainda com o objetivo de evitar contaminações e prevenir doenças, o hospital também possui, em seu Centro Cirúrgico, um sistema de ar-condicionado com fluxo laminar e filtro nível cinco. No fluxo laminar, a velocidade é constante em cada ponto do ambiente, garantindo o mínimo de agitação e evitando que as camadas de ar se cruzem. O aparelho é usado em centros cirúrgicos para evitar que contaminações geradas no interior da sala se depositem nas alas onde são realizadas as cirurgias. “Essa tecnologia proporciona máxima segurança, conforto térmico e controle de micro-organismos e partículas. Ela também reduz significativamente os riscos de infecção hospitalar, o que é fundamental para evitar infecções pós-cirúrgicas”, destaca Cesco.

Lounge médico

O Centro Cirúrgico da instituição conta com outra iniciativa inédita, mas desta vez voltada ao conforto de médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde no intervalo das cirurgias. O lounge médico permite que os profissionais façam as suas refeições, descansem ou desfrutem de um espaço privativo no intervalo entre as cirurgias, garantindo que o corpo clínico tenha uma melhor qualidade de vida e, como consequência, preste um melhor atendimento aos pacientes. A sala está localizada no mesmo andar do Centro Cirúrgico e conta com televisores, computadores e rede Wi-Fi, além de uma bela vista da região de Uvaranas, proporcionada pela fachada de vidro.

Ampliação

De acordo com o diretor administrativo, os projetos da ampliação do Centro Hospitalar São Camilo e da construção das novas torres já estão sendo desenvolvidos. A ideia é que a nova unidade concentre todos os hospitais da rede, totalizando mais de 308 leitos de enfermaria, sendo 274 para adultos, 14 pediátricos e 20 obstétricos; 40 leitos de UTI, divididos em 20 para adultos, dez pediátricos e dez neonatais; e 12 salas cirúrgicas. “Estamos trabalhando para isso com uma administração responsável, solidária, participativa e ética”, afirma Cesco, mencionando que ainda não há previsão para que as obras sejam concluídas.

Inspirados pelo fundador

A ordem religiosa dos Camilianos, responsável pelo Centro Hospitalar São Camilo, foi fundada em 1590, pelo italiano São Camilo de Lellis. Os Camilianos chegaram ao Brasil em 1922 e se estabeleceram na cidade de São Paulo (SP), tendo como objetivo o respeito e a valorização da vida e da saúde. Atualmente, os religiosos estão presentes em todo o território nacional e, além da assistência aos doentes, atuam na área paroquial, na formação de religiosos e em atividades missionárias, comunitárias e educacionais. O estado do Paraná conta com cinco unidades Camilianas, sendo duas em Ponta Grossa: a Beneficência Camiliana do Sul – Centro Hospitalar São Camilo e a Sociedade Beneficente São Camilo – Hospital São Camilo, ambas no bairro de Uvaranas.

TODOS OS SERVIÇOS EM UM SÓ LUGAR
Conheça serviços prestados pelo Centro Hospitalar São Camilo

CENTRO MÉDICO
23 Consultórios
40 Especialidades
200 Médicos especialistas

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

SETOR DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
Doppler – Vascular
Ecocardiograma Adulto
Ecocardiograma com Estresse Farmacológico
Mamografia
Punções e Biopsias
Raios – X
Ressonância Magnética
Tomografia Computadorizada
Ultrassom e Doppler Colorido

OUTROS EXAMES
Audiometria Tona e Vocal
Impedanciomentria
Processamento Auditivo Central
Colonoscopia
Endoscopia Digestiva Alta
Estudo Urodinâmico
Eletrocardiograma
Eletroencefalograma
Mapa 24 horas
Prova de Função Pulmonar
Teste Ergométrico

MAIS DE QUARENTA ESPECIALIDADES
Confira as especialidades médicas disponíveis no Centro Hospitalar São Camilo

Anestesiologia
Cancerologia Cirúrgica
Cardiologia
Cirurgia Cardíaca
Cirurgia Geral
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Cirurgia Plástica
Cirurgia Torácica
Cirurgia Pediátrica
Cirurgia Vascular e Endovascular
Clínica Médica
Dermatologia
Endocrinologia
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Gastroenterologia
Ginecologia
Hematologia
Infectologia
Mastologia
Neurocirurgia
Neurologia
Neuropediatria
Nutrição
Obstetrícia
Oftalmologia Clínica
Oftalmologia Cirúrgica
Ortopedia e Traumatologia
Otorrinolaringologia
Pneumologia
Coloproctologia
Psicologia
Psiquiatria
Radiologia
Urologia

ESTRUTURA COMPLETA
Quando estiver concluído, o Centro Hospitalar São Camilo terá:
– 38 mil m² construídos
– 7 torres
– 308 leitos de enfermaria (274 para adultos, 14 pediátricos e 20 obstétricos)
– 40 leitos de UTI (20 para adultos, 10 pediátricos e 10 neonatais);
– 12 salas cirúrgicas

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #295