{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnúncie na DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnúncie na DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Saúde

Você sabe o que é o "Triângulo de Perigo do Rosto"?

Área delicada do rosto pode transformar uma simples espinha em um grave problema de saúde

há 5 horas

Amanda Martins

Você sabe o que é o "Triângulo de Perigo do Rosto"?
Foto: Ilustração
Publicidade

A área denominada "triângulo de perigo do rosto" ou também conhecido como "triângulo da morte" se refere ao nariz e a pele acima dos lábios, partes com diversos vasos sanguíneos que fazem ligação com o cérebro. Este é um lugar onde você jamais deve espremer uma espinha.

O que há de tão perigoso no triângulo de perigo?

Segundo especialistas, espremer uma espinha nessa parte do rosto pode abrir caminho para uma infecção. Isso acontece porque o sangue que circula na área drena para o cérebro por meio do seio cavernoso, uma rede de veias localizada atrás das órbitas oculares.

Embora seja raro, uma infecção iniciada no triângulo de perigo pode se espalhar rapidamente e provocar complicações graves, como trombose séptica do seio cavernoso, meningite, infecção cerebral, abscesso, pneumonia e até AVC. Entre os riscos também estão danos aos nervos faciais, incluindo paralisia nos músculos dos olhos.

Especialistas reforçam que a chance de um caso assim evoluir para algo fatal é pequena, mas não impossível. Sempre que há rompimento da pele e contato com bactérias, existe risco de infecção.

Como lidar com espinhas nessa região?

Para reduzir os riscos, a recomendação é não espremer as espinhas localizadas no triângulo de perigo. Algumas alternativas seguras incluem:

  • Compressa morna: aplicar uma toalha aquecida (não muito quente) por 10 a 15 minutos ajuda a acelerar a cicatrização.

  • Adesivo para espinhas: pode absorver secreções e proteger a área.

  • Consulta médica: dermatologistas podem indicar tratamentos rápidos e seguros, como injeções de cortisona ou antibióticos.

Quando procurar ajuda médica?

Caso uma espinha ou infecção na região piore com o passar dos dias, apresentando sintomas como febre, calafrios ou tremores, é fundamental procurar atendimento médico imediato. Isso porque o agravamento pode indicar que a infecção está se espalhando e atingindo áreas mais críticas do corpo.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também:

Saúde Conecta PG promove integração entre saúde, tecnologia e população de Ponta Grossa e regiãoEvento gratuito reúne especialistas, tecnologia e serviços para a população no Centro de Eventos em outubro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarões, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anúncie na DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia