Brasil tem alta em testes positivos de Covid após desembarque da variante Éris | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Brasil tem alta em testes positivos de Covid após desembarque da variante Éris

2023-08-31 às 09:33

Com o surgimento e chegada de uma nova subvariante de Covid-19, chamada Éris, o Brasil enfrenta uma alta na taxa de testes positivos da doença. As informações são baseadas nos estudos da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) e do Instituto Todos pela Saúde (ITpS).

No Brasil, o primeiro caso relacionado à cepa Éris foi notificado na última quinta-feira (17/8).

A pesquisa da Abramed revelou que a taxa de testes positivos de Covid-19 na segunda semana de agosto, que vai do dia 12 a 18, era de 13,8%. Esse número entra em contraste com o diagnóstico da última semana de julho, que tinha uma taxa de 6,3%. A variação é de quase 7,5 pontos percentuais (p.p).

Já na pesquisa do ITpS, o registrado foi de 15,3% em agosto e 7%, no mesmo período avaliado. A variação entre as semanas é de 8,3 p.p. O detalhe é que os percentuais de testes positivos são mais comuns em pessoas de 49 a 59 anos, que representam 21,4% dos resultados.

De acordo com dados do painel de coronavírus no Brasil, do Ministério da Saúde, mais de 37,7 milhões de brasileiros foram infectados com o vírus, e mais de 705 mil pessoas acabaram mortas pela doença, que tem uma taxa de letalidade atual de 1,9% no país.

leia a matéria completa no Metrópoles