Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Vinhos & Viagens: Instinct Vranec: o poderoso vinho macedônico chega ao Brasil

Instinct Vranec produzido na Macedônia do Norte chega ao Brasil trazendo grandes expectativas aos apreciadores de vinhos tintos e de castas diferenciadas
2021-04-08 às 13:58

A República da Macedônia do Norte atualmente é um país independente que fica ao norte da Grécia, é o local onde a Puklavec Wines escolheu para produzir seus vinhos tintos. A Puklavec é a maior empresa de vinhos da Eslovênia e produz aproximadamente 5 milhões de litros de vinho por ano, dividido entre várias linhas. A família iniciou suas atividades no ramo em 1932, mas, com dificuldades políticas e geográficas, nunca puderam produzir vinhos finos de grande qualidade. Somente em 1991, quando o país conseguiu a sua independência e abriu suas fronteiras para o mercado internacional, é que a empresa pode aprimorar sua produção criando novos vinhos e, em 2009 a Puklavec iniciou uma nova fase de modernização. Atualmente exportam para mais de 20 países, seus maiores mercados são Inglaterra e Alemanha.

A Eslovênia tem fama no mundo dos vinhos por produzir os melhores rótulos de uvas brancas da europa, são vinhos aromáticos, leves e com personalidade, conquistados em razão de um conjunto de fatores que inclui clima continental, paisagem montanhosa, frio, além de solos calcários. Em comparação ao clima e à geografia, suas características se aproximam das da Borgonha.

Macedônia do Norte

Com o ganho de espaço no mercado internacional pela Puklavec, as importadoras começaram a cobrar também por vinhos tintos, e como as condições climáticas e geográficas da região de Jeruzalem Ormož são apropriadas para produção de vinhos brancos, a empresa decidiu buscar um novo terroir e adquirir terras na Macedônia, na região de Tikves, onde há clima e solo favoráveis para produção de vinhos tintos encorpados. Segundo o especialista inglês Paul Tudgay, responsável pela marca no Paraná, “a Macedônia do Norte na sub-região de Negotino oferece clima mediterrâneo, solos arenosos, com verões quentes, secos e altitude adequada, são condições similares às da Toscana na Itália para produção de vinhos tintos, e o resultado da linha Instinct é surpreendente!”.

A Instinct é uma nova linha de vinhos lançados pela Puklavec Wines, advinda de vinhedos que vêm sendo cultivados e aperfeiçoados há 10 anos,  aguardando o momento e a hora certa para a produção de rótulos com as qualidades esperadas pelos produtores e 100% macedônicos. O Instinct Vranec é o primeiro vinho exportado da linha, é de alta qualidade, complementa a gama atual de vinhos brancos da vinícola e é lançado neste mês de abril no Brasil.

Cada vinho da Puklavec produzido na Macedônia é único e representa um animal poderoso a ele associado, todos criados com paixão, atenção aos detalhes, experiência e um instinto determinado (como o próprio nome diz: Instinct).

Vranec

É uma uva tinta, a mais importante casta da Macedônia, de alta qualidade, produzindo vinhos poderosos e com potencial de guarda; seu nome quer dizer “garanhão negro” em homenagem à força dessa variedade. O vinho que leva seu nome teve contato prolongado com as peles em seu processo de produção, fermentado em tanques de inox e maturado 12 meses em barricas de carvalho. Tem coloração rubi escura, caráter frutado variado com aromas de framboesa, ameixa preta e notas de especiarias. É um vinho tinto de sabor rico e cheio, com taninos suaves e elegantes. Acompanha bem borrego, vitela e porco.

Design dos rótulos

Semelhante a um cavalo, animal a ele associado, Vranec é cheio de orgulho local, arrogante, muito apaixonado e enérgico. “Vranec é um vinho rústico, porém, macio com taninos elegantes, apresenta complexidade e vai atender perfeitamente paladares que apreciam castas como Malbec e Cabernet Sauvignon”, destaca o especialista inglês de vinhos Paul Tudgay. Já o Instinct Cabernet Sauvignon é a melhor descrição de uma águia determinada e destemida que foi criada com incrível atenção aos detalhes.

Adquira o Instinct Vranec com exclusividade e 10% de desconto acessando o link abaixo e usando o cupom de desconto “ECAVE10”:

https://rootstockvinhos.com.br/produto/puklavec-instinct-vranec-2017/

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.