Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Vinhos & Viagens: ‘Conheça em Curitiba uma das melhores adegas do Brasil’, por Patrícia Ecave

2021-11-05 às 20:57

A premiada adega do Restaurante Durski em Curitiba, tem mais de 2.300 rótulos e mais de 100 safras de 22 países, com a safra mais antiga datando de 1780. Foi considerada a melhor carta de vinhos do país e premiada por órgãos internacionais.

Localizado no bairro curitibano São Francisco, o Restaurante Durski reúne requinte, elegância, alta gastronomia e uma das adegas mais premiadas do Brasil. O projeto arquitetônico foi desenhado por Kethlen Ribas Durski e conta com mais de 15.000 garrafas. A adega também é compartilhada com o Madero Prime Steakhouse que fica ao lado do restaurante Durski, possui uma estrutura impecável e ar-condicionado para manter a temperatura adequada, a adega está dividida em três seções: uma para armazenar vinhos de alto volume, outra para armazenar grandes estoques de marcas e um espaço blindado para armazenar vinhos de longa duração. Fui recebida pelo sommelier Arlei Kulik que comanda essa estrutura encantadora de vinhos e apresentou todas as instalações e detalhes da carta que chega a 146 páginas. 

Outro detalhe importante e seguido a risca pelo Restaurante Durski além do ar condicionado é a iluminação das adegas, a adega próxima ao restaurante tem pouca luz incidindo sobre os rótulos,mesmo assim o espaço mantém a elegância e a beleza, as demais sessões são equipada com luzes automática, sensores, para acender somente quando tem movimento de pessoas, “prezamos pelos detalhes e todos os cuidados necessários para manter a qualidade de nossos vinhos e oferecer aos clientes o que há de melhor em nossa adega”, destaca Arlei, que mostrou todos os rótulos inclusive da adega blindada. 

Na foto, o sommelier Arlei Kulik e Patrícia Ecave com o rótulo Romanée-Conti Safra 2009

 Alguns dos destaques da adega incluem o famoso Romanée-Conti 2009 que custa aproximadamente R$ 300.000,00, o Château Haut-Brion de 1934 e o famoso Château d’Yquem, o melhor vinho branco doce do mundo, com 79 safras expostas na adega. Em 2012 foi eleita a melhor carta de vinhos do país pelo Guia Brasil 4 Rodas, a carta de vinhos também conquistou o Prêmio Nacional de Melhor 2013/2014 da Revista Prazeres da Mesa e o Prêmio de Melhor Excelência em 2010, 2011 e 2017 pela revista profissional internacional Wine Espectador. Desde o lançamento do Prêmio Bom Gourmet da Gazeta do Povo em 2010, a Adega do Durski / Madero Prime Steakhouse é considerada a melhor vinícola de Curitiba por especialistas da região. A partir da terceira edição da competição, quando foi eleita pela terceira vez consecutiva, a adega recebeu o título de Hors-Concours. Confira no link abaixo um vídeo da visita na adega:

Fotos: Joka Madruga

Serviço

Restaurante Durski

Av. Jaime Reis, 254 – São Francisco, Curitiba – PR

Site: https://durski.com.br/

Horário de atendimento:
Jantar – Quarta a Sexta
19h30 às 22h00

Sábados
12h às 15h  – 19h30 às 22h

Domingos
12h às 15h

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.