Quarta-feira, 19 de Junho de 2024

Hematoma subdural: veja causas e sintomas do quadro que acometeu Tony Ramos

2024-05-18 às 10:07
Foto: Estevam Avellar/Globo

O ator Tony Ramos, 75, foi internado em um hospital particular na Zona Sul do Rio de Janeiro para realizar uma cirurgia de drenagem de um coágulo, para estancar um sangramento intracraniano. Segundo o boletim médico, divulgado na quinta-feira (16) pelo hospital Samaritano, o ator precisou drenar um hematoma subdural e seu estado de saúde é estável.

Um hematoma subdural é uma condição caracterizada pelo acúmulo de sangue no cérebro, na região entre o encéfalo e o crânio. “Geralmente, o problema é causado por traumas ou lesões na cabeça e provoca sintomas como dor de cabeça persistente, sonolência e confusão”, explica Pedro Deja, neurocirurgião e presidente do Instituto Paulistano de Neurocirurgia, à CNN.

As principais causas do sangramento incluem acidente de carro, golpe na cabeça, queda e, em casos raros, pode ocorrer após uma punção lombar, de acordo com o especialista.

Tipos de hematoma subdural

Existem dois tipos de hematoma subdural: o agudo, que ocorre devido a uma lesão grave na cabeça, é o mais perigoso e seus sintomas podem surgir dentro de minutos ou poucas horas após a lesão; e o crônico, que ocorre devido a um trauma menor na cabeça e os sintomas podem levar semanas, meses ou até anos para aparecerem.

Quais são os sintomas de hematoma subdural?

Os sintomas de hematoma subdural podem incluir:

Dor de cabeça persistente;
Sonolência;
Confusão;
Alterações da memória;
Paralisia o lado do corpo oposto ao hematoma;
Dificuldade de fala ou de linguagem;
Mudança de comportamento;
Tonturas;
Náuseas e vômito;
Fraqueza;
Apatia;
Problemas na visão.

leia a matéria completa na CNN Brasil