Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025

Revista D’P – Especial Prefeitos da Região: Altamir Sanson

2024-12-13 às 15:06
Foto: Divulgação

Eleito com 54% dos votos válidos, Sanson retorna ao cargo máximo da Prefeitura de Palmeira pela quarta vez em uma gestão que terá como prioridade a melhoria das estradas rurais e da saúde

por Michelle de Geus

Pela quarta vez, a cidade de Palmeira será comandada por Altamir Sanson (PSD), de 62 anos. Após vencer as últimas eleições com 54,21% dos votos válidos, totalizando 10.924 votos, ele assume o cargo ao lado do vice José Ailton Vasco. A primeira vez que Altamir esteve à frente do Executivo municipal foi em 1993. Alguns anos mais tarde, entre 2005 e 2012, ele teve a oportunidade de exercer o cargo por dois mandatos consecutivos. Nesta quarta gestão, o foco é a melhoria da qualidade de vida da população, especialmente na área de saúde e infraestrutura.

Entre as prioridades do novo governo estão a ampliação do acesso a especialidades médicas, a retomada dos partos na cidade e a melhoria da infraestrutura dos postos de saúde. Além disso, Sanson pretende iniciar a construção de um novo Pronto Atendimento, anexo ao Hospital Santa Casa, e de uma farmácia 24 horas. O prefeito eleito também destaca que investirá nas estradas do interior para as pessoas que produzem no campo, especialmente as vicinais e as utilizadas para o transporte escolar. Ainda na área de infraestrutura, ele prevê a implantação de transporte gratuito para interligar os bairros ao centro da cidade e retomar as linhas de transporte coletivo que ligam a cidade às comunidades do interior.

Para trazer recursos e realizar esses projetos, Sanson conta com o bom relacionamento com o governo estadual e lideranças políticas conquistado ao longo de sua trajetória política. “O que me dá segurança é a somatória das experiências adquiridas nas três vezes em que fui prefeito de Palmeira e os 14 anos em que estive na administração estadual, ajudando o governador Ratinho Júnior, meu amigo, em cargos de diretoria de diversos órgãos públicos”, afirma. Confira a entrevista com o novo prefeito de Palmeira.

O senhor já foi prefeito de Palmeira por três vezes, sendo dois mandatos consecutivos, e foi reeleito este ano com recorde de votos. Das quatro eleições que venceu, em duas passou de 50% dos votos. Na sua opinião, de onde vem essa confiança do eleitorado?

Eu acho que vem da relação de amizade e confiança que foi criada ainda no meu primeiro mandato, não de prefeito, mas de vereador. Lá, eu iniciei a minha vida política, sempre estando ao lado das pessoas, visitando as casas para tomar um café e ajudar no que fosse possível. Tenho orgulho de conhecer as famílias pelo nome e tenho prazer de estar com as pessoas. Isso é algo que me caracteriza como pessoa e certamente é a minha melhor marca como político.

O que motivou o senhor a disputar uma eleição novamente?

O chamado do povo. Após esses anos em que estive fora, Palmeira viveu experiências diferentes de administração. O povo de Palmeira sentiu falta de um prefeito amigo do povo, que se preocupa com a saúde, a educação, as estradas rurais, mas que também faz a Expo Palmeira e investe no esporte e no lazer. Além disso, as pessoas querem ir à Prefeitura, muitas vezes, só para conversar com o prefeito, tomar um café e trocar uma ideia. Eles sentiram saudade da Prefeitura de portas abertas.

O que a população pode esperar deste novo mandato?

O que eu prometi. Em primeiro lugar, garantir saúde de qualidade para todos; recuperar e manter em boas condições as estradas do interior para as pessoas que produzem no campo; fazer Palmeira voltar a crescer e se desenvolver, gerando empregos para a população; e cuidar muito bem das crianças, dos idosos e das novas mãezinhas que voltarão a ter seus filhos em Palmeira. Sem esquecer das boas festas, que, além de alegria e lazer, são fonte de renda para as famílias.

Quais serão suas prioridades para o início deste novo mandato?

A saúde e as estradas do interior são as duas principais reivindicações e as duas áreas mais carentes no momento. Fizemos uma pesquisa antes da campanha e esses foram os aspectos mais urgentes, disparado. Para isso, e para o resto das nossas ações, vamos sanear financeiramente a Prefeitura e buscar recursos nos governos estadual e federal. Isso é algo que já estou fazendo nos contatos com deputados, secretários e o próprio governador.

“O povo de Palmeira sentiu falta de um prefeito amigo do povo, que se preocupa com a saúde, a educação, as estradas rurais, mas que também faz a Expo Palmeira e investe no esporte e no lazer”

Como o senhor pretende garantir saúde de qualidade para todos?

Vou tentar resumir, já que se trata de muitas ações. Na saúde, teremos a construção de um novo Pronto Atendimento, anexo ao Hospital Santa Casa, uma farmácia 24 horas e a contratação de médicos especialistas nas diversas áreas. Vamos retomar os partos em Palmeira, como aconteciam no passado, e reestruturar o atendimento médico em todos os bairros e comunidades rurais. Além disso, cada comunidade contará com um veículo para transporte de pacientes, profissionais – principalmente médicos e enfermeiros – em todos os postos de saúde e remédios nas unidades. Também vamos modificar o sistema de transporte de pacientes que precisam de tratamento em outras cidades. Hoje eles saem de ônibus de madrugada e só retornam para casa à noite, mas isso não vai mais acontecer.

Existe algum projeto para a educação pública, incluindo valorização dos professores e melhorias nas escolas?

Com certeza. O IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] de Palmeira não está satisfatório e temos escolas precisando de reformas ou ampliações urgentes. Eu vou cuidar disso. Vamos construir uma escola no maior bairro da cidade, que é a vila Rosa, e novas creches, inclusive em algumas comunidades do interior. Mas o principal fator parece ser justamente a questão da valorização profissional. Tivemos o prazer de receber grupos de professores durante a campanha, e a conversa sempre voltou ao ponto da falta de valorização, de apoio e de diálogo com a categoria. Temos compromisso com eles de que, ao tomar posse, vamos compor uma equipe, inclusive com representantes do sindicato, e estudar a questão financeira para resolver de vez a questão da defasagem salarial dos profissionais. Além disso, os profissionais vão indicar dois nomes e a administração dois nomes para ocupar a Secretaria Municipal de Educação. Eles vão votar e escolher o melhor. Nosso respeito pelo professor começa aí: respeitando a decisão da classe.

Durante sua campanha, o senhor falou sobre “Palmeira em frente novamente”. Na sua visão, o que falta para a cidade progredir?

Palmeira conta com o melhor entroncamento rodoferroviário do estado, está no caminho que leva às maiores cidades e regiões produtoras, tem um território enorme e fica próxima da capital e do porto de Paranaguá. Além disso, é um dos grandes produtores de grãos do estado e faz parte de uma importante bacia leiteira. Vamos investir na estrutura de formação de profissionais qualificados e mão de obra especializada, principalmente nas áreas que ajudem o município a se desenvolver, atraindo empresas que precisam desses profissionais. Voltaremos a ter os nossos rodeios com um parque que será um cartão-postal da cidade, tornando-se um centro de eventos de excelência. Temos ainda o potencial do turismo, com lugares maravilhosos. Palmeira tem um potencial enorme para se desenvolver e oferecer qualidade de vida para seus moradores e turistas.

“Vamos construir um novo Pronto Atendimento, anexo ao Hospital Santa Casa, abrir uma farmácia 24 horas e fazer a contratação de médicos especialistas nas diversas áreas”

Como o senhor gostaria de ver Palmeira no futuro?

Como já fiz no passado, vou abrir as fronteiras do município para os investimentos de indústrias que aqui venham se instalar e gerar empregos e impostos. Vou modificar a lei de zoneamento e permitir a construção de prédios acima de dez andares. Vou asfaltar o nosso Distrito Industrial e criar outro, além de investir no polo industrial da Colônia Witmarsum. Vamos apoiar e desenvolver as agroindústrias e fomentar o turismo no município, que é uma enorme fonte de renda. Com isso, quero ver Palmeira se tornar uma cidade muito bonita, mas também com excelente qualidade de vida para seus habitantes e visitantes.

Que legado o senhor espera deixar para a cidade com a sua gestão?

Espero, acima de tudo, que os meus eleitores, os que não votaram em mim e as novas gerações entendam que a política de ser exercida para o bem comum, respeitando o ser humano, independente de qualquer critério de avaliação. Se eu puder inspirar outros a agirem assim, junto com as realizações que pretendo colocar em prática, a minha missão estará plenamente cumprida e será um ótimo legado para o futuro de Palmeira. Eu espero que, daqui a quatro anos, as pessoas digam que este foi o meu melhor mandato, e que, além de administrar muito bem a cidade, eu sou um prefeito amigo e humano, e a pessoa indicada para administrar Palmeira por mais quatro anos.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #304