Sindicato Rural de PG: Soluções tecnológicas ajudam na otimização das operações no campo | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Sindicato Rural de PG: Soluções tecnológicas ajudam na otimização das operações no campo

2023-04-21 às 17:05

Em live do Quinta com Café, promovida pelo Sindicato Rural de Ponta Grossa, na noite desta quinta-feira (20), o presidente Gustavo Ribas Netto e o palestrante Deivison Cristian, gerente da Tratorsolo, empresa especializada em maquinário agrícola, debateram sobre as diversas soluções tecnológicas que têm ajudado produtores rurais a otimizar suas operações e aumentar a produtividade. “Tudo que vem agregado na máquina vem para trazer benfeitorias, seja no consumo, na distribuição, isso impacta bastante no bolso do agricultor”, afirma.

Deivison pontua que, atualmente, dentro do ramo agrícola, os produtores dispõem da tecnologia embarcada, seja no trator, plantadeira ou pulverizador. “No trator, antigamente era 1.000 reais por CV, mas era simples, não tinha conforto. A parte de tecnologia GPS, hoje você pode acompanhar ao vivo e tirar todas as informações sobre a operação que o trator está fazendo, como a velocidade de trabalho. Consegue saber se o operador está fazendo a aplicação da maneira correta. Temos a tecnologia que pode ser acoplada a qualquer equipamento, de qualquer marca”, diz.

Se antigamente a tecnologia utilizada para plantar era precária, hoje com o GPS o agricultor pode trabalhar com sinal corrigido. “Sempre vai andar no mesmo rastro, tem uma precisão de 2 cm de variação e não vai implicar na plantação, vai ter qualidade de plantio melhor, aplicação correta, vai saber quantas sementes por metro estão caindo”, destaca.

Já na pulverização, Deivison enfatiza os pulverizadores com estação meteorológica. “Consegue saber questão de umidade de ar, velocidade de vento, a condição melhor para você dar ao produto, tem toda a parte de desligamento de sessão, onde tem uma economia de produto. Além de agregar na aplicação correta do produto, também tem a economia. Hoje as máquinas vêm com motor eletrônico, trabalha com rotação menor e baixo consumo de combustível”, completa.

Para saber mais sobre as tecnologias embarcadas, confira a live na íntegra: