Vinhos & Viagens: ‘Brasil fecha com 704 premiações em 23 concursos internacionais em 2022’, por Patrícia Ecave | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Segunda-feira, 04 de Março de 2024

Vinhos & Viagens: ‘Brasil fecha com 704 premiações em 23 concursos internacionais em 2022’, por Patrícia Ecave

2023-01-15 às 13:06
Foto: Melhores Destinos/Reprodução

Crescimento das premiações em relação a 2021 é de 70%

Desde que a Associação Brasileira de Enologia (ABE) coordena o trabalho de envio de amostras de vinhos e espumantes para concursos realizados em diversas partes do mundo, os rótulos nacionais já somam 6.614 premiações. Este trabalho começou ainda em 1995 e de lá para cá nunca mais parou. O reconhecimento internacional tem sido essencial para a imagem do vinho brasileiro no exterior e também no mercado interno, abrindo portas para as vinícolas ampliarem sua área de atuação. O valor é ainda maior pelo fato de as medalhas virem de concursos que carregam a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da Federação Mundial das Grandes Competições Internacionais de Vinhos e Bebidas Espirituosas (Vinofed), incluindo competições consolidadas entre as mais importantes do setor. Esta coleção de prêmios marca o ano de 2022 como o melhor desses 27 anos, somando 704 premiações em 23 concursos realizados em 12 países.

Ao longo do ano, os prêmios foram chegando da Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Portugal, Reino Unido, Suíça e Uruguai, que sediaram grandes eventos, reunindo especialistas internacionais. Os espumantes seguem liderando com 55,25% das premiações (389 rótulos), mas os vinhos mantêm uma excelente performance com 44,75% (315 rótulos). Do total, foram 13 prêmios especiais de categoria, 39 Duplo Ouro, oito Grande Ouro, 331 Medalhas de Ouro, 149 de Prata, 114 de Bronze e 50 Menções Honrosas.

“O setor vitivinícola brasileiro pode comemorar. Nunca na história do país, viu-se este volume de premiações num único ano. As vinícolas, os enólogos, os engenheiros agrônomos, estão todos de parabéns. Esta é uma celebração de todos, que eleva a imagem do Brasil, um país do Novo Mundo que evoluiu muito rápido na elaboração de vinhos e espumantes com qualidade internacional”, destaca o presidente da ABE, enólogo André Gasperin. “Nós, enólogos do Brasil, vamos seguir fazendo a nossa parte nas empresas e aqui na ABE, com certeza, seguiremos promovendo e divulgando nossa diversidade e qualidade únicas”.

O Brasil foi representado em 17 dos 23 concursos com enólogos e diretores da ABE que integraram o júri, degustando as amostras com especialistas de todo o mundo.

DESEMPENHO PREMIAÇÕES VINHO BRASILEIRO 2022

Total de premiações – 704 (389 para espumantes e 315 para vinhos)

 

Prêmios Especiais de Categoria – 13

Duplo Ouro – 39

Grande Ouro – 08

Medalha de Ouro – 331

Medalha de Prata – 149

Medalha de Bronze – 114

Menção Honrosa – 50

 

CONCURSOS 2022

 

Vinalies Internationales – França

29º Concurso Chardonnay du Monde – França

Citadelles du Vin – França

23º Vinagora – Hungria

46º Challenge International du Vin – França

Bacchus 2022 – Espanha

International Wine Challenge – Reino Unido

4º International Awards Virtus – Portugal

11º Brazil Wine Challenge – Brasil

Thessaloniki International Wine & Spirits Competition – Grécia

Concours Mondial de Bruxelles – Espanha, Itália, Portugal

Città del Vino 2022 – Itália

Decanter World Wine Awards 2022 – Reino Unido

Vinus 2022 – Argentina

25ª edição do Mondial des Pinots – Suíça

Muscats du Monde – França

30º Mondial des Vins Extremes – Itália

International Wine Spirits Competition 2022 – Reino Unido

Concurso Sélections Mondiales – Canadá

8º Concurso Internacional Tannat al Mundo Terruño de Oro – Uruguai

27º Catad’Or World Wine Awards y Catad’Or World Spirits Awards – Uruguai

Concurso Internacional de Vinhos e Licores La Mujer Elige – Argentina

Effervescents du Monde® 2022 – França

 

Fonte ABE – Associação Brasileira de Enologia.

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.