Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Vinhos & Viagens: A redescoberta da gastronomia curitibana pelo Prêmio Bom Gourmet

2021-12-01 às 13:37

Na última terça-feira (30) o Jornal Gazeta do Povo realizou a festa do Prêmio Bom Gourmet de gastronomia nas dependências do Espaço Klaine em Santa Felicidade, que contou com a participação de convidados e novidades do setor.

Após mais de dois anos de desafios, a culinária curitibana finalmente conseguiu se reunir nesta terça (30) para comemorar o 11º Prêmio Bom Gourmet. A premiação de 2020 interrompida em decorrência da pandemia, apresenta à cidade uma visão panorâmica da gastronomia.

Ao festejar os convidados, este Prêmio Bom Gourmet assume um novo formato, a diferença dos anos anteriores é que premiou todos os mais de 300 restaurantes selecionados. Essas instituições constituem o Mapa Culinário de Curitiba, que retrata o que vem acontecendo no setor desde janeiro de 2020 e aponta os rumos do desenvolvimento nos próximos anos.

A categoria de premiação deste ano consiste em nomeações online do público e de juízes especialistas. Todos os selecionados fazem parte do mapa gastronômico, que destaca as tendências e os novos cenários gastronômicos formados em Curitiba e região. Todas as instituições podem ser encontradas no site www.premiobomgourmet.com.br.

Categorias

A premiação sempre priorizou o sabor para definir a categoria, e neste ano destacou a instituição. O novo conceito retrata o momento de superação de dificuldades. Para tanto, novas categorias e dinâmicas foram criadas para destacar as tendências do mercado na pandemia nos últimos dois anos.

Popular – Novidades
A trajetória do prêmio Bom Gourmet 2021 começa com a nomeação para a categoria “Popular – Novidades ” no site da premiação, no dia 9 de agosto.
Quem abriu um negócio e se destacou diante das incertezas e adversidades recentes?
Para montar este retrato, a equipe Bom Gourmet ouviu a opinião dos consumidores que contaram o que viram por perto e quanto gastaram no bairro e na rua onde moram. Entre as novas iniciativas que surgiram durante a pandemia, as 30 instituições que receberam mais atenção formam o mapa.

A ambientação de locais lançados neste período também tem destaque no Prêmio. HAUS, a plataforma de arquitetura, design e decoração da PinÓ, fez uma curadoria entre os 30 novos empreendimentos indicados da etapa de Novidades e selecionou projetos que apresentam soluções adequadas ao momento que vivemos. Para esta seleção, contou com um grupo especializado de profissionais que apontou nove estabelecimentos que também fazem parte do mapa da gastronomia.

Popular – Especialidades
Esta etapa teve indicação do público no mês de setembro. O foco não era no prato ou produto, mas no estabelecimento da preferência do leitor. As categorias que abrem para indicação popular são cafeteria; padaria; doceria; pizzaria; hamburgueria; cachorro-quente; massas; carnes; oriental; local com espaço aberto (urbano); local com em espaço aberto (rural); opção de almoço; restaurante oriental. Os nove estabelecimentos mais indicados pelo público em cada categoria entrarão para o mapa do Prêmio, somando outros 108 selecionados.

Jurados Convidados – Estabelecimentos/Especialidades
Com base nas mudanças de consumo, o Bom Gourmet trouxe categorias com jurados convidados, consumidores que são compradores de determinados tipos de produtos e serviços. Este júri indicou estabelecimentos nas categorias como Onde comprar vinho; Onde comprar cerveja; Restaurante; Entrega; Vende de tudo. Entrarão para o mapa 10 indicados em cada categoria, somando ao mapa mais 50 selecionados. A colunista do D´Ponta Patrícia Ecave, jornalista e especialista em vinhos, participou como jurada da nova categoria de vinhos.

O evento realizado com maestria por toda a equipe contou com vários parceiros que apresentaram suas criações, seja na gastronomia ou em atividades recreativas como a Paganini que ofereceu aos convidados uma divertida plataforma 360 graus como as utilizadas no prêmio do Oscar, vários expositores de patrocinadores e espaços instagramáveis estavam distribuídos pelo evento, um show do saxofonista Derico Sciotti animou a noite que contou com a presença de Ana Amélia Cunha Pereira vice presidente do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e sócia proprietária do jornal Gazeta do Povo, Andréa Sorgenfrei, Head da Pinó e ainda, Deise Campos editora Chefe do Bom Gourmet e coordenadora geral do evento.

 

Ana Amélia Cunha Pereira, vice-presidente do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), e Patrícia Ecave, jornalista e especialista em vinhos.

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.