Sábado, 23 de Novembro de 2024

Implante coclear permite refazer um ouvido de forma eletrônica em pessoas com perda de audição, diz otorrinolaringologista da O1 Saúde

2024-11-22 às 14:53
D’Ponta News

O médico especialista em otorrinolaringologia, João Maestri, da Clínica O1 Saúde, esteve em entrevista, manhã desta sexta-feira (22), no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região).

Confira os destaques da entrevista:

João inicia explicando uma nova tecnologia utilizada pela medicina: o implante coclear. Através do método, é possível refazer um “ouvido eletronicamente”, declara o médico, esclarecendo que são colocados feixes de eletrodos na cóclea que captam o som e transmite impulsos no nervo auditivo.

O dispositivo, conforme o médico conta, tem dois componentes: uma parte interna que é implantada cirurgicamente, na qual possui um imã, e uma parte externa que é atraída por este imã.

A utilização da tecnologia é indicada para quem tem perda da audição profunda e bilateral. Segundo Maestri, o uso não é indicado para quem ter perda de audição em apenas um dos ouvidos.

Para o implante, há alguns critérios como, por exemplo, ser constatada dificuldade de escutar sons acima de 70 decibéis no exame de audiometria.

Em crianças, quanto antes for diagnosticada a necessidade do implante, maior o desenvolvimento da fala.

Siga a O1 Saúde no Instagram e agende sua consulta através do telefone (42) 3122-9600.

Assista a entrevista na íntegra: