Sexta-feira, 12 de Abril de 2024

5 dicas para iniciar sua jornada de preparação para os vestibulares

2024-02-19 às 14:34
Foto: André Jonsson

A preparação para o vestibular assume um papel crucial na jornada dos estudantes. E, durante esse período, a busca por orientações especializadas se torna essencial. O professor de Filosofia e coordenador do Sepam Vestibulares, Yuri Sócrates, compartilhou seis dicas para os alunos que se dedicam aos estudos e se preparam para o retorno às aulas. Elas visam otimizar o tempo, além de permitir que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais e enfrentem os desafios comuns dessa fase. A seguir, confira as recomendações do professor.

Rotina consistente

O estudante precisa estabelecer horários regulares de estudo, respeitando as horas necessárias para dormir. Uma rotina consistente o ajuda a manter o foco, a disciplina, garantindo um melhor aproveitamento do tempo dedicado aos estudos.

Sociabilidade e exercícios físicos

É importante que o aluno cuide da saúde física e mental durante a preparação para o vestibular. É fundamental que seja reservado tempo para atividades sociais, exercícios físicos e momentos de lazer. Conduzir toda a dedicação com essas práticas contribui para o bem-estar geral e pode aumentar a eficiência nos estudos.

Tempo para todas as matérias

Embora seja comum focar nas disciplinas específicas do vestibular, é essencial dedicar tempo para todas as matérias. Todas elas têm a sua importância e podem auxiliar para um melhor desempenho geral nas provas.

Fique informado

Todo vestibulando precisa se manter atualizado sobre acontecimentos atuais e detalhes relevantes da sociedade. Muitos vestibulares cobram questões e produções de texto, que contextualizam e envolvem conteúdos com acontecimentos da atualidade. Para se manter informado, uma dica são os podcasts e sites de notícias. Os programas em áudio são práticos e abordam diversos temas, enquanto os sites de notícias oferecem informações atualizadas. Sempre verifique a veracidade das informações, antes de compartilhá-las.

Aprenda com os erros

Aprender com os erros é essencial para o progresso. É natural sentir medo de falhar, mas é importante se expor, fazer questões e analisar as falhas cometidas. É importante que o aluno destaque as áreas que teve mais dificuldades e busque entender o conteúdo em que errou.

Como última dica, o professor aponta a ilusão do aluno em saber tudo. “Baseado na famosa frase do filósofo Sócrates ‘Só sei que nada sei’, é importante reconhecer que acreditar que se sabe de tudo pode ser o ponto em que o aluno começa a declinar. Manter a humildade e estar aberto ao aprendizado contínuo é fundamental”, afirma o coordenador do Sepam Vestibulares.

Para saber mais sobre a estrutura do Sepam Vestibulares ou obter informações sobre matrículas, os interessados podem ligar na secretaria do Sepam Vestibulares pelo telefone (42) 3224-2300 ou acessar o site.

Sobre o Colégio Sepam

Fundado em 1939, na cidade de Ponta Grossa (PR), pelos professores Roberto Emílio Mongruel e Altair de Oliveira Mongruel, o Sepam é uma instituição de ensino particular de nível infantil, fundamental, médio e pré-vestibular. Possui duas unidades em operação, sendo a segunda na cidade de Castro (PR), inaugurada em 1993. Com perfil arrojado e inovador, o Colégio Sepam implantou, em 2015, o programa de ensino médio internacional – o High School -, por meio de um convênio com a Universidade de Missouri (Estados Unidos). Na unidade Sepam Vestibulares, a Instituição conta com mais de 40 anos de atuação no segmento de pré-vestibular, consolidado como um dos líderes do Paraná, com mais de 10 mil aprovações em destacadas universidades brasileiras. O Colégio Sepam tem como linha filosófica a formação humanista de seus alunos e possui professores bilíngues com formação em diferentes áreas da licenciatura. Mais informações: sepam.com.br, facebook.com/sepamcolegio e @sepamcolegio (Instagram).

da assessoria