“Saber estudar é fundamental, mas saber ter um tempo livre e usufruir dele é fundamental”, destaca coordenador do Sepam Vestibulares | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024

“Saber estudar é fundamental, mas saber ter um tempo livre e usufruir dele é fundamental”, destaca coordenador do Sepam Vestibulares

2023-08-15 às 15:05

O professor e coordenador do Sepam Vestibulares, Yuri Sócrates, comentou sobre a importância do equilíbrio na preparação para o vestibular, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (15).

Preparação emocional

Para quem está estudando para o vestibular, a preparação emocional é muito importante. Durante este processo, o aluno está com uma carga grande de conteúdos para estudar e é essencial que esteja equilibrado emocionalmente.

“A cabeça do aluno é extremamente importante como a parte técnica, neste processo. Eu sempre falo pro aluno que ter aquela rotina puxada, sabendo a hora de começar e terminar os estudos é fundamental”, explica Yuri. “Porém algo que sempre repito para eles é que um bom artista deve saber a hora de parar, ou seja, é necessário saber quando parar o seu estudo e ter um tempo pra si”, acrescenta.

Rotina de estudos e saúde mental

O coordenador também aponta que é necessária uma rotina concreta de estudos para que os objetivos sejam atingidos. “Sempre frisamos muito para os nossos alunos que ter uma rotina sólida de estudos é fundamental para uma aprovação, mas isso não necessariamente tem que consumir a saúde mental dele e as suas relações sociais”, pondera.

Ele também relata que o Sepam Vestibulares realiza um bate-papo com os alunos quinzenalmente, para saber como eles estão se sentindo nesta reta final para o vestibular. “Este bate-papo é mais aberto e não segue necessariamente um roteiro de estudos, mas com a ideia de poder ouvir esse aluno nesta reta final e saber quais são os seus dramas e preocupações”, ressalta. “As preocupações são as mais diversas, porque às vezes o aluno está mantendo um rotina de estudos adequada, se dedicando bastante e estudando todas as matérias, mas está com um problema familiar que está impactando no seu cotidiano e tirando o seu foco, por exemplo”, complementa.

O coordenador comenta que a equipe busca estar atenta se seus alunos estão tendo esse equilíbrio na sua rotina de estudos. “Saber estudar é fundamental, mas saber ter um tempo livre e usufruir dele cultivando-se, como diriam os romanos, é fundamental”, destaca.

Serviço

Para saber mais sobre os cursos do Sepam Vestibulares, basta entrar em contato no telefone: 3224-2300 (WhatsApp) ou acessar as redes sociais: @sepamvestiba.

Confira a entrevista completa: