Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Vinhos & Viagens: 5 dicas gastronômicas para quem adora São Paulo, por Patrícia Ecave

2022-02-14 às 15:12

5 dicas gastronômicas para quem adora São Paulo!

 

A agitada São Paulo está entre as 4 maiores cidades do mundo e, além de ser um grande centro econômico, também é conhecida como a “Selva de Pedras” do Brasil. Para além disso, em São Paulo há muita cultura, hospitalidade, desenvolvimento profissional, museus, arquitetura histórica, parques e, claro, bares e restaurantes incríveis que oferecem muita gastronomia de qualidade e diversa.

Você vai muito a São Paulo e está sem tempo de pesquisar restaurantes legais? Hoje trago para você algumas dicas especiais da minha última passada por lá, confira:

BARDEGA

Um Wine bar muito original, com ambiente agradável, decoração linda, muitas winestations (máquinas que servem vinho fracionado, isto é, em taça) e (pasmem!) são quase 100 tipos de vinhos do mundo todo para você provar. As doses começam em R$ 6,00 e os preços variam conforme o vinho e a quantidade escolhida. Adorei a experiência, os preços são acessíveis e o menu de variedades é muito criativo, seja nas entradas, nos pratos principais ou nas sobremesas.

No dia em que conheci o local, além de provar muitos vinhos, provei um snack com carvão, guacamole e chips de batata doce, que estava simplesmente maravilhoso! O Bardega ainda tem harmonizações guiadas e temáticas, e para participar é necessário acompanhar a programação da casa e fazer a sua reserva!

Se quiser ver um pouco mais sobre o Bardega, confira meu bate-papo com o sommelier de lá, Luis Cruz, no link abaixo:

> Bate-papo com Luis Cruz

Contato: (11) 2691 7578

Email: [email protected]; [email protected]
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 218
Itaim Bibi – São Paulo, SP – 04544-000
Horário de funcionamento: De terça a sábado – das 18h30 às 01h

 

A FIGUEIRA RUBAIYAT

A centenária e enorme figueira que dá nome ao restaurante é, por si só, uma experiência especial, pois compõem a estrutura da casa que se tornou um ícone. O estabelecimento conta com amplos espaços para refeições de negócios, comemoração de datas especiais e até mesmo eventos corporativos. Tive um atendimento exemplar da equipe de marketing, assim como do sommelier da casa, Fernando Sousa, que me apresentou o local e principalmente a premiada adega que atualmente conta com 14 países no portfólio.

 

O menu apresenta pratos com toques mediterrâneos e ingredientes frescos da mais alta qualidade, além das carnes da Fazenda Rubaiyat – que, segundo a revista Veja SP, é a melhor carne da cidade. O Grupo Rubaiyat possui 9 restaurantes em 5 países: Brasil (São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro), Argentina, Chile, México e Espanha.

No link abaixo você pode conferir minha conversa com o sommelier da casa Fernando de Sousa:

> Conversa com Fernando de Sousa

Rua Haddock Lobo, 1738 – Jardim Paulista – São Paulo, Brasil
Fone: (55) 11 3087-1399
Horário de funcionamento:
De domingo a quinta – das 12h às 23h
sexta e sábado – das 12h às 00h

FASANO

Desde 1982, o Restaurante Fasano é reconhecido por sua alta gastronomia italiana e serviço impecável. Projetado pelos renomados arquitetos brasileiros Isay Weinfeld e Marcio Kogan, o restaurante Fasano recebe seus clientes em um ambiente elegante e com serviço primoroso. A adega, comandada pelo sommelier Manoel Beato, apresenta variedade de Châteaux, Barolos e Brunellos coletados durante viagens pelas regiões vinícolas da Itália e da França. O restaurante dispõe de 80 lugares e de uma sala privativa que acomoda até 26 pessoas e está localizado no lobby do Hotel Fasano São Paulo, no Jardim Paulista, bairro nobre de São Paulo.

Patrícia e Manoel Beato Sommelier Executivo do Grupo Fasano.

Durante minha visita, tive a honra de conversar com ele, que admiro muito, e ouvir um pouco sobre sua vida: Manoel Beato, um dos profissionais mais famosos do Brasil. Se você ainda não o conhece, pesquise sobre ele e vai encontrar matérias nos meios de comunicação mais famosos do Brasil. Tenho a satisfação de compartilhar com vocês um pouco do meu bate-papo com ele no link abaixo:

> Bate-papo com Manoel Beato

Horário de funcionamento:
De segunda a quinta – das 19h às 00h
Sexta e sábado – das 19h às 1h
Domingo–  fechado
Rua Vittorio Fasano, 88 – São Paulo
Fone: 11 3896 4000 – [email protected]

 

CASA SANTA LUZIA

Nem só de restaurante vive o ser humano que aprecia gastronomia, vinhos e curiosidades. No meu caso, também gosto de adquirir produtos para casa, portanto fiz uma visita ao famoso Empório & Supermercado Casa Santa Luzia de São Paulo, localizado na região dos Jardins, com 95 anos de tradição. A variedade de produtos importados é imensa e impressiona!

Tem alimentos especiais, padaria, mercearia, carnes, peixes, frutos do mar e uma adega linda com vinhos de diversos países, além de destilados e outras bebidas diferenciadas. É difícil descrever a quantidade de produtos curiosos e a variedade, por isso vale uma visita e, inclusive, lá dentro mesmo você pode saborear chá ou café na cafeteria.

Horário de funcionamento:
De segunda a sábado –  das 7h30 às 20h30
Alameda Lorena, 1.471 – São Paulo
Fone: (11) 3897-5000 – [email protected]

EMPÓRIO DO TUGA

Empório e restaurante português que conta com mais de 300 rótulos, sendo 80 somente de vinhos portugueses. Fundado em 2019 pelo empresário Pedro Carvalho, que pertence à quarta geração que está à frente da Quinta de Santa Eufêmia no Douro, em Portugal. Além dos vinhos, o local oferece outras bebidas como gins, conhaques, vodkas, pastas, queijos, embutidos e pratos da gastronomia portuguesa. Vinhos em taça também são servidos por R$ 35,00 a taça, e eu provei uma alheira (embutido típico de Portugal) incrível no dia da minha visita.

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta – das 10h às 20h
Fone: 011-976634880
Endereço: Alameda Lorena, 1263 – Jardim Paulista, São Paulo – SP.

 

Espero que tenham gostado, em breve trarei mais sugestões de outras cidades!

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.