Vinhos & Viagens: ‘Bodega Norton – vinhos argentinos com 125 anos de tradição chegam ao Brasil pela Porto a Porto’, por Patrícia Ecave | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Vinhos & Viagens: ‘Bodega Norton – vinhos argentinos com 125 anos de tradição chegam ao Brasil pela Porto a Porto’, por Patrícia Ecave

2022-10-10 às 15:30

Um dos principais produtores da Argentina, a Bodega Norton está entre os melhores terroirs da Argentina e chega ao Brasil com linhas variadas para todos os apreciadores de vinhos, dos mais leves aos mais potentes.

A Bodega Norton, localizada em Mendoza, é internacionalmente reconhecida pela excelência de seus vinhos, profissionalismo e preocupação com a sustentabilidade. Os números são grandiosos: ostenta 125 colheitas, 1.265 hectares próprios em Luján de Cuyo, mais de 150 prêmios internacionais, a presença em mais de 70 países e a 5º colocação entre os maiores exportadores de vinhos da Argentina. Agora, os vinhos Bodega Norton passam a ser trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

A história da vinícola nos leva a 1895, quando o engenheiro Edmund Norton se encantou pelo terroir de Mendoza e encomendou vinhas francesas para um nova vinícola em Luján de Cuyo. Assim nasceu a Bodega Norton. Em 1950, seus vinhos já eram aclamados nacionalmente e, no fim dos anos 1980, o empresário Gernot Langes-Swarovski, da austríaca Cristal Swarovski, adquiriu a vinícola. Hoje, a Bodega está sob a direção de Michael Halstrick, filho de Gernot, e reúne vários enólogos premiados sob a supervisão de David Bonomi, eleito “Enólogo do Ano” em 2020, pelo crítico Tim Atkin. Em 2017, a revista Decanter incluiu David em sua lista dos 10 Melhores Enólogos da América do Sul.

David Bonomi

Além da qualidade e sofisticação, a Norton apresenta forte compromisso com a sustentabilidade, sendo pioneira no desenvolvimento e uso de “garrafas ecológicas” para reduzir a utilização do vidro, e o primeiro na Argentina a ser certificado internacionalmente pela produção sustentável.

Na última semana a Porto a Porto realizou um almoço harmonizado para imprensa e profissionais do vinhos, para apresentar a linha que estará no Brasil, o evento contou com a presença do enólogo David Bonomi, “dedico muitas horas, esforços e também minha paixão na produção de vinhos, é fundamental a consistência e responsabilidade em todo processo de produção para oferecermos qualidade aos nossos clientes”, destaca o enólogo nascido na Argentina, de descendência italiana.

Durante o almoço conversei longamente com Bonomi, é um profissional que se destaca e já nas primeiras palavras é possível  perceber o gosto e a paixão que nutre pelo universo do vinho. Além dos trabalhos que já desenvolve na Norton, contou sobre o novo desafio que busca em uma região da Patagônia,  que nesse momento encontra-se em fase de testes com o cultivo de duas castas. Não posso deixar de destacar que além do profissionalismo, Bonomi não mede esforços para compartilhar conhecimentos do setor vitivinícola, é merecedor de aplausos.

Dentre os rótulos que chegam ao Brasil estão os conceituados Gernot, Lote Negro, Lote e Privado Family Blend; as linhas Altura, Reserva, D.O.C, Select e Sexy Fish; além da Porteño. O tinto Gernot foi criado por Michael Halstrick, filho do proprietário da Bodega, em sua homenagem, em 2003. O rótulo expressa toda a elegância e tipicidade dos melhores terroirs do Vale do Uco.

O Lote Negro é a máxima expressão do Vale do Uco e seu terroir, além de ser um dos vinhos prediletos do famoso enólogo da Norton, David Bonomi. Os três vinhos Lote apresentam as peculiaridades da uva Malbec em três terroirs: Finca la Colonia, Agrelo e Lunlunta.

O Privado Family Blend é um blend exclusivo de alta qualidade criado a pedido da família Swarovski na busca de encontrar um rótulo especial para desfrutar entre seus amigos. Um rótulo verdadeiramente único, uma seleção especial das melhores barricas de Malbec, Merlot e Cabernet Sauvignon, que resulta em um corte harmonioso, complexo e elegante.

A linha Altura foi inspirada na conexão entre solo, elevação e microclima em um vinhedo especial localizado em Mendoza, possuindo garrafas limitadas por ano. A Reserva é caracterizada por sua elegância e complexidade. Os rótulos passam por barrica e a maioria é muito bem pontuada e as videiras de 30 a 50 anos são manejadas com baixos rendimentos, o que é sinônimo de qualidade.

Um dos maiores destaques da bodega, o Malbec D.O.C. é um autêntico expoente do Malbec argentino, caracterizado por seu excelente corpo, cor intensa, aromas complexos e final delicado. Este vinho amadurece por 6 meses em barricas de carvalho e posteriormente passa 9 meses em tanques de concreto.

Os vinhos da linha Select se distinguem pelo caráter frutado e elegante, de excelente estrutura. A Sexy Fish é focada no público jovem, com linguagem moderna e vinho descomplicado. A linha Porteño é um convite para descobrir Buenos Aires e sua cultura através de uma garrafa de vinho. A inspiração para o rótulo vem de uma arte tradicional de rua chamada “Filete Porteño”, que reflete a paixão e a cultura da cidade de Buenos Aires no início do século XX.

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.