Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Vinhos & Viagens: Chandon apresenta reformulação da marca e novidades para os clientes em experiência imersiva

2021-09-24 às 16:34

A Chandon, marca dos espumantes mais famosos do mudo, recentemente reformulou sua identidade visual e vem agregando novas estratégias à marca. Por essa razão, realizou o primeiro encontro imersivo para trazer novidades e informar os próximos passos da marca aos clientes e fornecedores.

Fundada no Brasil em 1973, em Garibaldi (RS), a marca Chandon, empresa do grupo LVMH (maior conglomerado de luxo do mundo), vem crescendo continuamente no país e no mercado mundial de espumantes, graças à dedicação inigualável à produção de vinhos e espumantes. O encontro realizado na última quarta-feira (22) foi sua primeira experiência online imersiva de 2021 para clientes/fornecedores, e contou com a presença da jornalista global Glória Maria para comandar o evento, trazer detalhes da história da empresa no Brasil e para recepcionar os diretores da marca no país.

Glória Maria – Jornalista, Paola Mastrocolla, gerente de Markentig da Chandon no Brasil, Catherine Petit, diretora-geral da Moët Hennessy Brasil e Philippe Mével, enólogo-chefe da marca.

Catherine Petit, diretora-geral da Moët Hennessy Brasil, divisão de vinhos e destilados do grupo LVMH, e responsável pela produção de Chandon, falou sobre os segredos por trás de uma taça de espumante e enalteceu o trabalho de toda equipe: “nossos espumantes são frutos de um trabalho coletivo de sucesso, são 7 enólogos de 7 nacionalidades que juntos realizam um trabalho sensacional. A comunidade Chandon é a nossa força e inspiração que nos dá coragem para seguir nossa missão”, destacou.

Corajoso, colaborativo e inspirador

Entre os objetivos da Chandon está a iniciativa de comemorar a vida após este momento difícil de pandemia que o Brasil vem passando, no qual as pessoas tem mostrado coragem, colaboração e inspiração, valores que, segundo Catherine, estão em sintonia com os princípios da Chandon. Com relação à nova identidade da marca, a diretora-geral salientou que é uma garrafa mais contemporânea, que busca inspiração em novas culturas por meio de um espírito corajoso e colaborativo, que tem por base uma rede de experts de 7 nacionalidades diferentes que fazem parte do grupo. A estrela de 7 pontas, logotipo da marca, simboliza cada um dos vinhedos da Chandon e uma representa o espírito pioneiro e talvez o desejo de uma empresa futura.

Para Morgana Pont Bruyins, Diretora Global de Comunicação, um dos pilares da Chandon é a preservação do terroir, dentro do compromisso com a sustentabilidade: “temos várias iniciativas sustentáveis, como práticas ligadas à agricultura e ao ser humano, para termos uma uva de qualidade. Buscamos por um solo livre de fatores externos como herbicidas e outros componentes químicos agressivos ao meio ambiente e, desta forma, é possível restabelecer nutrientes naturais e restaurar a biodiversidade”, disse. Morgana ainda destacou que em Garibaldi (RS) a Chandon possui uma reserva natural com 190 árvores nativas para que o solo se regenere naturalmente. Em outras regiões do mundo também são realizadas práticas sustentáveis, como é o caso do deserto de Mendoza, na Argentina, em que implementaram a hidratação por gotas ou irrigação por gotejamento. A empresa também tem compromisso com a redução massiva de emissão de carbonos e utiliza embalagens e etiquetas de carbono neutro. Além disso, também são realizados programas educacionais para adultos e para os filhos das famílias de viticultores que trabalham com a empresa e, desta forma, o plano é solidificar as conexões da empresa com a equipe e, na sequência, com o público. Essa é uma maneira de garantir harmonia na cadeia produtiva que é fundamental para manter a qualidade excelente e perene na elaboração de espumantes da Chandon no Brasil e no mundo.

O acolhimento e a alegria com que os brasileiros recebem os estrangeiros é algo que chamou sempre a atenção de Philippe Mével, enólogo-chefe da marca, desde que chegou ao Brasil: “temos a mesma alegria em trabalhar aqui e conduzimos tudo com muita responsabilidade e organização, respeitamos todos os momentos de elaboração do produto, a colheita no momento certo, extração correta, o tempo correto de fermentação e o trabalho das leveduras para então engarrafar os vinhos e, assim, chegarem com a máxima qualidade até as mesas dos consumidores”, explicou.

Philipe Mével – Enólogo Chefe

Para Mével, as principais características do espumante Chandon é ser frutado, refrescante, delicado, leve e fácil de tomar, características que combinam com o clima tropical brasileiro, e com a forma de viver no Brasil. Para ele, por termos uma sintonia com todo o ciclo de produção e variedades, o espumante agrada tanto quem é do Sul quanto do Norte do país. Mével, quando questionado por Glória Maria sobre um motivo para se brindar, imediatamente respondeu que  brindaria ao sucesso da implementação da nova identidade, à trajetória da Chandon que esta chegando aos seus quase 50 anos de fundação no Brasil e também um brinde aos futuros próximos 50 anos.

Paola Mastrocolla, gerente de Markentig da Chandon no Brasil, explicou que o objetivo da formação da Comunidade Chandon é trazer informações para que todos os fornecedores/clientes acompanhem de perto as iniciativas da empresa, bem como seus desafios, dificuldades da safra, vinhedos, novos e futuros espumantes, premiações e novas iniciativas que estão por vir. Paola ainda anunciou que no final de outubro deste ano será inaugurada a Casa Chandon Brasil, onde, por meio de atividades promovidas pela empresa, “clientes poderão mergulhar fisicamente no universo Chandon e viver uma experiência incrível, será um espaço para conversar e se aprofundar na marca”, disse.

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.