Atletas de ginástica rítmica do Sepam se preparam para fase final dos Jogos Escolares do Paraná | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

Atletas de ginástica rítmica do Sepam se preparam para fase final dos Jogos Escolares do Paraná

2023-06-26 às 10:56

As atletas de ginástica rítmica do Colégio Pontagrossense Sepam se preparam para disputar a fase final dos Jogos Escolares do Paraná. A última etapa da competição acontece em Maringá entre 14 e 22 de julho para atletas de 15 a 17 anos e em Apucarana de 4 a 12 de agosto para os estudantes de 12 a 14 anos. Os treinos acontecem no próprio colégio, com carga horária de até dez horas semanais. O comando da equipe fica por conta da professora Érica Canesim, formada em Educação Física, com especialização em Ginástica Rítmica e com 20 anos de experiência na instituição. 

A ginástica rítmica é um dos esportes ofertados aos alunos pelo colégio e sua prática traz diversos benefícios. De acordo com Érica, para a parte física, a modalidade traz melhorias no desenvolvimento da coordenação motora, força muscular, equilíbrio, aumento da flexibilidade e correção postural. E para a área cognitiva a ginástica também melhora a concentração, autoconfiança, socialização, entre outros.  

No Colégio Sepam, as aulas de ginástica rítmica se dividem em iniciação esportiva, intermediário e avançado. Durante o período de iniciação os alunos treinam por duas horas semanais. Já o treinamento de rendimento varia de cinco a dez horas por semana.  

A professora explica que os movimentos são executados de maneira saudável e respeita o processo e a fase em que cada aluno se encontra. “As habilidades são alcançadas no tempo de cada aluna, algumas podem precisar de mais e outras de menos tempo para realizar cada movimento. Isso não anula a capacidade delas”, afirma Érica. 

A expectativa da professora agora é de a equipe conquistar bons resultados nos JEPs, fruto da dedicação e comprometimento das atletas. A ginástica rítmica do Sepam conta com cerca de 70 alunas com idade de 4 a 14 anos. Além dos Jogos Escolares do Paraná, as atletas também disputam ao longo do ano a Copa Escolar de Ginástica Rítmica. Ainda em junho, participaram também do Festival Tapete Mágico, evento que tem como objetivo mostrar aos pais o trabalho realizado durante as aulas no primeiro semestre.  

Os interessados em conhecer a estrutura do Sepam e os treinamentos de ginástica rítmica podem visitar a instituição na rua General Carneiro, 1171. Para mais informações, entre em contato com a secretaria da instituição pelo (42) 3225-2677, ou acesse o site.

Sobre o Colégio Sepam   

Fundado em 1939, na cidade de Ponta Grossa (PR), pelos professores Roberto Emílio Mongruel e Altair de Oliveira Mongruel, o Sepam é uma instituição de ensino particular de nível infantil, fundamental, médio e pré-vestibular. Possui duas unidades em operação, sendo a segunda na cidade de Castro (PR), inaugurada em 1993.  Com perfil arrojado e inovador, o Colégio Sepam implantou, em 2015, o programa de ensino médio internacional – o High School -, por meio de um convênio com a Universidade de Missouri (Estados Unidos). Na unidade Sepam Vestibulares, a Instituição conta com mais de 40 anos de atuação no segmento de pré-vestibular, consolidado como um dos líderes em aprovações do Paraná, com mais de 10 mil aprovações em destacadas universidades brasileiras. O Colégio Sepam tem como linha filosófica a formação humanista de seus alunos e possui professores bilíngues com formação em diferentes áreas da licenciatura. Mais informações: sepam.com.br, facebook.com/sepamcolegio e @sepamcolegio (Instagram).  

da assessoria