Terça-feira, 01 de Outubro de 2024

Mês das Mães: Elizabeth Schmidt – O maior tesouro

2024-05-28 às 14:13
Foto: Divulgação

A prefeita Elizabeth Schmidt sempre sonhou em ser mãe e ter uma família amorosa e unida. Com a união de mais de 50 anos com o marido Lourival, esse sonho se realizou e vieram três filhos e sete netos que tornam a sua vida mais completa e feliz

por Michelle de Geus

A família é o alicerce da professora Elizabeth Silveira Schmidt, primeira mulher eleita prefeita da história de Ponta Grossa. Ela é mãe de três filhos – Jeanne, Jean e Rodrigo – que já se formaram, constituíram as suas próprias famílias e deram a ela sete netos. Elizabeth confessa que a maternidade transformou completamente a sua vida e a ensinou a ser uma pessoa mais paciente e dedicada. Com os filhos, ela aprendeu a enxergar o mundo de maneira mais ampla e com foco maior no futuro, sempre pensando no bem-estar e na felicidade deles e das gerações futuras.

Filha mais velha, Jeanne sempre foi, segundo a prefeita, uma aluna estudiosa, transformando-se em uma profissional competente. “É guerreira, forte e resiliente, não desiste dos seus sonhos Ela é muito especial, é pimentinha igual ao pai”, brinca. Do filho Jean, ela destaca a força e a determinação. “Jean é calmo e paciente. Muito competente na argumentação e na persuasão, mas sempre tratando as pessoas com respeito e empatia”, afirma. O espírito aventureiro e a criatividade são as principais características do filho mais novo, Rodrigo. “Ele tem força e coragem para enfrentar os desafios, além da competência técnica e a veia política que está no seu DNA”, descreve.

Benção especial

A chegada dos sete netos tornou a vida de Elizabeth ainda mais completa e cheia de amor. “Ser avó é uma bênção especial, pois posso mimá-los e enchê-los de carinho sem as preocupações e responsabilidades da maternidade”, observa, acrescentando que é uma alegria ter as crianças ao seu redor. “É verdade que a relação de avó, muitas vezes, é associada a um amor doce e indulgente, mas também é uma fonte de apoio e sabedoria, quando eles crescem”, pondera.

O título mais maravilhoso

Para as mulheres que estão em dúvida se devem ter filhos ou não, a prefeita aconselha a ouvir o coração e avaliar as próprias necessidades e desejos. “O meu conselho é refletir sobre os seus desejos e valores pessoais, considerando como a maternidade se encaixa em sua visão de vida e objetivos”, aponta, reforçando que ter filhos é uma decisão pessoal e única de cada pessoa, sendo importante considerar cuidadosamente os prós e contras. “Mas posso afirmar, com propriedade, que ser mãe é o título mais maravilhoso que uma mulher pode receber, e ser mãe do coração, então, é um grandioso ato de amor. Ser mãe é o melhor presente da vida”, enfatiza.

Fonte de amor

Hoje, os filhos e netos são a maior prioridade de Elizabeth. “A minha família é o meu maior tesouro. Ela é fonte de amor, apoio e felicidade incondicionais. Valorizo cada momento compartilhado e reconheço a importância de cultivar e fortalecer os laços familiares ao longo da vida”, conclui.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #301