Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024

D’P Vida & Estilo: Filmes e séries para quem ama moda, por Giovana Giostri

2024-07-14 às 12:48

Com o friozinho chegando, nada como tirar o fim de semana para curtir um bom filme ou série, não é mesmo? Se você é fã de moda como eu, prepare a pipoca, porque aqui vou listar onze produções sobre o assunto, dos mais clássicos aos recém-produzidos

MARIA ANTONIETA

Filme, 2006, Netflix
Não há dúvidas de que Maria Antonieta foi um ícone fashionista que usava a moda como instrumento de poder. O filme conta a história da jovem rainha da França do século XVIII, desde a sua chegada à França até a sua condenação à morte por traição. O destaque fica por conta do figurino que retrata toda a opulência da época, o rococó, que seria motivo de chacota posteriormente. Os vestidos volumosos, chapéus e acessórios, toda a exuberância, traçam um paralelo com a história da personagem principal. O figurino, que conquistou uma estatueta do Oscar, é tão opulento quanto a própria rainha, que tinha um orçamento anual equivalente a US$ 3,6 milhões em moeda atual só para a compra de roupas.

BONEQUINHA DE LUXO

Filme, 1961, Apple TV
Um dos maiores clássicos do cinema, “Bonequinha de Luxo” conta com o icônico figurino de Audrey Hepburn criado por Hubert de Givenchy. O filme narra o encontro entre uma garota de programa, interpretada por Hepburn, e um escritor em crise. Ela sonha em se casar com um milionário, enquanto ele é sustentado por uma amante. Ao se apaixonarem, a personagem de Hepburn precisa resolver um dilema pessoal: seguir os seus planos ou viver esse amor.

CASA GUCCI

Filme, 2021, Netflix
“Casa Gucci” é um filme dramático e policial baseado no livro “The House of Gucci”. Estrelado por ninguém mais ninguém menos que Lady Gaga, o longa desvenda o lado obscuro da tradicional marca italiana Gucci. A trama se desenvolve com histórias da disputa familiar pelo comando da empresa, casos de sonegação de impostos, a venda da marca para um grupo de investidores que não entendia de moda e o assassinato de Maurizio Gucci. Uma curiosidade: boa parte dos figurinos são originais dos arquivos da “maison”.

COCO ANTES DE CHANEL

Filme, 2009, Apple TV e Netflix
O filme retrata o início da carreira de Gabrielle Bonheur Chanel, que trabalhava como costureira durante o dia e apresentadora de cabaré à noite. Foi lá onde ela conheceu um rico herdeiro e se tornou a sua consultora de moda e também amante. Cansada dos tradicionais trajes femininos da época, que incluíam espartilhos justos, chapéus e muita renda, Coco buscou inspiração nas roupas de seu amante para criar a linha elegante e sofisticada de roupas femininas que levou Chanel ao topo da alta-costura parisiense.

O DIABO VESTE PRADA

Filme, 2006, Star+
Obrigatório nas listas de filmes de moda, o longa estrelado por Anne Hathaway mostra a saga de uma ingênua garota recém-formada que é contratada como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), editora de uma grande revista de moda. Além de poderosa e sofisticada, a sua nova chefe é extremamente exigente e implacável – boatos dizem que a personagem foi inspirada em Anna Wintour, editora da “Vogue” americana. A melhor parte é acompanhar a mudança de estilo da personagem de Anne Hathaway no decorrer do filme e as mais de 100 marcas de grife que aparecem no longa.

SRA. HARRIS VAI A PARIS

Filme, 2021, Netflix
Em “Sra. Harris vai a Paris”, ambientado na década de 1950, a empregada doméstica viúva Ada Harris se apaixona por um vestido de alta-costura da Dior. Ela decide que precisa desesperadamente ter um vestido igual e passa a fazer de tudo para economizar o dinheiro para comprá-lo. Depois de receber repentinamente uma pensão de viúva de guerra, ela viaja para Paris para fazê-lo. Mas a encantadora senhora não contava com a malfadada divisão de classes socias, que no mundo da moda parisiense é representada pela ideia de que a alta-costura foi feita para as classes mais altas, pois, se todas as mulheres de todas as classes sociais pudessem comprar um vestido Dior, que diferencial ele teria, que status ele proporcionaria?

VALENTINO: O ÚLTIMO IMPERADOR

Documentário, 2008, YouTube
O documentário acompanhou os últimos dois anos da carreira do famoso estilista italiano Valentino Garavani antes de sua aposentadoria. Ao mesmo tempo que presta homenagem a esse grande ícone da moda, é também uma despedida. Ao lado do companheiro de longa data, Giancarlo Giammetti, Valentino se prepara para o desfile em que comemora 45 anos de carreira.

THE NEW LOOK

Série, 2024, Apple TV
Esta série recém-lançada, ambientada na Segunda Guerra Mundial, mostra a história chocante de como o ícone da moda Christian Dior e os seus contemporâneos, como Coco Chanel, Pierre Balmain e Cristóbal Balenciaga, navegaram pelos horrores da guerra e deram início à moda moderna. O filme narra ainda, de forma épica, o declínio de Coco Chanel, ao se envolver com o comando nazista, e a ascensão de Christian Dior.

CRISTÓBAL BALENCIAGA

Série, 2024, Disney+
Outra série recente, “Cristóbal Balenciaga” retrata a história do criador da marca Balanciaga e a sua obsessão pelo controle em todos os aspectos de sua vida. Com uma carreira de sucesso em seus ateliês em Madri e San Sebastián, vestindo a elite e a aristocracia espanhola, o estilista apresentou a sua primeira coleção de alta-costura em Paris no ano de 1937. No entanto, os designs que lançaram tendências na Espanha não se adequaram ao sofisticado império da moda que Paris havia se tornado. Balenciaga, então, definiu o seu estilo e acabou se tornando um dos estilistas mais importantes de todos os tempos.

EMILY IN PARIS

Série, 2020, Netflix
Com a quarta temporada prevista para estrelar ainda este ano, a série mostra a rotina de Emily Cooper, uma jovem executiva de marketing que se muda de Chicago para Paris após receber uma proposta de trabalho de uma agência de marketing francesa. Emily aceita o desafio, mesmo sem falar francês, e passa a dividir com os seus seguidores no Instagram a nova rotina na cidade-luz. Amigos, amores, moda e muitos looks inspiradores fazem parte desse enredo cativante.

NEXT IN FASHION

Série, 2020, Netflix
Com duas temporadas, o reality show mostra 18 estilistas em ascensão competindo pela chance de ganhar US$ 250.000 e estrear uma coleção no Net-a-Porter. Para isso, eles precisam impressionar jurados especialistas para ganhar o cobiçado prêmio e a chance de ser o próximo ícone da moda. O destaque fica por conta dos looks marcantes e ousados de Gigi Hadid na segunda temporada.
Espero que gostem das minhas sugestões. Eu já estou ansiosa aguardando a estreia da série que conta a história de Karl Lagerfeld, o polêmico estilista que comandou a grife Chanel por 36 anos. A produção, com seis episódios, estará disponível a partir do dia 7 de junho no Disney+. Para mais conteúdos sobre moda, sigam-me no Instagram: @gigiostri.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #301

Vida & Estilo

por Giovana Giostri