Oito motivos para ‘dar um tempo’ de olhar tanto o celular | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024

Oito motivos para ‘dar um tempo’ de olhar tanto o celular

2023-06-09 às 17:22
Smartphone, celular, em uso.

O celular hoje em dia é usado para várias tarefas, mas o uso excessivo pode desencadear vários problemas, inclusive de saúde. Para muitos, só a ideia de ficar alguns instantes sem o celular soa como algo perturbador. Os benefícios do smartphone são inegáveis, seja como uma ferramenta de trabalho ou como um dispositivo que conecta pessoas de qualquer parte do mundo. Hoje, é possível pagar uma conta enquanto está sentado no sofá de casa ou até mesmo pedir um jantar completo por delivery, por exemplo.

Problemas nos olhos, dores em diversas partes do corpo, acidentes no trânsito: até que ponto é saudável os celulares serem inseridos de maneira exacerbada na rotina das pessoas? Quando isto passa a ser um problema? Questionamentos começam a surgir, enquanto evidências vão se comprovando. Pensando nisso, o TechTudo listou oito motivos para “dar um tempo” de olhar tanto o celular.

1. Evitar alguns problemas de vista

Apesar de ser considerado um ótimo aliado no cotidiano, o uso excessivo de celular pode ter alguns efeitos negativos sobre a saúde ocular. A fadiga nos olhos é um bem comum. O foco nas telinhas carregadas de informações — como textos e imagens — pode levar à tensão e cansaço dos músculos dos olhos.

Outro problema corriqueiro é a síndrome do olho seco, que ocorre quando não existem lágrimas suficientes para manter os olhos lubrificados, podendo gerar lesões na vista. A síndrome pode acontecer devido à poluição, ao excesso de exposição ao sol e também ao uso excessivo de celular e de outros aparelhos eletrônicos, já que o ser humano tende a piscar menos os olhos.

2. Evitar insônia

A tão falada luz azul, que é emitida pela tela dos celulares, pode interferir na produção do hormônio que regula o sono — a melatonina. Os olhos estão acostumados a absorver a luz azul do sol durante o dia. Quando ela vem à noite, interrompe os ritmos circadianos que estimulam a descansar à noite e acordar pela manhã. Por maior que seja sua tela, o celular continua sendo um aparelho pequeno em relação ao corpo humano, e com isso é normal que as pessoas o utilizem bem próximo ao rosto para que a visão seja mais confortável, o que acaba deixando o contato com a luz azul ainda maior.