Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Vinhos & Viagens: Conheça a vinícola paranaense que une enoturismo, vinhos e quebra de paradigmas

O Paraná tem diversas opções para o Enoturismo e hoje a coluna traz uma entrevista realizada na Franco Italiano, uma vinícola situada em Colombo (PR) que já conquistou prêmios internacionais e oferece visitas dentro dos protocolos de segurança
2021-05-01 às 12:10

Localizada no município de Colombo, no Paraná, em uma propriedade com natureza abundante e beleza encantadora, a vinícola Franco Italiano se destaca entre os produtores nacionais. Nascida da união de descendentes franceses e italianos, há 4 gerações produz vinhos e vem crescendo continuamente na vitivinicultura brasileira.

Patrícia Ecave e Fernando Rausis, proprietário da vinícola

Inicialmente, a vinícola produzia vinhos de mesa e, a partir do ano 2000, começou a transição para a elaboração de vinhos finos. Com investimentos em equipe altamente técnica e na avaliação de terroirs, a opção escolhida foi a multiplicidade: a vinícola explora terrois na Campanha Gaúcha, Serra do Sudeste, Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra, Serra Catarinense, Colombo e Porto Amazonas, onde é cultivada a uva shiraz utilizada na elaboração do Shiraz Sincronia. O Sincronia é um vinho de personalidade única com bom volume de corpo, porém com taninos macios e excelente equilíbrio, um vinho de terroir único e exclusivamente paranaense.

Fernando Rausis, um dos proprietários e responsável pela administração da vinícola, nos recebeu para uma conversa nas caves subterrâneas da vinícola. Formado em marketing e com experiência no mercado bancário, resolveu trocar de ambiente profissional para seguir sua paixão por vinhos e dar continuidade aos negócios da família. Participou de treinamentos e aperfeiçoamentos no Rio Grande do Sul, Chile, Argentina e, em 2007, foi convidado a participar de atividades na França onde morou por 1 ano. Esteve em Champagne, Chablis, Sancerre entre outros locais em que obteve conhecimentos e trouxe consigo uma importante bagagem de informações técnicas que foram aplicadas na vinícola da família.

Na foto, Fernando Rausis

A vinícola possui um jardim lindo onde os visitantes podem solicitar toalhas para se sentar enquanto saboreiam vinhos ao ar livre, também tem visitas guiadas e um restaurante que oferece uma gastronomia especializada (nesse momento de pandemia não está funcionando). A caminho das caves internas nas escadas da Franco Italiano, os visitantes se deparam com o quadro de Nossa Senhora da Uva, uma obra de arte pintada à mão, presente da paróquia local para a família, que reflete a importância da igreja no mundo do vinho. No catolicismo, além da transformação da água em vinho, realizada por Jesus a pedido de sua mãe Maria nas bodas de Canaã, o acontecimento mais marcante de Cristo com a bebida foi durante a Última Ceia. Nos dias de hoje, no momento da Eucaristia, o padre personifica o Cristo (o pão representa o corpo, e o vinho, o sangue) e repete as palavras proferidas durante a Santa Ceia (última ceia de Cristo com os apóstolos).

Em nossa visita tivemos a gratificante oportunidade de provar o Cuvée Extra Brut Franco Italiano e o Paradigma Rotto, com métodos de elaboração, castas, e experiências sensoriais explicados detalhadamente por Fernando.

 

Cuvée Extra Brut Franco Italiano

É elaborado pelo método champenoise (clássico) com envelhecimento de 36 meses sobre as leveduras em caves subterrâneas que proporcionam características únicas a este espumante: visual amarelo dourado e com desprendimento de borbulhas finas, numerosas e persistentes. Tem aromas cítricos, toque untuoso e paladar elegante, com notas de amêndoas, mel e frutas em calda, combinam com toques de pão tostado. Excelente corpo com acidez refrescante e paladar amanteigado. A sugestão de harmonização são carnes brancas (peixes e frango) com molhos leves e cremosos; tartar de mignon; carpaccio; camarões.

O design do rótulo conta com detalhes simbólicos como a imagem de uma videira antiga que simboliza o método clássico. Cuvée, este espumante que lembra champagne, é feito por meio de um método em que se utiliza apenas 50% do rendimento das uvas. Em 2019, no concurso nacional de vinhos espumantes promovido pela Associação Brasileira de Enologia, o Cuvée Extra Brut foi agraciado com o Sabre de Ouro, um dos prêmios mais importantes do champenoise brasileiro.

 

Paradigma Rotto Merlot 2014

A linha Paradigma Rotto é um linha criada a partir das exceções. São vinhos que provêm de vinhedos que superaram as melhores expectativas e entregaram uma matéria prima que se destinou a métodos fora do ordinário. Vinhos únicos que apresentam a expressão máxima de uma variedade, um terroir ou um método. São vinhos de edição limitada e que sempre serão substituídos por outra surpresa oferecida pela natureza. Inspirado nos vinhos do norte da Itália, o Paradigma Rotto Merlot tem a estrutura elegante que esta uva proporciona. Ela foi enriquecida por meio de desidratação de parte das uvas antes da vinificação. Possui um rico perfil de frutas vermelhas muito maduras e acidez excelente para equilibrar a potente estrutura. Maturado em barris de carvalho franceses de tosta alta por 22 meses (entre os benefícios da alta tosta estão o fato de tornar os taninos mais solúveis), este vinho adquire nuances de chocolate e café que proporcionam grande riqueza aromática e taninos maravilhosamente sedosos e envolventes. Tem grande potencial de guarda (mínimo de 15 anos), graduação alcoólica de 14,7%, é um vinho robusto, potente, de produção limitada de 1670 garrafas. Lembra os Amarones italianos. A recomendação é decantar entre 30 a 40 minutos antes da degustação. Fernando recomenda o vinho tanto para uma degustação sozinha ou então sugere harmonizar com queijos maturados de intensidade aromática, carnes assadas, ragú com polenta, carnes vermelhas e carnes de caça.

O Paradigma Rotto tem um significado especial: paradigma quebrado, um desafio cumprido com êxito pela vinícola Franco Italiano! Fernando nos conta que há anos ouviu que jamais o Paraná seria capaz de fazer um vinho de nível internacional. Ele compartilhou essa informação com a família que a considerou como um desafio para que um dia uma vinícola brasileira fora do eixo Rio Grande do Sul produzisse grandes vinhos. Portanto, a linha Paradigma veio com esse objetivo, que foi alcançado com sucesso. Fernando destaca ainda a importância do apoio do público consumidor aos produtores para continuarem investindo e desenvolvendo grandes produtos no Paraná. O design do rótulo traz uma mandala que simboliza a união dos microclimas e também o merlot que é bastante famoso na região de Bordeaux, além do contorno do mapa do Brasil que se refere às uvas dos territórios que são explorados no país.

Para assistir a entrevista pelo instagram acesse:

Para assistir pelo Youtube clique aqui.

Vinícola Franco Italiano
Endereço: R. Rodolfo Camargo, 26 – Roça Grande, Colombo – PR
Fone: (41) 3621-1211
Site: https://www.francoitaliano.com.br

Fotos: Joka Madruga

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.