Colégio Sepam investe em usina de energia solar | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

Colégio Sepam investe em usina de energia solar

2023-06-21 às 18:20
Foto: Glow Energia Solar

262 placas solares foram adquiridas, integrando uma série de ações voltadas para a sustentabilidade desenvolvidas na instituição

O Colégio Pontagrossense Sepam investiu na aquisição de uma usina de energia fotovoltaica. Com a instalação, a instituição tornou-se autossuficiente na geração de energia elétrica, através da implantação de 262 placas solares no complexo esportivo do colégio. A estimativa é de que mais de 176 mil kWh de energia elétrica sejam produzidos a cada ano, quantidade que geralmente é consumida em cerca de 100 residências familiares. 

A energia solar limpa, gerada no Colégio Sepam, equivale a uma redução de 549 toneladas de CO², no meio ambiente, em um total de 25 anos, além de corresponder a 2,2 mil árvores que deixarão de ser cortadas. 

O investimento faz parte de uma série de ações que a instituição tem colocado em prática nos últimos 10 anos, visando à sustentabilidade. De acordo com o diretor Osni Mongruel Junior, a implantação da energia solar no Colégio tem por objetivo, além de contribuir com o meio ambiente, colaborar com a educação dos estudantes. “Trabalhamos no colégio os diversos aspectos da sustentabilidade econômica e ambiental. Desenvolvemos o projeto Ecopam com nossos alunos, promovendo atividades educativas que reforçam a necessidade de os cuidados ambientais serem realizados por todos, em todas as atividades do dia a dia. O investimento em energia solar reforça que o Colégio é exemplo no comprometimento com a causa ambiental”, frisa o diretor. 

Ações em sustentabilidade

O Sepam realiza captação da água da chuva para abastecer banheiros e irrigação dos jardins; aquecimento de água por boiler solar; pintura dos telhados em branco; luminárias de alto rendimento, torneiras de fechamento automático; máquinas de ar-condicionado, modelo inverter; e coleta seletiva de papel, papelão, alumínio e EPS (isopor). O colégio inclusive é o precursor na campanha desenvolvida pelo Sinepe/PR (Sindicato das Escolas Particulares) em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, sendo um ponto de coleta de isopor. A arrecadação é levada para as associações de catadores de material reciclável de Ponta Grossa. 

Dentro do programa ‘Líder em Mim’, que fomenta o protagonismo dos jovens estudantes, os professores também realizam atividades que incentivam os alunos a cuidarem do meio ambiente. Uma das ações apoiadas pela instituição é a “Brasil sem Frestas”, que promove a arrecadação de caixinhas de leite para utilização no revestimento de paredes de residências em situação precária. “Despertar e desenvolver a consciência social e ambiental nas crianças é uma forma de promovermos cidadania.” destaca Mongruel.  

Os interessados em conhecer mais a instituição e os projetos desenvolvidos na área da sustentabilidade podem visitar o Colégio, localizado na Rua General Carneiro, 1171, centro – Ponta Grossa – PR.

Sobre o Colégio Sepam

Fundado em 1939, na cidade de Ponta Grossa (PR), pelos professores Roberto Emílio Mongruel e Altair de Oliveira Mongruel, o Sepam é uma instituição de ensino particular de nível infantil, fundamental, médio e pré-vestibular. Possui duas unidades em operação, sendo a segunda na cidade de Castro (PR), inaugurada em 1993.  Com perfil arrojado e inovador, o Colégio Sepam implantou, em 2015, o programa de ensino médio internacional – o High School -, por meio de um convênio com a Universidade de Missouri (Estados Unidos). Na unidade Sepam Vestibulares, a Instituição conta com mais de 40 anos de atuação no segmento de pré-vestibular, consolidado como um dos líderes do Paraná, com mais de 10 mil aprovações em destacadas universidades brasileiras. O Colégio Sepam tem como linha filosófica a formação humanista de seus alunos e possui professores bilíngues com formação em diferentes áreas da licenciatura. Mais informações: sepam.com.br, facebook.com/sepamcolegio e @sepamcolegio (Instagram).

do Sepam