Vinhos & Viagens: ‘Cá da Bairrada Espumante Bruto branco 2010 é o grande vencedor do Concurso de Vinhos e Espumantes Bairrada 2022’, por Patrícia Ecave | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Segunda-feira, 04 de Março de 2024

Vinhos & Viagens: ‘Cá da Bairrada Espumante Bruto branco 2010 é o grande vencedor do Concurso de Vinhos e Espumantes Bairrada 2022’, por Patrícia Ecave

2022-12-12 às 11:11

A região da Bairrada é uma região vinícola portuguesa situada na província da Beira Litoral e região do Centro em Portugal, são produtores de vinhos tranquilos e também é a região mais famosa produtora de espumantes em Portugal. Na última semana foi realizado o Concurso de vinhos e espumantes, onde foram premiados os melhores em 5 categorias.

 

A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) em Portugal voltou a organizar o Concurso de Vinhos e Espumantes Bairrada, depois de um ano de intervalo em 2020 e de em 2021, ter dedicado esta competição aos espumantes. Esta edição de 2022 realizou-se no último dia 05 Dezembro, com revelação e entrega de prémios dois dias depois, no Aliança Underground Museum, em Anadia. O Cá da Bairrada Espumante Bruto branco 2010 foi o grande vencedor da noite, tendo sido o mais bem pontuado entre quase uma centena de amostras postas à prova de jurados, entre sommeliers e enólogos.

A edição deste ano traz novidades: além do grande vencedor, atribuído ao mais bem pontuado entre os melhores do concurso, a CVB distinguiu os melhores vinhos em cinco categorias: espumante, espumante Baga Bairrada, vinho branco, vinho tinto e vinho da sub-região Terras de Sicó. O grande destaque deste concurso foi para o Cá da Bairrada Espumante Bruto branco 2010, das Caves da Montanha, que arrecadou o prêmio maior e melhor espumante. A Messias ganhou nos vinhos brancos com o seu Bairrada Clássico de 2017. Já nos tintos, o melhor foi o São Domingos Grande Reserva 2017, das Caves com o nome homólogo.

De regresso aos espumantes, congratulado na categoria de melhor espumante Baga Bairrada foi o Primavera Baga Bairrada Grande Reserva Extra Bruto branco 2017, das Caves Primavera. Este ano, a Comissão Vitivinícola da Bairrada decidiu distinguir o melhor vinho da sub-região Terras de Sicó. Subiu ao pódio, para receber o galardão de melhor nesta categoria, o Baforeira Reserva tinto 2020, de Maria Teresa Proença Simões da Silva Resende. Foi uma forma de privilegiar a acentuada qualidade dos néctares produzidos nesta sub-região com certificação Indicação Geográfica Protegida (IGP) Beira Atlântico.

No que toca a medalhas de ouro, foram atribuídas 27: 15 para espumantes, na sua maioria brancos, entre eles dois rosés; quatro a vinhos brancos e oito a vinhos tintos. Neste ano de 2022, o Concurso de Vinhos e Espumantes Bairrada reuniu 90 amostras, sendo que 46 dizem respeito a vinhos tranquilos e as restantes 44 a espumantes. Para avaliar estes néctares com o selo de garantia e qualidade DO Bairrada e IG Beira Atlântico, estiveram presentes nove sommeliers, numa parceria com a Associação Escanções de Portugal, e três enólogos da região. No comando do Concurso, esteve, mais uma vez, o conceituado crítico de vinhos e jornalista Luís Ramos Lopes, também morador na região e grande conhecedor dos vinhos e espumantes que ali se produzem.

Concurso de Vinhos e Espumantes Bairrada 2022

Lista de premiados:

O grande vencedor: Cá da Bairrada Espumante Bruto branco 2010

 

Os melhores (por categoria)

 

-Espumante

Cá da Bairrada Espumante Bruto branco 2010

-Espumante Baga Bairrada

Primavera Espumante Baga Bairrada Grande Reserva Extra Bruto branco 2017

-Vinho Branco

Messias Bairrada Clássico branco 2017

-Vinho Tinto

São Domingos Grande Reserva tinto 2017

-Vinho da Sub-Região Terras de Sicó

Baforeira Reserva tinto 2020

 

Medalhas de Ouro

 

-Espumantes (15)

Marquês de Marialva Espumante Cuvée Primitivo Bruto Natural branco 2014

Quinta da Laboeira Espumante Reserva Bruto Natural branco 2019 (Baga)

Aliança Espumante Grande Reserva Bruto branco 2017

Grande Aplauso Espumante Bruto Natural branco 2015

Casa do Canto Espumante Grande Reserva Bruto branco 2016

Casa de Sarmento Espumante Bruto branco 2020

Montanha Real Espumante Grande Reserva Bruto branco 2015

Cá da Bairrada Espumante Bruto branco 2010

UNUM Espumante Super Reserva Bruto Natural branco 2011

Luiz Costa Espumante Pinot Noir Chardonnay Bruto Natural branco 2016

Quinta do Poço do Lobo Espumante Baga Pinot Noir Bruto Natural rosé 2017

Borga Espumante Bruto branco 2007

Monte Formigão Espumante Reserva Bruto branco 2019

Quinta da Lagoa Velha Espumante Touriga Nacional Bruto rosé 2019

Quinta dos Abibes Espumante Arinto & Baga Reserva Extra Bruto branco 2020

 

-Vinhos Brancos (4)

António Marinha Legado Grande Reserva branco 2021

Encosta da Criveira Reserva Especial branco 2021

Prior Lucas Habemus.W branco 2020

Messias Bairrada Clássico branco 2017

 

-Vinhos Tintos (8)

António Marinha Grande Reserva tinto 2015

Quinta D´Aguieira tinto 2017

Casa de Sarmento Baga tinto 2018

São Domingos Grande Reserva tinto 2017

Rabarrabos tinto 2020

Diga? tinto 2008

Baforeira Reserva tinto 2020

Trabuca Bairrada Clássico Baga tinto 2017

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.