Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024

“Novas tecnologias possuem recursos pedagógicos que auxiliam o aluno no processo de aprendizagem”, destaca Sônia Mongruel

2024-04-08 às 16:26

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (08), a coordenadora pedagógica do Colégio Sepam, Sônia Mongruel, comentou sobre a importância da presença dos pais no processo de aprendizagem dos alunos.

Relação entre a escola e a sociedade

Sônia pontua que não se pode olhar para a escola atualmente como algo isolado da sociedade. “Não podemos olhar para a escola como algo fora da complexidade do mundo hoje, então também temos essa função de manter uma harmonia dentro do ambiente escolar independente de quem esteja sendo afetado [família, escola ou sociedade]. Um papel muito importante que a escola possui é o de trabalhar no meio em que está inserida”, explica.

A coordenadora aponta que esse aspecto evoluiu muito recentemente e que as famílias possuem um papel muito importante. “A família está muito presente nesse processo, porque a escola não consegue fazer nada sozinha. Existem algumas questões que sem essa presença da família não conseguimos resolver”, ressalta. “Em muitos casos a consequência ou causa do que acontece na escola está diretamente relacionada à família, então nós precisamos dessa presença dos pais juntamente com a escola”, acrescenta.

Valores e concepção de vida

Ela assegura que um dos aspectos principais é o pai conhecer a escola em que seu filho estuda para que não exista um desacordo entre concepção de vida. “Nós precisamos que eles estejam conosco nessa caminhada para que não exista um desacordo muito grande entre a concepção de vida e valores que aquela família e a escola possuem. Nós insistimos em valores como o compromisso, que ensinamos desde a educação infantil para que aquele aluno tenha compromisso com as suas atividades quando for um adulto”, destaca.

Sônia afirma que o Sepam trabalha com alunos desde a educação infantil até o ensino médio. “Então nós conseguimos acompanhar essas crianças nesse período de desenvolvimento que é crucial para a vida do adulto e ser humano”, pontua.

Influência das novas tecnologias

A coordenadora aponta que as novidades tecnológicas fazem parte do contexto do mundo atual e que a escola precisa se adaptar para acompanhar essa geração. “Os alunos menores pegam o livro na mão e fazem o movimento com o dedo inicialmente ao invés de folheá-lo, por acreditar que aquilo é uma tela [como as de aparelhos celulares e tablets]. Nós sabemos que em casa a tecnologia se faz presente o tempo todo através do uso das redes e aparelhos eletrônicos, então a criança habitua-se a isso e a escola precisa aprender a lidar”, pondera.

Ela assegura que os dispositivos possuem muitos recursos pedagógicos que podem auxiliar o aluno no processo de aprendizagem. “Quando você consegue, por meio de um aplicativo, mostrar para um criança o que é o relevo do Paraná como se estivesse sobrevoando o estado, isso concretiza melhor um conteúdo que é bastante abstrato. Você possui hoje recursos para auxiliar na alfabetização de crianças neuroatípicas, por exemplo”, finaliza.

Sobre o Colégio Sepam   

Fundado em 1939, na cidade de Ponta Grossa (PR), pelos professores Roberto Emílio Mongruel e Altair de Oliveira Mongruel, o Sepam é uma instituição de ensino particular de nível infantil, fundamental, médio e pré-vestibular. Possui duas unidades em operação, sendo a segunda na cidade de Castro (PR), inaugurada em 1993.  Com perfil arrojado e inovador, o Colégio Sepam implantou, em 2015, o programa de ensino médio internacional – o High School -, por meio de um convênio com a Universidade de Missouri (Estados Unidos). Na unidade Sepam Vestibulares, a Instituição conta com mais de 40 anos de atuação no segmento de pré-vestibular, consolidado como um dos líderes do Paraná, com mais de 10 mil aprovações em destacadas universidades brasileiras. O Colégio Sepam tem como linha filosófica a formação humanista de seus alunos e possui professores bilíngues com formação em diferentes áreas da licenciatura. Mais informações: sepam.com.br, facebook.com/sepamcolegio e @sepamcolegio (Instagram).

Confira a entrevista completa: