Ponta Grossa tem potencial para se tornar um destino de festivais de música. A cidade já conta com eventos que se destacam, como a München Fest, mas imaginar festivais inspirados em grandes referências do Brasil e do mundo é uma maneira de incentivar a economia criativa local e colocar a cidade no radar de eventos culturais. E se copiássemos os grandes festivais do Brasil e do mundo aqui em Pegê?
Rock in Rio (Rock in Rio Verde)
O Rock in Rio é um dos maiores festivais de música do mundo e oferece um mix eclético de estilos musicais. Além do rock, o festival abraça o pop, eletrônica e até gêneros como samba e rap. Ponta Grossa poderia criar uma versão local do Rock in Rio, com um grande evento anual que reunisse talentos nacionais e regionais, oferecendo uma experiência musical diversificada. O próprio nome seria uma homenagem ao Rio Verde. O que acham?
Lollapalooza (Uvapalooza)
Conhecido por sua proposta alternativa, o Lollapalooza é famoso por trazer grandes nomes da música indie, eletrônica e hip hop, com uma forte ligação com a sustentabilidade e causas sociais. Adaptar o Lolla para Ponta Grossa poderia atrair jovens e adultos com gosto por novidades musicais e tendências. Uvaranas seria o local ideal para o evento!
João Rock (Oficinas Rock)
O João Rock é um dos maiores festivais de rock do Brasil e reúne uma grande variedade de estilos, do rock alternativo ao reggae e ao pop. A proposta do festival, que foca em artistas nacionais e valoriza a cena musical brasileira, poderia ser adaptada para Ponta Grossa, promovendo uma mistura de estilos que refletisse a identidade local. Algum espaço em Oficinas combinaria bem com o estilo do evento.
Coachella (Vilella)
O Coachella se tornou sinônimo de tendências, tanto na música quanto na moda e “lifestyle”. Trazer uma versão de um festival nesse estilo para Ponta Grossa poderia atrair o público jovem e descolado que busca música alternativa e experimental, com direito a ambientes instagramáveis e uma experiência completa de entretenimento e arte visual. Imagine uma versão do Coachella nos campos abertos da região, unindo o cenário natural com instalações artísticas e palcos interativos.
Villa Mix (Vila Marina Mix)
O Villa Mix é um dos maiores festivais de música sertaneja do Brasil, reunindo artistas consagrados e novos talentos em um só lugar. Ponta Grossa, com sua forte conexão com a música sertaneja, poderia criar uma edição especial do Villa Mix, destacando a rica tradição musical da região. O evento poderia ser realizado no Jockey Club, da vila Marina, em Uvaranas!
A fusão entre música, arte, cultura e a beleza natural da região poderia colocar Ponta Grossa no circuito dos grandes festivais brasileiros. Os nomes são apenas uma brincadeira, mas você, leitor, acha que poderíamos investir em eventos grandes como esses? Continue acompanhando a revista D’Ponta e o site Que Tar!
Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #304