Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Vinhos & Viagens: COIN – A boa gastronomia da esquina por Ivan Lopes

Com ambiente agradável e proposta gastronômica descontraída que oferece opções tanto para o almoço, café da tarde, happy hour ou jantar, o Coin é o novo restaurante do Alto da Glória em Curitiba
2021-07-13 às 18:10

No Alto da Glória em Curitiba, temos a Rua Mauá com árvores lindas, casas residenciais, comércios, o famoso Estádio Couto Pereira, que já foi cenário de inúmeras partidas de futebol e também de shows musicais inesquecíveis como o da banda Marron 5 e do inglês Roger Waters, e, além disso, a rua conta também com o mais novo estabelecimento gastronômico a se instalar na região: o Coin.

O novo empreendimento é uma parceria entre Ivan Lopes, Nani Matias e Marquinhos, da Muf’s, e a gastronomia fica sob o comando do Chef pernambucano Ivan Lopes que tem um super currículo no setor. Ivan trabalhou por quase uma década no Terra Madre, atualmente trabalha na gastronomia do Mukeka Cozinha Brasileira e agora assume seu sonho e novo projeto, o Coin.

Chef Ivan Lopes

A palavra vem do francês e significa canto ou esquina e que também se refere à localização do restaurante, mas, segundo Ivan, pode ser mencionado também no inglês que significa moeda — particularmente no significado francês considero mais elegante e apropriado. Nominações à parte, conversei com o Chef sobre a proposta do restaurante, “é uma gastronomia despretensiosa, são pratos para compartilhar, porções menores, oferecemos toda semana um menu diferenciado para o almoço, opções para o café da tarde e jantar”, destaca.

Adega do Coin

O restaurante conta com um espaço extremamente agradável, uma decoração moderna, a carta de vinhos é da Adega Muf´s, por sinal um belo espaço que pode ser visitado pelo cliente para escolher seu rótulo preferido. O menu executivo do almoço com entrada, prato principal e sobremesa sai por R$ 49,90 e, ainda voltarei para conhecê-lo! Como estive no restaurante na hora do jantar, provei outras opções do menu, como o Toast Salmão: salmão gravlax com beterraba e creme azedo, um primor! Ainda provamos o Toast Camarão que leva em sua composição camarão, abacate, ovo perfeito elaborado com o tipo de cocção que gosto e crocante de parma, sem dúvida, além das aparências dos dois preparos serem lindas, os sabores são maravilhosos.

Estive no Coin junto com o empresário curitibano expert em vinhos, Marlon Schluga, que possui grande experiência em vinhos franceses, o vinho escolhido para acompanhar o nosso prato principal foi o Tavel. Um vinho elegantemente frutado com um bouquet de frutas vermelhas e delicadas notas de erva-doce. No paladar é redondo, muito agradável, com aromas de morangos e amoras silvestres, boa persistência e volume, seu frescor torna-o muito atraente. Elaborado com as uvas Grenache, Cinsault, Mourvèdre, Syrah e Clairette. “É o único rosé Grand Cru do mundo, é uma denominação de origem que possui a mesma idade de Châteauneuf-du-Pape, é um vinho diferente dos rosés mais leves porque tem estrutura. No paladar é mais próximo de um tinto leve do que especificamente de um rosé, sua estrutura acaba harmonizando com uma variedade grande de pratos”, salienta Schluga.

Vinho Tavel

Optamos também pelo Polvo com batata, mini legumes, aioli de salsinha e couve. Com textura macia, o tempero impecável harmonizou perfeitamente com o Tavel. Marlon Schluga lembra que a frescura, os taninos e a estrutura desse vinho rosé devem ser aproveitados para harmonizar também com carne assada, churrasco e até mesmo com um prato com maior teor de gordura como um carneiro, “o Tavel sem dúvidas conseguirá proporcionar um bom contraste e dar suporte para pratos mais fortes”, destacou. Com certeza foi uma experiência memorável, pra mim o Tavel se mostrou um vinho redondo, flexível e ainda me surpreendeu com seu potencial de guarda, tudo ficou apropriado com os pratos do Chef Ivan Lopes e equipe. 

Polvo com batata, mini legumes, aioli de salsinha e couve

O Coin ainda tem suas opções da cafeteria com chocolate quente europeu e vários tipos de expresso. Tem um menu do café da tarde que oferece desde ovos benedict, brioches, omeletes, até varal de frios, entre outras opções, e ainda diversos coquetéis, licores, destilados, vinho em taça, cervejas e soft drinks. Portanto, o lugar perfeito para um almoço, café da tarde, happy hour ou jantar e com um ambiente adorável.

 

Serviço

Restaurante COIN

Endereço: Rua Mauá, 110 – Alto da Glória

Funcionamento: 

Segunda 11h30min às 23h

Terça: fechado

Quarta: 11h30min às 23h

Quinta: 11h30min às 23h

Sexta: 11h30min às 23h

Sábado: 11h30min às 23h

Domingo: 12h às 16h

Instagram: @coinporivanlopes

 

Acompanhe o vídeo no Instagram:

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.