Na última semana, a Organização Não Governamental Doutores Palhaços SOS Alegria realizou uma importante reunião com a direção do Hospital Luiza Borba Carneiro (HLBC) de Tibagi. O encontro, que contou com a presença dos secretários municipais de Saúde e de Educação, teve como objetivo alinhar ações conjuntas para promover a humanização no ambiente hospitalar e a integração da comunidade com o trabalho social desenvolvido pelos voluntários, no fomento à participação de tibagianos na seleção e treinamento da ONG.
De acordo com o coordenador geral da ONG, durante a reunião, foram discutidas estratégias para expandir as atividades da entidade no hospital, com foco na promoção do bem-estar emocional de pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde. Segundo ele, para isso, foi solicitado aos presentes que motivem a inscrição dos interessados na seleção que moram em Tibagi, para que possam se tornar voluntários da entidade.
“Nosso objetivo é capacitar voluntários em Tibagi para levar sorrisos e esperança, pois acreditamos que o riso é um remédio poderoso e fundamental no processo de recuperação”, disse Madalozo, que lembra que além de Ponta Grossa, os Doutores Palhaços já atuam na Santa Casa do município de Palmeira, também nos Campos Gerais, sem nenhuma oneração ao Município ou ao hospital.
Miguel Nasser Bisneto, diretor-geral do HLBC, comenta que o trabalho dos Doutores Palhaços já era conhecido por ele há algum tempo através das redes sociais, pois sua esposa foi voluntária da equipe no passado. “Lembro dela destacando o quanto era gratificante esse trabalho voluntário. Agora, como diretor do Hospital Luiza Borba Carneiro, busquei esse contato para viabilizar esse nobre trabalho na nossa unidade, bem como estruturar um projeto que atenda o nosso serviço de saúde municipal, levando alegria ao maior número de pessoas”, projeta. “Espero, com muito entusiasmo, que essa parceria entre Hospital, Município e SOS Alegria seja concretizada nos próximos dias para logo iniciarmos os trabalhos em Tibagi”, conclui o diretor-geral do HLBC.
Participaram da reunião a secretária municipal de Educação, Ana Cláudia Pinheiro da Costa, e o secretário municipal de Saúde, Luis Tadeu de Andrade Mercer. Para Mercer, é de extrema importância essa parceria. Ele revela que o município conta com três Unidades de Saúde na cidade e três unidades no interior. “Temos um público extremamente carente de empatia. Então, com esse serviço, essa atividade, vai melhorar muito o tratamento dessas pessoas. Eu acredito que tanto o Hospital quanto as nossas unidades precisam desse atendimento. Por isso, eu vejo essa iniciativa como muito positiva, para que nossa população tenha um tratamento mais humanizado, com o trabalho dos Doutores Palhaços”, destacou o secretário de Saúde.
O trabalho dos Doutores Palhaços SOS Alegria nos espaços de saúde faz parte do Plano Anual “Salvando Risos” da Organização Doutores Palhaços SOS Alegria, aprovado pelo Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura (Pronac n º 248282), e recebe o patrocínio das empresas DAF Caminhões, PACCAR Financial e Grupo Barigui, contando com apoio do Premium Vila Velha Hotel, com produção executiva da ABC Projetos Culturais.
Sobre a Seleção de Voluntários 2025:
A instituição visa selecionar até 25 pessoas para atuarem em espaços de saúde na cidade de Ponta Grossa e região, após receberem capacitação e treinamento. O edital e as inscrições estão disponíveis online. As inscrições vão até o dia 14 de março de 2025 e podem ser feitas pelo site https://sosalegria.org/processo-seletivo-2025, onde está disponível o edital com mais informações.
da assessoria