“É importante orientar as famílias sobre os métodos contraceptivos que são disponibilizados pelo SUS”, destaca Robson Xavier | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

“É importante orientar as famílias sobre os métodos contraceptivos que são disponibilizados pelo SUS”, destaca Robson Xavier

2023-10-19 às 16:37

O ex-secretário adjunto de Gestão de Saúde e ex-diretor da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier, e o diretor administrativo do Hospital Anna Fiorillo Menarim, Eduardo Campos, comentaram sobre o mutirão de laqueadura e vasectomia que o hospital está realizando, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (19).

O Instituto Moriah administra o Hospital Anna Fiorillo Menarim, desde 21 de dezembro de 2022 e permanecerá por dez anos com essa função.

Oferta de procedimentos eletivos pelo Hospital de Castro

Existe uma demanda elevada em todo o Paraná por procedimentos eletivos. Em decorrência disso, o Hospital Anna Fiorillo Menarim, de Castro, atenderá aos usuários do SUS, homens e mulheres que desejam ou necessitam passar pelos procedimentos de laqueadura e vasectomia. Serão ofertados 2 mil procedimentos até o final de 2023, segundo o hospital.

“Essa campanha acontece em conjunto com a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná e, no momento, estamos com o mutirão de laqueadura e vasectomia. Então a programação é que sejam realizados aproximadamente mil procedimentos de cada especialidade”, explica Eduardo.

Robson aponta que este movimento que está acontecendo está se baseando na Lei 14.443. “Essa lei orienta os Estados e Municípios na oferta de procedimentos e métodos contraceptivos para a população, e isso vai além das laqueaduras e vasectomias”, afirma. “Então nós somos um país repleto de desigualdades sociais e as pessoas possuem diversas necessidades ligadas à saúde e ao planejamento familiar”, pondera.

Importância do planejamento familiar

Quando procedimentos como laqueadura e vasectomia estão na pauta, o planejamento familiar é o foco principal. Ele tem o objetivo de orientar as mulheres e os homens em relação aos métodos contraceptivos e outros aspectos que previnem uma gravidez indesejada.

“Isso se trata de o casal ter os seus filhos no momento que a família deseja e planejou, ou a opção de em um determinado momento não ter os seus filhos. Quando trazemos essa abordagem sobre a importância de um planejamento familiar, ele começa nas Unidades Básicas de Saúde”, pontua Robson. “É importante orientar as famílias sobre os métodos que são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde”, acrescenta.

Ele também aponta que a falta dessa orientação pode levar uma mulher a uma gravidez indesejada. “Além disso, esses aspectos também estão dentro de uma política de atenção à saúde da mulher, da criança e da redução da mortalidade materna e infantil no país”, conclui Robson.

Acompanhamento aos pacientes

Eduardo comenta que o acompanhamento aos pacientes se inicia na Unidade Básica de Saúde, local onde é feita a triagem. “Já existe uma fila de pacientes aguardando os procedimentos, então esse mutirão que estamos realizando começou por essa fila”, explica.

Ele também aponta que existem alguns requisitos para que as pacientes possam realizar esses procedimentos. “Para que a mulher realize a laqueadura hoje, ela deve ter no mínimo 21 anos, ou possuir dois ou mais filhos. O processo se inicia na UBS, com acompanhamento da assistente social e toda uma série de documentos que a paciente precisa apresentar”, assegura.

Para os homens, os requisitos são similares. “Para que o paciente possa realizar a vasectomia ele já deve ter a idade superior a 21 anos, ou ter dois filhos ou mais”, pontua Eduardo.

Serviço

O Hospital Anna Fiorillo Menarim se localiza na R. Dr. Otávio Novaes Júnior, 190 – Jardim Social Arapongas; e o telefone para contato é: (42) 3233-8000.

Confira a entrevista completa: