Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Mês das Mães: Mabel Canto – Inspiração para um mundo melhor

2024-05-29 às 10:12
Foto: Divulgação

Mãe de um casal, a deputada estadual Mabel Canto encontra nos filhos a inspiração para ser uma pessoa melhor e para lutar pelos direitos de outras mulheres e mães

por Michelle de Geus

Os filhos são a grande inspiração da deputada estadual Mabel Canto para trabalhar todos os dias por um mundo melhor. Ela é mãe da Milena, de 15 anos, e do Lucca, de 6 anos. É pensando neles que a parlamentar dedica a sua trajetória à luta pelos direitos das mães, propondo e aprovando iniciativas como a Lei do Parto Adequado, que garante às mulheres o direito de escolha no momento do parto.
Mabel relata que as duas gestações foram planejadas e aconteceram de forma natural. “Quando você descobre que está grávida, é uma mistura de felicidade com o choque de que você vai gerar um ser humano. E isso é muita responsabilidade, mas também uma grande benção”, afirma, observando que cada gravidez é única, tanto no aspecto físico quanto mental. “Na segunda gestação, eu era mais ativa fisicamente. Fiz crossfit até os oito meses e isso fez toda a diferença no pós-parto. No emocional, eu tinha de entender que, a partir dali, seria um bebê e uma criança para cuidar, os dois vivendo fases diferentes”, aponta.

A deputada tinha 24 anos quando Milena nasceu e afirma que esse foi o dia mais feliz de sua vida. “Penso que a Milena me fez mãe e me transformou como mulher, e o Lucca me fez ser uma mãe mais madura e me trouxe um novo entendimento da vida”, avalia, ressaltando que sente orgulho dos filhos e distribuindo elogios aos dois. “A Milena é amável e sonhadora. O Lucca é sorrisos e muito carinhoso”, define.

Benção divina

Mabel conta que a maternidade mudou o seu jeito de ver o mundo e a vida. “Ser mãe é a maior benção que eu recebi de Deus e a minha maior função enquanto mulher neste mundo”, resume, sem esconder os dilemas e desafios da vida materna. “Eles são o meu ponto forte e o meu ponto fraco ao mesmo tempo. Eu sou forte e corajosa por eles, mas também sou medrosa e sensível por eles”, confessa.

Para participar do crescimento dos filhos, a deputada vai e volta todos os dias de Curitiba, onde trabalha. “Fazer sacrifícios pelos filhos também gera alegria. Não é fácil estar na estrada todos os dias, correndo até o risco de sofrer um acidente, mas vale a pena quando eu chego em casa e vejo eles sorrindo”, derrete-se.

O que há de mais valioso

Apesar das preocupações e sacrifícios, Mabel tem certeza que os filhos foram a melhor escolha de sua vida. “Eles nos fazem perceber que os melhores momentos da vida estão no dia a dia, como poder abraçá-los ou vê-los dormindo”, comenta. “Sem a minha família, eu não seria quem eu sou. É o que tenho de mais valioso e o que faz despertar o melhor em mim”, reconhece, acrescentando, por fim, que os filhos a fazem querer ser uma pessoa melhor todos os dias.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #301