Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Rompimento de fibra deixa usuários da TIM sem comunicação nesta quinta-feira (13)

2023-04-13 às 15:18

A TIM está fora do ar para parte dos clientes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul na tarde desta quinta-feira (13) devido a um rompimento de cabo de fibra ótica, conforme a empresa confirmou ao TechTudo. A pane afeta todos os estados da região Sul. Equipes técnicas estão no local para que a normalização ocorra “o mais breve possível”, segundo a empresa.

As reclamações sobre a internet da TIM começaram a surgir pouco antes das 13h00. Nas redes sociais, os consumidores questionavam por que o sinal do 4G havia desaparecido. Em alguns casos, apenas o serviço de SMS estava funcionando.

A fibra ótica é essencial para o fornecimento de serviço de telecomunicações. O smartphone se conecta à torre de telefonia numa transmissão sem fio, mas todo o restante do trânsito de informações se dá por meio de rede cabeada, formada principalmente pela fibra.

A TIM é uma das três gigantes do setor no Brasil, junto com a Claro e a Vivo. Ela atende quase 62 milhões de assinantes de telefonia móvel e cerca de 735 mil clientes de banda larga fixa, segundo os dados mais recentes da Anatel.

do TechTudo / foto: arquivo