Professor lista sete erros cometidos pelos vestibulandos durante preparo para as provas | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Professor lista sete erros cometidos pelos vestibulandos durante preparo para as provas

2023-07-24 às 15:19
Foto: André Jonsson

Por vezes, a jornada do estudante que se prepara para entrar no ensino superior é puxada, cansativa e desgastante. Nesse sentido, ter um cronograma e rotina de estudos são essenciais para uma excelente performance. No entanto, adotar determinados hábitos durante esse período podem prejudicar o desempenho dos alunos e influenciar no resultado das provas.

O coordenador do Sepam Vestibulares, Yuri Sócrates, separou alguns dos erros cometidos pelos estudantes, durante o período de preparo para vestibulares e demais provas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Confira aqui as dicas do que evitar no preparo para a realização dos exames.

Inconsistência de rotina

O professor explica que estudar oito, dez e doze horas em um dia, e não estudar no outro, é um erro. “O aluno precisa ter e manter a consistência nos estudos, criar e inserir um planejamento na sua rotina e no tempo que dedica a cada matéria é fundamental, afirma Yuri.

Atraso

A pontualidade é essencial no dia a dia do aluno vestibulando. O professor esclarece que os horários devem ser regrados para todas as atividades, seja: dormir, estudar, relaxar, descontrair, entre outras. Segundo Yuri, limitar e estabelecer horários refletem em uma rotina e uma saúde mental mais tranquila.

Medo de resolver questões

O professor Yuri expõe que muitos estudantes disciplinados ainda têm medo de resolver provas, testes e simulados por medo de se frustrar. “Não tema fazer provas por errar questões, é apenas um treinamento, está aí o momento de errar, este é um passo essencial da aprendizagem” revela.

Manter o celular o celular ao lado

O estudo exige concentração, imersão e foco dos alunos. “Estipule momentos específicos para o uso do celular, ficar preso à internet impede que o estudante aproveite inteiramente o conteúdo, foque nos detalhes e desenvolva as questões”, explica Yuri.

Produzir sem produzir

“Gastar muito tempo com resumos, assistindo vídeos de conteúdos, ou somente lendo as apostilas pode dar uma sensação de dever cumprido, porém, no preparo para o vestibular o mais importante é se testar, resolver questões sobre as matérias estudadas” relata o professor.

Desinformação

Com um mundo cada vez mais conectado, os alunos precisam estar por dentro das notícias. “Por exemplo nas redações, não se trata somente de saber montar a estrutura do texto solicitado pela prova, mas sim saber escrever e relacionar o mundo contemporâneo com o conteúdo aprendido em sala “, explica Yuri.

Ignorar matérias

O professor também alerta os alunos a não focarem somente nas matérias em que possuem mais facilidade. “Não dá para se dedicar somente as suas disciplinas específicas, assim ele pode deixar de compreender e pontuar outras matérias que podem ser diferenciais para a sua aprovação “, afirma o professor.

da assessoria