Sábado, 27 de Abril de 2024

Vinhos & Viagens: ‘5 vinhos rosés para o Dia da Mulher’, por Patrícia Ecave

2024-03-08 às 17:29

Veja rótulos de diversos países que são perfeitos para qualquer ocasião

Os vinhos rosés são excelentes opções para presentear no Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Além da cor bonita que chama atenção, este estilo de vinho refrescante e saboroso combina com diversas ocasiões e comida. Pode regar um delicioso almoço, um jantar romântico ou ainda acompanhar uma ensolarada tarde na praia ou na piscina. Sem contar as possibilidades de harmonizações que vão desde peixes e frutos do mar a massas com molhos leves, pratos vegetarianos, saladas e carnes brancas.

A versatilidade desta bebida pode explicar por que o consumo de vinho rosé vem crescendo no Brasil há cerca de uma década, tendo dobrado entre 2019 e 2021.

Confira a seguir 5 vinhos rosés para presentear no Dia da Mulher:

Espumante 3B Rosé

A premiada enóloga portuguesa Filipa Pato é uma autoridade no mundo do vinho por produzir grandes rótulos biodinâmicos ou “sem maquiagem”, como ela os define. Este espumante rosé é um dos rótulos mais famosos de Filipa.

Apresenta aromas muito expressivos com notas de morango, romã e anis. Em boca, é seco, frutado, mineral e possui excelente acidez. Elaborado pelo método tradicional, amadurece por 9 meses sur lies. Ótimo vinho para acompanhar entradas, além de combinar com salmão e frutos do mar.

Manon Côtes de Provence Rosé

Os vinhos rosés da Provence, ao sul da França, dispensam apresentações. Este vinho elegante é elaborado com as uvas Grenache (60%), Cinsault (30%) e Syrah (10%), três castas clássicas da Apelação Côtes de Provence. Entre seus aromas, flores brancas e pêssego. Em boca, é seco, com estrutura sedosa e longo final. Excelente como aperitivo, acompanha com maestria as culinárias tailandesa e japonesa, além de pratos com curry.

Jas des Vignes Provence Rosé

Blend das uvas Grenache, Syrah e Cinsault, esse rosé da Provence apresenta intensos aromas florais, com notas frutadas. No paladar, é fresco, com bom corpo e final prolongado. Excelente como aperitivo, também acompanha perfeitamente a culinária oriental e pratos com curry.

Voga Rosé Trevenezie IGT

Um delicioso rosé italiano com aromas de frutas vermelhas e notas florais. Em boca, é refrescante e equilibrado. Perfeito como aperitivo e para culinária asiática.

99 Rosas Rosé Edição Especial e Limitada

Vinho espanhol orgânico com belos aromas de frutas vermelhas. Em boca, é frutado e fresco, e combina com pescados, frutos do mar, saladas e massas leves.

Onde encontrar em Curitiba:

Adega Brasil
Adega Municipal
Bacco e Tabaco (Campo Largo)
Casa da França
Celeiro Municipal
Condor
Festval
Luigi Pietro
MHG Distribuidora
Queijos e Vinhos
Scopel
Supermercado DuLeo
E-commerce Grande Adega: https://www.grandeadega.com.br/
Importadora Porto a Porto: https://www.portoaporto.com.br/

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.