Coordenador do Sepam Vestibulares destaca a importância da disciplina na rotina de estudos dos vestibulandos | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024

Coordenador do Sepam Vestibulares destaca a importância da disciplina na rotina de estudos dos vestibulandos

2023-08-22 às 14:28

O professor e coordenador do Sepam Vestibulares, Yuri Sócrates, comentou sobre a necessidade do vestibulando ter disciplina em sua rotina de estudos, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (22).

Próximas provas

O Sepam prepara seus alunos para todas as provas e concursos que a UEPG e outras instituições oferecem, e Yuri destaca que alguns processos seletivos estão se aproximando como o PSS, vestibular e Enem. “Nós teremos o Processo Seletivo Seriado da Universidade Estadual de Ponta Grossa, dia 29 de outubro, e o vestibular no dia 26 de novembro”, explica. “Além dessas provas também teremos o Exame Nacional do Ensino Médio, em novembro, que ocorrerão em dois domingos consecutivos”, acrescenta.

Dedicação e apoio familiar

O coordenador pondera que a dedicação durante até mesmo os finais de semana é necessária para os alunos que estão se preparando para a realização de alguma dessas provas e têm a ambição de serem aprovados. “Os alunos que estão engajados na realização de todas essas provas podem dizer adeus, por um período, aos seus finais de semana. As datas entre as provas são próximas e é necessária uma rotina de dedicação total”, assegura.

Ele também comenta que a família tem alguns papéis importantes nesse processo para auxiliar esses estudantes. “A família tem o compromisso com a educação, que não se refere exclusivamente a pagar a mensalidade de um colégio para o filho. Esse é um ponto fundamental, porém é necessário existir a compreensão do momento do filho”, afirma. “É importante respeitar algumas liberdades como a de escolha do curso, porque muitas vezes existem pensamentos contrastantes entre a família, que deseja um certo rumo ao seu filho, e o filho que tem uma predileção e talento para outras áreas. Então essa compreensão da individualidade do aluno é fundamental”, complementa.

O respeito ao espaço e tempo de estudo é extremamente importante durante esse processo de preparação, segundo Yuri. “Tem uma história de um aluno nosso, que agora felizmente está dentro da universidade, e passou por um problema familiar durante a preparação”, explica. “A sua família, por não ter tido uma trajetória dentro de universidade e não conhecer como funciona esse universo, estranhava o ‘excesso’ de tempo que ele dedicava ao estudo e questionava o ‘afastamento da família’ para estudar. Então é necessário os familiares entenderem que essa rotina faz parte da vida de um vestibulando e que ele precisa dedicar esse período de tempo para ser aprovado”, pondera.

‘Sete pecados capitais’ e importância da disciplina

O coordenador brinca sobre a existência de ‘sete pecados capitais do vestibulando’, que estão relacionados ao não saber estudar de alguns de seus alunos. “Existem alunos disciplinados e bem intencionados com os seus estudos, mas não sabem estudar. E isso nós chamamos de ‘os pecados capitais do vestibulando'”, aponta. “O primeiro deles é um pecado, que muitos de nós também cometemos além dos nossos estudos, é a inconsistência. Se você depender de motivação pra estudar não dará certo, porque nem todos os dias você a terá, mas é necessário ter disciplina”, destaca.

Para existir uma rotina de estudos, a consistência e disciplina são fundamentais para que não existam ‘altos e baixos’ nessa preparação, segundo Yuri. “A disciplina serve para você ter aquela rotina diária de estudos, independentemente do seu humor e motivação no dia. Ela é muito mais valiosa para o resultado final que você utilizar de picos de motivação para estudar, porque podem ter picos que rendem muito e no outro dia você estar patinando”, ressalta.

O volume de conteúdos que um vestibulando precisa estudar é muito grande. “Se o vestibulando não tiver disciplina para estudar todos esses conteúdos, não será da noite para o dia que ele conseguirá suprir toda essa demanda de conteúdos”, finaliza.

Serviço

Para saber mais sobre os cursos do Sepam Vestibulares, basta entrar em contato no telefone: 3224-2300 (WhatsApp) ou acessar as redes sociais: @sepamvestiba.

Confira a entrevista completa: