Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Vinhos & Viagens: ‘‘Gala Vinhos do Tejo 2022’ – Conheça os melhores vinhos e todas as categorias premiadas da região’, por Patrícia Ecave

2022-06-27 às 15:00

A ‘Gala Vinhos do Tejo 2022’ aconteceu no último sábado (25), com uma cerimônia no Hotel dos Templários, em Tomar – Portugal. A iniciativa foi organizada pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) e pela Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo (CENST), que decorre anualmente e reconhece os melhores vinhos, gastronomia e entidades turísticas do território. O evento teve como objetivo celebrar os ‘Prêmios Vinhos do Tejo’, o ‘Concurso Vinhos do Tejo’ e as iniciativas ‘Tejo Gourmet’ e ‘Tejo Anima’.

‘Concurso Vinhos do Tejo 2022’ entregou 2 ‘Medalha Excelência’, 9 ‘Grande Medalha de Ouro’, 26 medalhas de ‘Ouro’ e 14 de ‘Prata’

Este ano, a 12.ª edição do ‘Concurso Vinhos do Tejo’, contou com um total de 166 amostras para prova e um painel de jurados com grandes profissionais. Congratulados com distinção, com o ‘Medalha Excelência’, foram os vinhos ‘Quinta do Casal Monteiro Grande Reserva Fernão Pires branco 2019’ (Quinta do Casal Monteiro) e o ‘Zé da Leonor Reserva tinto 2020’ (Casa Agrícola Rebelo Lopes). Já na edição de 2021, o produtor Quinta do Casal Monteiro tinha sido distinguido com o ‘Medalha Excelência’ com o seu vinho ‘Quinta do Casal Monteiro Grande Reserva tinto 2018’.

Premiados com a ‘Grande Medalha de Ouro’ foram 9 vinhos, sendo eles: ‘Quinta da Lapa Touriga Nacional Reserva Tinto 2018’ (Agrovia); ‘Quinta São João Batista Grande Reserva Tinto 2018’ (Enoport Wines); ‘Cabeça de Toiro Grande Reserva Branco 2019’ (Enoport Wines); ‘75 1st Collection Reserva Tinto 2018’ (Three Quarters Wines); ‘Abafado 5 Years Fernão Pires Branco 2016’ (Quinta Da Alorna); ‘Cabeça de Toiro Grande Reserva Tinto 2017’ (Enoport Wines); ‘Quinta da Lapa Reserva Branco 2019’ (Agrovia); ‘Paciência Moscatel Graúdo Reserva Branco 2018’ (Casa Agrícola Paciência); ‘Quinta da Alorna Reserva Alvarinho & Viognier Branco 2020’ (Quinta Da Alorna).

Conseguiram o galardão de ‘Ouro’ 26 vinhos, entre os quais 10 brancos e 16 tintos. Já os diplomas de ‘Prata’ foram entregues a 4 brancos, 1 rosé e 9 vinhos tintos. Como já é habitual, foram também eleitos os melhores brancos e rosés da colheita de 2021. Entre os melhores rosés, foi destacado em 1º lugar o ‘Herdade dos Templários 2021’, como 2º classificado o ‘Terra de Lobos 2021’ e por último o ‘Quinta do Casal Monteiro 2021’. No que diz respeito aos melhores brancos, pela mesma ordem de classificação, foram premiados os vinhos ‘Pingo Doce Sauvignon Blanc E Verdelho 2021’, o ‘Lagoalva Sauvignon Blanc’, também premiado nesta categoria na edição anterior, e o ‘@batista’s By Pitada Verde Colheita Seleccionada 2021’.

‘Prêmios Vinhos do Tejo’ entregues em cinco categorias: Enoport Wines em destaque com prêmio ‘Empresa Excelência’ e duas nomeações para ‘Enólogo do Ano’, nos ‘Prêmios Vinhos do Tejo’ são destacados os agentes econômicos inscritos na CVR Tejo nas categorias de Sustentabilidade, Empresa Dinamismo, Empresa Excelência, Enólogo do Ano e Prémio Carreira. Começando pela distinção mais recente neste concurso, o ‘Prêmio Sustentabilidade’ foi entregue à Companhia das Lezírias. No que diz respeito aos produtores da região, destaca-se a ‘Encosta do Sobral’ com o título de ‘Empresa Dinamismo’, e a ‘Enoport Wines’, eleita ‘Empresa Excelência’. Premiados com a distinção ‘Enólogo do Ano’ foram duas personalidades, Nuno Faria e João Vicêncio, também da Enoport Wines. O Prêmio Carreira foi entregue a Pedro Castro Rego, Grão-Mestre da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo e Presidente da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal.

Prêmio Sustentabilidade – Companhia das Lezírias

A empresa vencedora do prêmio Sustentabilidade tem conseguido conciliar tradição, qualidade, inovação e criação de valor com uma gestão sustentável, tanto ambientalmente, como socialmente e econômico-financeira. Desde 2013 tem vindo a assumir um compromisso de sustentabilidade na produção dos seus vinhos, concretizando os princípios básicos de uma economia verde, fazendo cada vez melhor, com um menor impacto ambiental, menos consumo de energia e materiais, menos consumo de água, menos emissões para o ambiente, menos produção de resíduos e mais respeito pelo Planeta.

Empresa Dinamismo – Encosta do Sobral (Grupo Santos & Seixo)

Empresa familiar que surge com a história de duas famílias amigas de longa data, que partilham a mesma paixão pelo vinho, tendo em comum o objetivo de trazer um novo olhar sobre os vinhos de Portugal. Produtor também em outras regiões é, aqui no Tejo, que as características únicas e diferenciadoras do terroir onde se encontra, tais como a inclinação das vinhas, solos pedregosos e xistosos e uma exposição solar intensa, se traduzem em vinhos complexos e elegantes. Uma enologia cuidada e a preços competitivos foram o principal mote para os níveis de crescimento atingidos. Crescimento esse acompanhado da notoriedade não só dos seus vinhos, mas de toda a região dos Vinhos do Tejo.

Empresa Excelência – Enoport Wines

Um projeto que resultou da união de algumas das mais antigas e prestigiadas empresas de vinho portuguesas. Todas elas com cariz familiar e cada uma detendo uma especialidade vincada e definida que lhes valeu o reconhecimento nacional e internacional. É hoje um dos maiores produtores de vinhos de Portugal e a prova de que, quantidade e qualidade, podem coincidir e resultar em vinhos de excelência e que facilmente encontramos nas prateleiras das maiores cadeias de supermercados de norte a sul do país.

Enólogos do Ano – Nuno Faria e João Vicêncio (Enoport)

Da vinha a taça, da viticultura à vinificação, a dupla de enólogos que foram distinguidos são responsáveis por vários milhões de litros engarrafados. A trabalhar em conjunto há quase duas décadas, o reflexo do seu trabalho está bem visível nos vinhos medalhados em inúmeros concursos nacionais e internacionais, com excelentes pontuações e reviews. Segundo comentou Nuno Faria “ tal como os filhos, também o enólogo não tem um vinho preferido”, já João Vicêncio diz: “é no campo que comprova que todos os grandes vinhos nascem na vinha”.

Prêmio Carreira – Pedro Castro Rego

Defensor da história, tradições e cultura das pessoas e suas regiões vitivinícolas. Ocupou vários cargos públicos na Direção de instituições do setor dentro e fora da Região do Tejo. Responsável pela união da região do Tejo, criação da sua CVR, Rota e Confraria, o seu percurso é indissociável da história dos Vinhos do Tejo.

‘Tejo Gourmet’ – o mais concorrido de sempre, 63 restaurantes no Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’ deste ano – e ‘Tejo Anima’

Atualmente, o concurso de iguarias e Vinhos do Tejo é bienal e esta edição contou com a maior participação de sempre, com restaurantes de Portugal continental e ambas as ilhas, num total de 63 inscrições, sendo 33 delas estreias e outras 30 já participantes de edições anteriores deste concurso. Esta iniciativa teve como objectivo promover os Vinhos do Tejo certificados e aumentar a sua oferta nas cartas vínicas. Os prémios Tejo Gourmet visam destacar os restaurantes de todo o país com as melhores harmonizações entre os seus pratos e os néctares desta região vitivinícola. Nesta 10ª edição do ‘Tejo Gourmet’ foram premiados restaurantes com a distinção ‘Grande Ouro’, ‘Ouro’ e ‘Prata’. Congratulados com o diploma ‘Grande Ouro’ foram os restaurantes: ‘Burro Velho’, em Batalha, vencedor na categoria de ‘Melhor Cozinha Tradicional e Melhor Prato’; ‘A Varanda do Parque’ em Santarém; ‘Capriola (Hotel Lusitano)’, na Golegã, premiado na categoria ‘Melhor Sobremesa’; ‘De’ Gustar’ em Torres Novas; ‘Dom Joaquim’ em Évora; ‘Dona Laura – Vinhos & Petiscos’, em Évora, na categoria de ‘Melhor Casa de Petiscos’; ‘InPar Restaurante by Aroeira Lisbon Hotel’, na Aroeira, distinguido nas categorias de ‘O Melhor Restaurante’ e ‘Melhor Cozinha Internacional’; ‘OH!VARGAS’, em Santarém, eleito o restaurante com ‘Melhor Carta de Vinhos’; ‘Taberna Portuguesa 1865’, em Rio Maior, eleito na categoria ‘Revelação’ e ‘Melhor Entrada’; ‘Razão (Socalco Nature Calheta)’, em Calheta – Madeira, congratulado com ‘Melhor Cozinha de Autor’ e o ‘Wish Restaurante & Sushi’ no Porto.

Na categoria de ‘Melhor Promoção’, os detentores da medalha de ‘Ouro’, foram os restaurantes: ‘Mar Aberto (Miramar Hotel & Spa)’ na Nazaré; Beef & Wines e Chalet Vicente, ambos do Funchal; no que toca ao ‘Prémio Revelação’, este foi arrecadado pela Taberna Zé Cristino em Urqueira – Ourém. Também na categoria ‘Melhor Promoção’, foi distinguido o ‘Atlântico View (Hotel Miramar Sul)’ na Nazaré. Na totalidade, foram premiados com a medalha de ‘Ouro’ 36 restaurantes e 12 com a medalha de ‘Prata’.

Dos vinhos e da gastronomia passamos para o território, que é premiado sob a alçada dos galardões do ‘Tejo Anima’, nas categorias de natureza; patrimônio e oferta cultural; e enoturismo. Esta iniciativa, promovida pela Rota dos Vinhos do Tejo e pela Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo (CENST), premiou o território e as suas valências de lazer. Há três categorias, três nomeados e um vencedor em cada uma: Na categoria ‘Natureza’ foram vencedoras as Salinas da Fonte da Bica mais conhecidas por Salinas do Sal, em Rio Maior. Este espaço, explorado desde a Idade Média, é um ex-libris da cidade onde se situa, único no gênero a nível nacional e um dos principais tesouros patrimoniais da região e o mais importante da Península Ibérica. Voltou este ano a ser distinguido com o “Prêmio Cinco Estrelas Regiões”. Quem o quiser visitar e aproveitar para ver o seu pleno funcionamento deve escolher a época mais seca (Maio a Outubro). Ainda nesta categoria, estavam nomeados o Miradouro das Portas do Sol, em Santarém, e a Aldeia de Dornes, em Ferreira do Zêzere.

No ‘Patrimônio e Oferta Cultural’, temos como vencedor o Castelo de Almourol em Vila Nova da Barquinha. Este é um dos monumentos mais emblemáticos da Reconquista Cristã e de Portugal. No séc. XX, este monumento foi convertido em residência oficial da República Portuguesa, acolhendo diversos eventos importantes da ditadura. Encontra-se erguido num afloramento de granito a 18 metros a nível das águas do rio Tejo. Como nomeados, estavam também, o Museu Diocesano, em Santarém, e o Aqueduto dos Pegões, em Tomar.

  1. Por último, na categoria ‘Enoturismo’, foi premiada a Quinta da Atela, em Alpiarça. Situada na margem sul do rio Tejo, conta com mais de 500 hectares onde a vinha ocupa mais de 100. A Quinta da Atela possui loja de vinhos e alojamento, espaços para eventos sociais, corporativos e de lazer, encontro de amigos e familiares, visitas de estudo ou turísticas. Foi alvo de uma grande remodelação sendo considerada uma das casas ex-libris da Região do Tejo. Os outros dois nomeados eram a Casa do Cadaval, em Muge, e a Companhia das Lezírias, em Samora Correia.

João Silvestre – Diretor Geral da Comissão Vitivinícola do Tejo e Patrícia Ecave

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.