Uma nova trend nas redes sociais tem chamado a atenção dos usuários e preocupado pais. Trata-se da “Se garante na beleza?”, desafio que tem se popularizado principalmente no Instagram e TikTok.
Ele funciona da seguinte maneira:
Para ter sua foto publicada, o interessado — geralmente com idade entre 8 e 13 anos, perfil fechado e poucos seguidores — deve procurar uma conta que promova concursos de beleza. Após encontrar a página, ele envia uma mensagem privada com um simples “oi” ao administrador.
Caso seja selecionado, o usuário receberá uma resposta também com um “oi” e será solicitado a fornecer seu nome, idade, responder à pergunta “se garante na beleza?” e enviar uma foto ou vídeo de si mesmo. O diálogo completo, contendo dados pessoais e a imagem do pré-adolescente, é então publicado para uma audiência que pode chegar a centenas ou milhares de seguidores, que farão a avaliação da aparência do participante.
Para a educadora parente Patricia Dijkstra, apesar de parecer inofensiva, a trend preocupa pelo uso de músicas com letras inapropriadas e o risco de imagens em contextos negativos, como o de exploração infantil. “Isso é um alerta urgente e os pais precisam estar atentos e adotar medidas de prevenção”, alerta.
“A criança precisa ter noção dos perigos existentes na Internet em geral, para isso precisam de educação digital. Os pais precisam ter diálogo aberto com seus filhos, conversar sobre a influência das redes sociais e como alguns desafios podem ter consequências perigosas. As crianças precisam de supervisão: monitorar o que os filhos estão fazendo nas redes, incluindo os perfis que seguem e as interações. Isso não é falta de confiança, é cuidado!”, complementa. Além disso, a educadora aponta que é necessário criar um ambiente de confiança onde as crianças se sintam à vontade para falar sobre as tendências que encontram nas redes sociais.