Domingo, 22 de Setembro de 2024

Má qualidade do sono pode desencadear bruxismo, diz dra. Silvia Sgarbi da O1 Saúde

2024-08-20 às 15:33
D’Ponta News

A dentista, especialista em articulação temporomandibular, popularmente conhecida como ATM, Silvia Sgarbi esteve em entrevista, manhã desta terça-feira (20), no  programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba).

Confira os destaques da entrevista:

Silvia é sócia-proprietária da clínica O1 Saúde, que recentemente completou seis anos de atividade. Ela explica que utilizamos a ATM para falar, comer, bocejar

Bruxismo

A condição do bruxismo é multifatorial, conforme explica Silvia e pode repercutir na ATM. . Fatores como ansiedade e até mesmo o uso de medicamentos podem causar o travamento mandibular e “o encostar de dentes em momentos que não é o momento da função”, esclarece.

Segundo ela, em 24 horas “nós tocamos os nossos dentes em apenas 20 minutos” se somados todos os toques, sendo na mastigação e deglutição. “Quando você encosta os dentes em outros momentos, que não são os momentos da função, não está certo”, afirma.

Esses toques, quando não são em momentos de função, provocam uma sobrecarga do sistema mastigatório, o que desencadeia diversos sintomas, como dor de cabeça, no ouvido e zumbido no ouvido.

O bruxismo noturno pode ser percebido ao acordar, com a presença de dores na face e até mesmo na coluna cervical. Em crianças, ela diz que o pode ser causado pela congestão nasal.  “Antes de colocar uma placas nos seus dentes, tem que definir a causa”, afirma, explicando que muitas vezes uma higiene do sono pode ajudar no tratamento.

Qualidade do sono

Além disso, ela ressalta que o uso de telas é o “vilão” do sono e consequentemente ajuda a provocar o bruxismo. Para um sono de qualidade, ela diz que deve-se evitar as telas por, pelo menos, duas horas de antecedência.

Durante o sono, segundo a especialista, o corpo passa por processos como consolidação da memória, armazenamento de energia, diminuição do metabolismo para recuperação dos órgãos e modulação do sistema imunológico. “Quem não dorme, fica doente”, declara, explicando que o ser humano precisa dormir o tempo suficiente de acordo com a sua idade.

Ainda, com a privação de sono, o cérebro fica mais lento para reagir a estímulos, conforme esclarece Silvia. Também, o consumo de café e álcool podem contribuir para a condição do bruxismo.

Acompanhe a dra. Silvia Sgarbi através do Instagram e das redes sociais da O1 Saúde.

Assista a entrevista na íntegra: