A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação e comercialização de uma tapioca de goma pronta com creatina, fabricada pela empresa Rocha & Filhos LTDA. A decisão foi formalizada na segunda-feira (6/1) e publicada no Diário Oficial da União (DOU), por meio da resolução nº 4.871/2024.
A medida ocorre devido à presença de creatina, substância que, embora amplamente consumida por praticantes de atividades físicas, não é permitida em alimentos convencionais. A Anvisa destaca que a creatina só é autorizada para o uso em suplementos alimentares, sendo restrita a adultos maiores de 19 anos. A resolução ainda aponta que a inclusão da creatina na tapioca representa uma violação de normas sanitárias, já que não há avaliação de segurança sobre seu uso em alimentos.
Vale lembrar que outra marca de tapioca, a Pernambuquinha, também foi alvo de uma medida similar. Um lote específico de seus produtos foi retirado de circulação após a identificação da presença de creatina, conforme estabelecido pela resolução nº 4.734 da Anvisa.
Informações: Metrópoles