Sábado, 11 de Janeiro de 2025

Revista D’P – Especial Prefeitos da Região: Juca Sloboda

2024-12-12 às 13:36
Foto: Divulgação

Administrador assume a Prefeitura de Jaguariaíva com o plano de ampliar o acesso da população à saúde e educação através da valorização dos funcionários públicos

por Michelle de Geus

A Prefeitura de Jaguariaíva será comandada pela terceira vez por Juca Sloboda (PL). O administrador de 58 anos foi eleito no primeiro turno das eleições municipais deste ano com 11.129 votos, o que equivale a 54,48% dos votos válidos. Em 2013, Juca ocupava o cargo de vice-prefeito, mas, com o falecimento do prefeito na época, assumiu a posição e foi reeleito em 2016. No dia 1o de janeiro de 2025, ele retorna mais uma vez ao posto, ao lado do vice Reginaldo Cheirubim, ambos da coligação “Mais respeito e trabalho por Jaguariaíva”.
A prioridade de Juca no novo mandato será reestruturar a saúde e a educação do município. “A nossa estratégia para ampliar o acesso da população a serviços públicos essenciais, principalmente na área da saúde e da educação, é a valorização dos funcionários públicos”, explica. “Nós temos profissionais desvalorizados e sem reconhecimento, nessas duas áreas, e precisamos trabalhar junto com eles para que se sintam motivados e prestem um bom serviço à nossa população”, acrescenta.

Sloboda planeja fazer um trabalho de impacto já nos primeiros dias de sua nova administração para melhorar o atendimento na saúde pública e implantar, de imediato, um plano de cargos e salários para a valorização dos professores da educação pública. Ele também pretende modernizar o hospital municipal oferecendo atendimento para a rede particular e planos de saúde, além de investir no aperfeiçoamento do processo pedagógico da rede municipal de ensino.

Outro projeto do prefeito eleito é a criação da Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária, e a implantação de uma base da Prefeitura no interior do município para atender à população que vive nas áreas rurais. Ela terá maquinários para conservação de estradas e fornecerá calcário a custo zero para os pequenos produtores.

Sloboda também assume o compromisso de investir em infraestrutura e concluir os trabalhos de pavimentação. Ele lembra que, quando deixou a Prefeitura, em 2020, 86% das ruas estavam pavimentadas e a meta agora é chegar a 100%. Confira a entrevista com o novo prefeito de Jaguariaíva.

Este será o seu terceiro mandato à frente da Prefeitura de Jaguariaíva. Como está a sua expectativa para essa nova gestão?

A nossa expectativa para este mandato é muito boa. Nós já ganhamos muita experiência, fizemos muita coisa por Jaguariaíva, e agora o objetivo é investir nas pessoas, principalmente na saúde e na educação. A população pode esperar muita seriedade com o dinheiro público, muito respeito com as pessoas, muito diálogo e muita transparência da nossa administração.

O senhor tem falado muito em “mais respeito e mais trabalho por Jaguariaíva”. Por quê?

Porque na gestão atual faltou respeito e trabalho. Eles pensaram em obras, mas não pensaram nas pessoas, e acabaram não fazendo uma administração voltada para atender à população, principalmente aqueles que mais precisam. Esta será a nossa diretriz nos próximos quatro anos: respeito e trabalho.

Já é possível imaginar como serão os primeiros dias deste novo mandato?

Eu acredito que será de muito trabalho, para organizar tudo, pois pretendemos fazer algumas mudanças no organograma da Prefeitura, revendo alguns cargos e salários. Então, serão dias de muito trabalho até colocar a máquina para rodar e os funcionários para prestar serviço à população.

Atualmente, quais são as áreas que exigem mais atenção em Jaguariaíva?

A área que mais precisa de atenção é a saúde pública. A gestão atual baixou muito o nível e nós precisamos fazer um trabalho de impacto nos primeiros dias da administração. Por isso, a primeira coisa em que vamos trabalhar é para melhorar o atendimento da saúde pública de Jaguariaíva.

Como o senhor pretende resolver essas questões?

Nós temos um hospital municipal, que inclusive já foi um hospital regional, e que tem todas as condições de atender melhor à nossa população. Atualmente, ele atende só pelo SUS, e nós queremos abrir esse hospital para atendimento particular e atendimento de planos de saúde. Existem muitos planos de saúde aqui na região, mas que não têm um local específico para atender à nossa população. Com o aumento da demanda do trabalho, vamos precisar arrecadar mais recursos para o hospital municipal e aumentar também o número de profissionais e os equipamentos disponíveis para que a nossa população possa ter uma saúde resolutiva. Queremos que o cidadão chegue, seja consultado, faça os seus exames e saia com o tratamento. Hoje, nós temos uma saúde que não resolve. O cidadão vai lá, bate uma vez, volta, bate outra vez, volta e fica indo e vindo várias vezes sem receber tratamento.

“Queremos abrir o hospital municipal para atendimento particular e de planos de saúde. Nossa meta é que o cidadão chegue, seja consultado, faça os seus exames e saia com o tratamento”

O senhor também comentou sobre a necessidade de investimentos na educação. Quais são os seus planos para essa área?

Nós temos que valorizar os nossos professores. A desvalorização dos funcionários públicos da educação foi gritante; por isso vamos implantar o plano de cargos e salários de imediato, que já está aprovado, e valorizar os nossos professores. A estrutura das nossas escolas está boa, não precisa de muitas melhorias. O que nós temos de melhorar é a questão pedagógica dos nossos alunos, para que eles tenham um aprendizado mais efetivo, que hoje está deixando muito a desejar.

Que outras conquistas o senhor pretende trazer para a cidade?

Outro item importante do nosso plano de governo é a geração de empregos. Nós queremos trazer um programa do estado que visa a construção de barracões industriais nos municípios para abrigar novas empresas. Esse barracão industrial será construído também com recursos próprios do município, inclusive utilizando os recursos do ISS [Imposto sobre serviços] do pedágio. O objetivo é que as empresas daqui de Jaguariaíva tenham um local mais adequado para crescer e atrair novos investimentos para o município.

“O investimento em novas empresas e no turismo é uma questão estratégica para Jaguariaíva, que tem como objetivo gerar emprego e renda para a nossa população”

Jaguariaíva tem potenciais que poderiam ser explorados?

Jaguariaíva tem um potencial muito grande na atração de novas empresas, porque o município está localizado em um grande entroncamento rodoviário. Nós vamos ter investimentos importantes na duplicação de rodovias aqui na região, pois a empresa concessionária de pedágios vai implantar aproximadamente 200 quilômetros de segundas pistas. Então, Jaguariaíva vai passar a contar com estradas com muito mais qualidade, e isso é um grande atrativo para novas empresas virem para cá. Nós também temos de desenvolver o turismo, que é uma questão muito importante e, infelizmente, foi esquecida nesses últimos quatro anos, mas que pretendemos voltar a valorizar. O investimento em novas empresas e no turismo é uma questão estratégica para Jaguariaíva, que tem como objetivo gerar emprego e renda para a nossa população.

Como é a Jaguariaíva dos seus sonhos?

É uma cidade que tem uma boa saúde pública, uma boa educação, que consegue manter os seus jovens aqui com bons empregos, que tem uma estrutura de esporte e lazer para contemplar a nossa população e que, principalmente, tem qualidade de vida. Eu sonho com uma Jaguariaíva que atenda muito bem aos nossos cidadãos nos serviços básicos públicos e de lazer, e que as pessoas possam voltar a se orgulhar da nossa cidade.

“Vamos implantar o plano de cargos e salários de imediato, que já está aprovado, e assim valorizar os nossos professores”

O senhor acredita que o seu governo pode deixar Jaguariaíva mais perto desse sonho?

A minha esperança é deixar uma cidade melhor para todas as pessoas e em todos os sentidos. Com uma saúde melhor e uma educação melhor, que priorize a questão pedagógica dos alunos, com uma boa infraestrutura, com várias opções de lazer, que possa gerar emprego para a nossa juventude, que seja um destaque na questão esportiva e na questão cultural. Enfim, melhorar em todos os aspectos para que as pessoas que vivem aqui possam ter orgulho da nossa cidade.

Como o senhor espera deixar a Prefeitura ao final deste novo mandato?

Eu espero sair da Prefeitura do mesmo jeito que eu estou entrando: de cabeça erguida. E foi assim nos meus outros dois mandatos. Eu quero sair de cabeça erguida, sem ter nenhum problema de corrupção, sem ter nenhum questionamento na justiça, sem ter nenhum problema que desonre o nosso mandato, sem envergonhar os meus amigos e a minha família. Eu espero fazer um bom trabalho, com honestidade, com transparência e com sinceridade, para que possa, quando sair, ser reconhecido pela população como um bom gestor e como alguém que fez um bom trabalho em favor do nosso município e da nossa população.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #304