Terça-feira, 23 de Julho de 2024

Unidades de saúde exclusivas para dengue em Londrina passarão a atender até as 19h

2023-05-16 às 14:29
Foto: Vivian Honorato

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, a partir desta quarta-feira (17), as cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – do Vivi Xavier, Maria Cecília, Santiago, Ouro Branco e Ideal, que atendem exclusivamente os casos de dengue, passarão a funcionar das 7h às 19h. Com a mudança, as UBSs ficarão abertas em horário regular e não mais no período noturno.

Além disso, a partir de segunda-feira (22), a UBS do Ideal voltará com o atendimento normal, da população em geral. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sabará continua sendo referência para os casos de dengue e funciona 24h por dia, todos os dias da semana.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que a medida foi tomada devido à diminuição dos atendimentos nas unidades exclusivas, em especial na UBS do Ideal. “Esta queda nos atendimentos se deve a alguns fatores, entre eles o trabalho que a Prefeitura de Londrina vem fazendo ao longo desses meses, como as ações em campo com os agentes de Endemias. São mais de 200 agentes em campo, efetuando a aplicação de veneno com a bomba costal, realização de grandes mutirões de limpeza, em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), e ações de conscientização e educação. Fora isso, a questão climática acaba colaborando, pois a chegada do frio diminui consideravelmente a circulação do mosquito da dengue”, disse.

O secretário afirmou, ainda, que esta medida estava dentro do planejamento da SMS. “Quando fazemos esta reestruturação na rede já começamos a monitorar as possíveis data de retorno e o termômetro sempre vai ser o número de pessoas atendidas nestas unidades exclusivas. Caso haja necessidade, realizaremos alguns plantões de atendimento aos sábados”, explicou.

Dique Dengue – A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o Disque Dengue, por meio do número gratuito 0800-400-1893, para que a população possa fazer denúncias de imóveis ou áreas suspeitas de terem focos do mosquito Aedes aegypti, como terrenos baldios ou ambientes que possam facilitar a proliferação do vetor. As denúncias podem ser feitas de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Também é denunciar por meio do endereço eletrônico https://sisvas.londrina.pr.gov.br/index.php/denuncias, a qualquer hora.

da assessoria