O médico pediatra Lincoln Gewehr Babo Alves esteve no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (14) falando sobre as doenças comuns em crianças nesta época do ano.
Leia os principais pontos da entrevista:
Lincoln afirma que no verão diminui a procura por atendimentos nos hospitais e consultórios médicos em relação ao inverno. “Mas as doenças são mais variadas, tem uma gama maior”, diz o médico, contando que no inverno as doenças são mais previsíveis.
Entre as doenças mais comuns nesta época do ano, listadas pelo pediatra, tem as que atingem a pele, como micoses, dermatite atópica, brotoejas e bichos geográficos. E outras como insolações, gastroenterite, intoxicações alimentares, hepatite A, arboviroses, otites, conjuntivites, entre outras. Além de muitos pais procurarem atendimentos médicos por traumas como acidentes causados em piscinas e afogamentos.
As causas dessas doenças comuns no verão também são variadas, havendo uma variedade de agentes causadores como bactérias, vírus, fungos, insetos transmissores; algumas causadas por alergias da própria pessoa; além de desidratação no caso das insolações.
Para prevenir estas doenças, o médico lembra de sempre lavar as mãos; lavar bem os alimentos antes de ingerir; evitar andar descalço; secar bem a pele, ouvidos e principalmente entre os dedos, virilhas e axilas, locais propícios para surgimento de micoses devido à umidade. Além de tomar bastante líquidos para manter a hidratação e comer frutas e alimentos saudáveis.
O médico enfatiza para as famílias que vão para praias e piscinas nesta época que nenhum protetor solar é indicado para bebês menores de seis meses de idade, devido à pele sensível. Portanto, é imprescindível evitar a exposição deles ao sol; e fazer uso de repelentes, indicados para bebês, a partir dos três meses de idade, para evitar picadas que possam desencadear outros problemas.
Confira a entrevista completa: